Acrotíri e Deceleia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Disambig grey.svg Nota: Acrotíri e Akrotíri redireciona para este artigo. Para outros significados, veja Acrotíri (desambiguação).
Sovereign Base Areas of Akrotiri and Dhekelia
Áreas das Bases Soberanas de Acrotíri e Deceleia
Flag of the United Kingdom.svg
Brasão Acrotíri e Deceleia
Bandeira Brasão
Hino nacional: Hino do Reino Unido
Gentílico: Não citado

Localização Acrotíri e Deceleia

Chipre
Capital Episcópi
25º 4' 14" S 130º 6' 16" W
Língua oficial Inglês
Outras línguas Grego e turco
Governo Base soberana
 - Chefe de Estado Isabel II do Reino Unido
 - Administrador James Illingworth
   
 
Territórios britânicos ultramarinos
1960
Área  
 - Total 254 km² 
População  
  7 000 cipriotas
7 500 britânicos (2 000 militares) hab. 
 - Densidade 98 hab./km² 
Fuso horário EET (UTC+2)
 - Verão (DST) EEST (UTC+3)
Cód. ISO 357
Cód. Internet não possui

Mapa Acrotíri e Deceleia

Acrotíri e Deceleia ou Decelia[1] (em inglês: Akrotiri and Dhekelia; em grego: Ακρωτήρι και Δεκέλεια; em turco: Ağrotur ve Dikelya), são um território britânico ultramarino na ilha de Chipre.[2] De acordo com os termos do tratado de independência de Chipre, assinado em 1960 entre o Reino Unido, Grécia, Turquia e os representantes das comunidades cipriotas gregas e turcas, as duas bases navais e os terrenos adjacentes mantiveram-se em posse britânica.[3]

O território é constituído por duas áreas. Uma delas é Acrotíri (em grego: Ακρωτήρι; em turco: Ağrotur), que inclui duas bases militares, o acantonamento de Episcópi, a cidade de Acrotirí, o Lago Salgado de Limassol e ainda partes de outros onze distritos. A outra área e nomeada como Deceleia ou Decelia (em grego: Δεκέλεια; em turco: Dikelya), que inclui uma base em Ágios e partes de doze distritos. No total, as bases têm uma população de cerca de 14 500 habitantes, dos quais 7000 são cipriotas e 7500 são pessoal militar britânico e respetivas famílias.[4]

Bases[editar | editar código-fonte]

Deceleia (Dhekelia)[editar | editar código-fonte]

A maior destas é a Área da Base Soberana de Deceleia (Dhekelia Sovereign Base Area), também designada Base Soberana Oriental, com 130,8 km² e localizada na costa sueste da ilha, perto da cidade de Famagusta. Esta área inclui três pequenos enclaves cipriotas e encontra-se em contacto com a zona tampão da ONU, que divide as partes turca e grega da ilha.

Acrotíri (Akrotiri)[editar | editar código-fonte]

A Área da Base Soberana de Acrotíri encontra-se na costa sudoeste de Chipre, na península de Acrotíri, perto da cidade de Limassol. Tem cerca de 123 km² e inclui um lago salgado (o Lago Salgado de Limassol) e terras húmidas adjacentes.

O território é ocupado por cerca de 2 000 militares e mais 5 500 cidadãos britânicos, familiares dos militares e do pessoal civil das bases. Os cidadãos cipriotas que trabalham nas bases não vivem ali.

O administrador das Bases Britânicas Soberanas, nomeado pela rainha é Jamie Gordon, que responde pelo Ministério da Defesa britânico.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Rocha, Carlos (28 de setembro de 2010). «As grafias Acrotíri e Decelia ou Deceleia». ciberduvidas.pt. Ciberdúvidas da Língua Portuguesa - ISCTE-IUL. Consultado em 4 de agosto de 2014. 
  2. «British Nationality Act 1981 - SCHEDULE 6 British Overseas Territories». www.legislation.gov.uk (em inglês). Expert Participation. UK Government. Setembro de 2016. Consultado em 5 de novembro de 2018. 
  3. «Cyprus profile - Timeline». BBC. Consultado em 4 de agosto de 2014. 
  4. Rogers, james; Simón, Luis (2009). The Status and Location of the Military Installations of the Member States of the European Union (PDF). [S.l.]: Parlamento Europeu 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Acrotíri e Deceleia