Portal:Croácia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal da Croácia
Lagos de PlitviceIsla de MijetDubrovnikColiseo de PulaMonumento al rey Tomislav
ver    

Croácia (em croata: Hrvatska, pronunciado AFI[xř̩ʋaːtskaː]), oficialmente República da Croácia (em croata: Republika Hrvatska), é um país europeu que limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.

O país é membro das Nações Unidas, da OTAN, da Organização para Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e mais recentemente, da União Europeia. A candidatura da Croácia à União Europeia (UE) ocorreu em 1 de fevereiro de 2003 e a adesão a 1 de julho de 2013, sendo o segundo país formado a partir do território da ex-Iugoslávia a ingressar na UE, depois da Eslovénia em 2004.



 ver · editar Artigos selecionados
Dubrovnik
Dubrovnik

Dubrovnik (em italiano: Ragusa), raramente grafada como Dubrovnique, é uma cidade costeira da Croácia localizada no extremo sul da Dalmácia, na ponta do istmo do mesmo nome. É um dos destinos turísticos mais concorridos do Mar Adriático, um porto marítimo e a cidade mais importante do condado de Dubrovnik-Neretva. Em 2001 a população do município era de 43 770 habitantes, dos quais 30 436 na cidade, a maior parte deles de origem croata (88,39%), havendo ainda 3.26% de origem sérvia e 3.17% de bósnios.

Pela sua beleza natural e urbanística, e pelo que representa para a história, Dubrovnik é conhecida como "a pérola do Adriático" e "Atenas eslava", devido aos seus antigos habitantes a distinguirem como única numa região onde imperava a barbárie e por nela terem proliferado grandes figuras das humanidades e das artes. Capital do condado de Dubrovnik-Neretva, Dubrovnik é uma cidade rodeada de muralhas e fortificações, no sopé do monte de São Sérgio, que cai a pique sobre as águas do Mediterrâneo. Desde 1979 que o recinto muralhado está classificado como Património Mundial pela UNESCO. As imponentes e bem conservadas muralhas, a arquitetura medieval, renascentista e barroca, a paisagem do Adriático, os cafés e restaurantes fazem de Dubrovnik um destino turístico único. A parte antiga é dividida ao meio pela Placa ou Stradun, o passeio público, com cafés e restaurantes, além de diversos monumentos e edifícios históricos.

Ler mais ...


 ver · editar Biografia selecionada

Tomislau I da Croácia, (em croata: Tomislav, em latim: Tamisclaus), foi um monarca do Reino da Croácia no início do século X. Ele reinou entre 910 e 928, primeiro como duque da Croácia Dálmata (dux Croatorum) entre 910 e 925 e, em seguida, como o primeiro rei da Croácia (rex Croatorum) entre 925 e 928.

Tomislau foi um dos mais proeminentes membros da Casa de Trpimirović. Ele uniu os croatas da Dalmácia bizantina e os eslavos da Panônia num único estado. É também creditado como o fundador de um reino que duraria por séculos. Acredita-se que ele tenha reinado sobre o território atual da Croácia e da Bósnia, do Adriático até o rio Drava e do Raša, na Ístria, até o Drina. Como os registros históricos são escassos, assume-se que ele era filho de Muncimir, duque da Croácia Dálmata, a quem ele sucedeu por volta de 910.

Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada

Hvar, uma cidade na ilha homônima de Hvar, na Dalmácia, Croácia.
 ver · editar Sabia que?
 ver · editar Predefinições
Séries
Esboços
Ligações
Outros
 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa


Mapa ilustrando mudanças populacionais na Croácia em vinte anos (1981-2001).

 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Croácia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar WikiProjetos