Portal:Malta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal Malta
Coat of arms of Malta.svg

Bem vindo (a)!
Skyline of Valletta.jpgSenglea-gardjola-274.jpgBlue Grotto.JPGMalta-Hamrun-parish-church.jpgMalta-Kalkara-Bighi-hospital.jpg



Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Malta
Coat of Arms of Malta
Localização de Malta

A República de Malta é um pequeno país europeu, composto por um arquipélago de cinco ilhas muito próximas, situadas a 93 km ao sul da ilha da Sicília, a sudoeste da Itália, e a 290 km ao norte da Líbia, na África. O arquipélago maltês está encravado no centro do Mediterrâneo. As terras mais próximas são todas sicilianas / italianas: a grande ilha da Sicília a norte, as ilhas Pelágias a oeste e a ilha de Pantelleria a noroeste. Sua capital - situada na ilha de Malta - é La Valetta. As cinco ilhas do arquipélago maltês são: Malta, Gozo, Comino e duas ilhotas desabitadas Cominotto e Filfla, as quais, no total, têm superfície de 316 km² e abrigam uma população estimada em 400 214 habitantes (agosto 2006).



Artigos selecionados

Siege of malta 1.jpg

Cerco de Malta (também conhecido como o Grande Cerco de Malta) aconteceu em 1565, quando o Império Otomano quis conquistar a ilha estratégica, sede da Ordem de Malta. Situada ao sul da Sicília e quase equidistante das costas líbias e tunisianas, controlava as rotas comerciais entre o Mediterrâneo ocidental e oriental, assim como as que uniam a Península Ibérica e o Norte da África. Dotada de excelentes portos naturais, a queda da ilha em mãos turcas teria tido consequências para a Europa cristã, tendo em conta a fraca resistência que algumas potências europeias - envolvidas entre si em conflitos de dimensão continental - apresentavam então ao avanço do Islã conquistador, tanto dos turcos, como de tribos berberiscas.

O cerco é considerado um dos mais importantes na história militar e, no ponto de vista dos defensores, o mais bem sucedido. No entanto, ele não deve ser encarado como um acontecimento isolado, mas como o ponto culminante de uma escalada de hostilidades entre os impérios espanhol e otomano pelo controle do Mediterrâneo, escalada que incluiu um ataque prévio sobre Malta, em 1551, por parte do corsário turco Turgut Reis, e que, em 1560, havia suposto uma importante derrota da Armada Espanhola pelos turcos na batalha de Djerba.

É notável que para os ocidentais o Cerco de Malta seja um dos fatos mais importantes da Idade Moderna, enquanto que para os turcos tenha pouca importância. Esta diferença pode dever-se a duas razões, não necessariamente contraditórias entre si: em primeiro lugar, o desenlace do cerco não afetou em profundidade o Império Otomano, e em segundo lugar, os turcos saíram derrotados. Algo semelhante ocorreu na batalha de Lepanto, em 1571.


Imagem selecionada

Malta-Valletta-GrandMastersPalace1.jpg

Palácio do Grão-Mestre em Valletta é construído em torno de dois pátios, um dos quais é dominado por uma estátua de Netuno.

Sabia que?

... no caminho para o Egito, Napoleão Bonaparte invadiu a ilha em 1798 e expropriou-a da Ordem de São João de Jerusalém?

... Malta é o menor país da União Europeia, porém o mais densamente povoado com 1.247 pessoas por km2?


Categorias

Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

WikiProjetos

Associados Wikimedia

Malta no Wikinotícias     Malta no Wikiquote     Malta no Wikilivros     Malta no Wikisource     Malta no Wikcionário     Malta na Wikiversidade     Malta no Wikivoyage     Malta no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MaltaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MaltaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MaltaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MaltaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MaltaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MaltaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MaltaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MaltaCommons-logo.svg

Recarregar