Portal:Croácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Croatia.svg Bem-vindo ao
Portal da Croácia
Lagos de PlitviceIsla de MijetDubrovnikColiseo de PulaMonumento al rey Tomislav
Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Croatia.svg
Coat of arms of Croatia.svg
LocationCroatia.svg

Croácia (em croata: Hrvatska, pronunciado AFI[xř̩ʋaːtskaː]), oficialmente República da Croácia (em croata: Loudspeaker.svg? Republika Hrvatska), é um país europeu que limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e mais recentemente, da União Europeia. A candidatura da Croácia à União Europeia (UE) ocorreu em 1 de fevereiro de 2003 e a adesão a 1 de julho de 2013, sendo o segundo país formado a partir do território da ex-Iugoslávia a ingressar na UE, depois da Eslovénia em 2004.



Artigos selecionados

Peristyle of Diocletian's Palace, Split (11908116224).jpg

O Palácio de Diocleciano (em croata: Dioklecijanova palača) foi a residência imperial fortificada construída pelo imperador Diocleciano (r. 284–305) na costa da Dalmácia com o fim de para ali se retirar após a sua abdicação voluntária em 305. É um dos edifícios mais bem conservados da Antiguidade tardia e os seus vestígios estão preservados no coração histórico de Split, na Croácia. Contrariamente a uma lenda popular, a cidade - Espalato (em latim: Spalatum) - deve o seu nome ao da vizinha cidade grega de Aspalato - "arbusto branco" - e não ao termo latino para palácio - palatium.

O imperador Diocleciano viveu neste palácio o essencial dos últimos anos da sua vida e, quando faleceu, o seu corpo foi depositado num sarcófago colocado dentro do mausoléu que ali tinha mandado construir.

O Palácio de Diocleciano é um testemunho excepcional da encenação arquitectónica da ideologia tetrárquica que não sobreviveu ao seu fundador. Reunindo uma residência de prestígio, um templo dinástico e um mausoléu, é o protótipo dum modelo palaciano tetrárquico que conheceu dois outros seguidores menos grandiosos: em Romuliana, para Galério (r. 305–311), e em Šarkamen, sem dúvida para Maximino Daia.


Biografia selecionada

Stepinac.jpg

Aloysius Viktor Stepinac (em croata: Alojzije Viktor Stepinac, 8 de maio de 1898 - 10 de fevereiro de 1960) foi cardeal da Igreja Católica, bem como Arcebispo de Zagreb de 1937 até sua morte em 1960, incluindo durante o governo fascista do Ustaše sobre o Estado Independente da Croácia de 1941 a 1945 durante a Segunda Guerra Mundial. Foi julgado pelo governo comunista iugoslavo após a guerra e condenado por traição e colaboração com o regime ustaše. A primeira parte da sentença de 16 anos que lhe foi imposta foi cumprida a princípio na prisão e, depois de cinco anos (1951), sob prisão domiciliar em sua cidade natal em Krašić. Em 1953 o Papa Pio XII o nomeou cardeal. Em 1998 foi declarado mártir e beatificado pelo Papa João Paulo II. Sua trajetória durante a Segunda Guerra Mundial, sua condenação e seu subsequente martírio e beatificação permanecem controversos.


Imagem selecionada

Osjecka promenada.jpg

Uma avenida em Osijek ao longo do rio Drava.

Sabia que?

Predefinições

Categorias

Mapa

CroationPopulationChanges1981 2001.png


Mapa ilustrando mudanças populacionais na Croácia em vinte anos (1981-2001).

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Croácia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


WikiProjetos

Portais relacionados

Associados Wikimedia

Croácia no Wikinotícias     Croácia no Wikiquote     Croácia no Wikilivros     Croácia no Wikisource     Croácia no Wikcionário     Croácia na Wikiversidade     Croácia no Wikivoyage     Croácia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Cro%C3%A1ciaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Cro%C3%A1ciaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Cro%C3%A1ciaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Cro%C3%A1ciaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Cro%C3%A1ciaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Cro%C3%A1ciaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Cro%C3%A1ciaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Cro%C3%A1ciaCommons-logo.svg

Recarregar