Portal:Chipre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Bem vindo ao
Portal de Chipre
Aphrodites Rock.jpgNicosia Buyuk Han 01.jpgPentadaktylos-1.JPGCipro-Nicosia08.jpg
Cartella arancione.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Localização do Chipre.

O Chipre é uma ilha situada no mar Egeu oriental ao sul da Turquia, cujo território é o mais próximo, seguindo-se a Síria e o Líbano, a leste.

Chipre é a terceira maior ilha do Mediterrâneo e um dos destinos turísticos mais populares na região do Mediterrâneo, atraindo mais de 2,4 milhões de turistas por ano. A antiga colônia britânica, que ganhou a independência do Reino Unido em 1960 e tornou-se um Commonwealth em 1961. Desde a invasão turca de Chipre, em 1974, Chipre foi dividido por uma ocupação militar turca de aproximadamente um terço do norte da ilha. Desde 1983, o território ocupado declarou-se como a República Turca de Chipre do Norte, que só é reconhecida pela República da Turquia. O governo da República de Chipre continua a ser o único governo internacionalmente reconhecido da ilha. A República de Chipre é um país plenamente desenvolvido e tem sido um membro da União Europeia desde 1 de maio de 2004.

Segundo leis internacionais, a ilha de Chipre no seu todo é um país independente. Mas, apesar disso, encontra-se dividida entre um Estado que ocupa os dois terços ao sul da ilha — o Chipre grego — e a república turca, que ocupa o terço norte da ilha e que é reconhecida somente pela própria Turquia. Ambos os estados possuem a cidade de Nicósia como a sua capital. Na ilha também se encuentram os enclaves soberanos do Reino Unido de Akrotiri e Dekélia.




Artigos selecionados

Nicosia Collage.png

Nicósia (em grego: Λευκωσία; transl.: Lefkossía, pronunciado: [lefkoˈsi.a]; em turco: Lefkoşa, pronunciado: [lefˈkoʃa]), é a capital e maior cidade de Chipre. À margem do rio Pedieos e quase no centro da ilha, Nicósia é a sede do governo bem como o principal centro de negócios. É a capital do distrito homónimo.

Depois de uma sequência de violência da década de 1960, foi dividida entre a capital da ilha cipriota grega e cipriota turca, comunidades do sul e norte, respectivamente. Uma tentativa de golpe para unir a ilha com a Grécia em 1974 levou a uma invasão turca, deixando a capital dividida desde então, com os cipriotas turcos alegando a norte como a capital do seu próprio estado, República Turca de Chipre do Norte (RTNC) (reconhecido apenas por Turquia). Em 3 de Abril de 2008, como parte dos esforços para reunificar a ilha, uma simbólica parede divisória entre as duas comunidades na Rua Ledra foi aberta.

Nicósia é a capital administrativa, sendo atualmente a única capital européia que está dividida em duas partes: ao norte, a parte turca e ao sul, a parte grega, separadas pela linha verde – uma zona desmilitarizada ocupada pelas Nações Unidas. Nicósia é um centro econômico e produz têxteis, couro, cerâmica, materiais plásticos, entre outros. As minas de cobre situam-se perto da cidade.



Biografia selecionada

Makarios III and Robert F. Wagner NYWTS cropped.jpg

Makarios III (em grego: Μακάριος Γ΄, 13 de agosto de 19133 de agosto de 1977), nascido Michail Christodoulou Mouskos (em grego: Μιχαήλ Χριστοδούλου Μούσκος) foi um arcebispo e político do Chipre. Foi o primaz da Igreja Ortodoxa de Chipre e ocupou o cargo de Presidente do Chipre duas vezes, de 1960 a julho de 1974 e de dezembro de 1974 a 1977. Em seus três períodos como presidente de Chipre (1959-1977), sobreviveu a quatro tentativas de assassinato e um golpe de Estado em 1974.

Imagem selecionada

Cyprus-lazarus-church2 hg.jpg
Igreja de São Lázaro em Larnaca.

Sabia que?

... Chipre está dividido em duas entidades, a República de Chipre e Chipre do Norte desde 1974?

... a mais alta montanha do Chipre, com 1952 m de altitude no topo, é o Monte Olimpo?

... em 3 de abril de 2008, apesar da oposição do exército turco, a Rua Ledra, no centro de Nicósia, dividida por um muro desde 1964, foi reaberta e se tornou o primeiro ponto de passagem ao centro da cidade?


WikiProjetos


Categorias

Mapa

Greek Cyprus regions map.png


Mapa da mostrando o território controlado de facto pela República de Chipre.

Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Chipre no Wikinotícias     Chipre no Wikiquote     Chipre no Wikilivros     Chipre no Wikisource     Chipre no Wikcionário     Chipre na Wikiversidade     Chipre no Wikivoyage     Chipre no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/ChipreWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/ChipreWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/ChipreWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/ChipreWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/ChipreWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/ChipreWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/ChipreWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:ChipreCommons-logo.svg

Recarregar