Portal:Comores

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Coat of arms of Comoros.svg Bem-vindo ao
Portal das Comores
Moroni, Comoros.jpgHypericum lanceolatum.JPGSatellite image of Comoros in April 2002.jpgStamp Grand Comoro 1897 5c.jpg
Cartella verde.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Bandeira das Comores
Localização das Comores.

A União das Comores (ou mais simplesmente Comores) é uma república federal insular, que compreende três das quatro ilhas principais do arquipélago de Comores, no Oceano Índico, localizado no extremo norte do canal de Moçambique na costa oriental da África. Seus vizinhos mais próximos são a Tanzânia a noroeste, Moçambique a oeste, as Seychelles a nordeste e a possessão francesa de Mayotte a sudeste. Sua capital é Moroni, na Grande Comore.

Com 1862 km² (excluindo a ilha contestada de Mayotte), Comores é o terceiro menor país africano em área territorial. A população é estimada em 798 000 habitantes. Embora especule-se que o nome "Comores" se origine de povos árabes que teriam primeiro chegado às ilhas, o nome na verdade é oriundo da polinésia antiga, dos povos da Melanésia que se estabeleceram nas ilhas. O nome "Comores" foi tomado da antiga palavra polinésia "Chammoras", significando um de seus outros assentamentos. Estes habitantes tinham sua própria língua, que foi parcialmente influenciada pelos árabes que chegaram posteriormente. A União de Comores tem três línguas oficiais: comoriano, árabe e francês.


Cartella verde.jpg
Nuvola filesystems services.png
ver    

Referendo sobre a independência das Comores em 1974 foi um referendo de independência realizado nas Comores em 22 de dezembro de 1974. O resultado geral foi um consistente voto "sim", com 94,57% dos eleitores votando pela independência e quase todos os votos "não" emitidos em Mayotte, onde houve maioria para permanecer sob controle francês. Em contraste, em Mohéli, apenas cinco dos 6.059 votos foram contra a independência. A participação dos eleitores foi de 93,3%.

Após o referendo, o país declarou a independência em 6 de julho de 1975 e Mayotte permaneceu sob controle francês.

Cartella verde.jpg
Nuvola apps kate.png
ver    
Cartella verde.jpg
Nuvola apps bad kcontrol.png
ver    

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Cartella verde.jpg
Nuvola apps kdmconfig.png
ver    
Predefinições
Infobox


Ligações
Portal
A Wikipédia tem o
Portal das Comores
Cartella verde.jpg
Nuvola apps bookcase.png
ver    
Cartella verde.jpg
Portal.svg
ver