Portal:Malta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal Malta
Coat of arms of Malta.svg

Bem vindo (a)!
Skyline of Valletta.jpgSenglea-gardjola-274.jpgBlue Grotto.JPGMalta-Hamrun-parish-church.jpgMalta-Kalkara-Bighi-hospital.jpg



Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Malta
Coat of Arms of Malta
Localização de Malta

A República de Malta é um pequeno país europeu, composto por um arquipélago de cinco ilhas muito próximas, situadas a 93 km ao sul da ilha da Sicília, a sudoeste da Itália, e a 290 km ao norte da Líbia, na África. O arquipélago maltês está encravado no centro do Mediterrâneo. As terras mais próximas são todas sicilianas / italianas: a grande ilha da Sicília a norte, as ilhas Pelágias a oeste e a ilha de Pantelleria a noroeste. Sua capital - situada na ilha de Malta - é La Valetta. As cinco ilhas do arquipélago maltês são: Malta, Gozo, Comino e duas ilhotas desabitadas Cominotto e Filfla, as quais, no total, têm superfície de 316 km² e abrigam uma população estimada em 400 214 habitantes (agosto 2006).



Artigos selecionados

Coat of arms of the Sovereign Military Order of Malta (variant).svg

Ordem de Malta ou Cavaleiros Hospitalários (oficialmente Ordem Soberana e Militar Hospitalária de São João de Jerusalém, de Rodes e de Malta) é uma organização internacional católica que começou como uma ordem beneditina fundada no século XI na Palestina, durante as Cruzadas, mas que rapidamente se tornaria numa ordem militar cristã, numa congregação de regra própria, encarregada de assistir e proteger os peregrinos àquela terra e de exercer a caridade. Tinha como padroeiro São João Esmoler (550-619), patriarca de Alexandria.

Face às derrotas e consequente perda pelos cruzados dos territórios na Palestina, a ordem passou a operar a partir da ilha de Rodes, onde era soberana, e mais tarde desde Malta, como Estado vassalo do Reino da Sicília.

Atualmente, a Ordem de Malta é uma organização humanitária soberana internacional, reconhecida como entidade de direito internacional. A ordem dirige hospitais e centros de reabilitação. Possui 12.500 membros, 80.000 voluntários permanentes e 20.000 profissionais da saúde associados, incluindo médicos, enfermeiros, auxiliares e paramédicos. Seu objetivo é auxiliar os idosos, os deficientes, os refugiados, as crianças, os sem-teto e aqueles com doença terminal e hanseníase (esta a par com a Ordem de São Lázaro), atuando em cinco continentes do mundo, sem distinção de raça ou religião.


Imagem selecionada

Malta 25 Gozo.jpg
Créditos: Jiří Boreš

Gozo é uma ilha do arquipélago maltês no Mar Mediterrâneo, a segunda em tamanho para a ilha de Malta. Em Malta, a ilha é chamada de Għawdex.


Sabia que?

... no caminho para o Egito, Napoleão Bonaparte invadiu a ilha em 1798 e expropriou-a da Ordem de São João de Jerusalém?

... Malta é o menor país da União Europeia, porém o mais densamente povoado com 1.247 pessoas por km2?


Categorias

Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

WikiProjetos

Associados Wikimedia

Malta no Wikinotícias     Malta no Wikiquote     Malta no Wikilivros     Malta no Wikisource     Malta no Wikcionário     Malta na Wikiversidade     Malta no Wikivoyage     Malta no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MaltaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MaltaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MaltaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MaltaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MaltaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MaltaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MaltaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MaltaCommons-logo.svg

Recarregar