Portal:Porto Rico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

O Portal de Porto Rico

Flag of Puerto Rico.svg
LocationPuertoRico.png

Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico), oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico (espanhol: "Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por um arquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, as maiores das quais são Vieques, Culebra e Mona. A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluem Cuba, Hispaniola (Haiti e República Dominicana) e Jamaica.

Porto Rico era uma colônia espanhola desde a chegada de Cristóvão Colombo em 1493, até 1897, e foi uma província espanhola de 1897 até a Guerra Hispano-Americana de 1898. Quatro séculos de administração espanhola resultou em uma cultura hispano-americana, sendo a língua espanhola e o catolicismo seus elementos mais distinguíveis. Os espanhóis construíram vários fortes, igrejas e outros edifícios públicos e de uso comercial e residencial, bem como portos, faróis e estradas. Por mais de três séculos, Porto Rico foi conectado à Península Ibérica pelos navios das Frotas das Índias que ligavam Cádiz e San Juan uma vez por ano.


Artigos selecionados

Col. Julio Soto Villanueva and staff (1898).jpg

A Campanha de Porto Rico foi uma operação marítima e terrestre dos americanos na ilha de Porto Rico, durante a Guerra Hispano-Americana. A ofensiva começou em 12 de maio de 1898, quando a Marinha dos Estados Unidos atacaram a capital do arquipélago, San Juan. Embora o dano infligido sobre a cidade era mínima, os americanos foram capazes de estabelecer um bloqueio no porto da cidade. Em 22 de junho, os navios espanhóis o cruzador Isabel II e o destroyer Terror fizeram um contra-ataque, mas foram incapazes de romper o bloqueio e o Terror foi danificado.

A ofensiva terrestre começou em 25 de julho, quando 1.300 soldados de infantaria liderada por Nelson A. Miles desembarcaram da costa de Guánica. Os norte-americanos encontraram maior oposição à medida que avançavam para o interior da ilha principal. Eles se engajaram duas batalhas no Rio Guamani e em Coamo, ambas foram inconclusivos quanto os soldados aliados recuaram. Em 9 de agosto de 1898, tropas estadunidenses, que perseguiam unidades que se retiravam de Coamo, encontraram pesada resistência em Aibonito e recuaram depois que seis de seus soldados foram feridos. Voltaram três dias depois reforçados com unidades de artilharia e tentaram um ataque surpresa. No fogo cruzado subsequente, soldados confusos relataram ter visto reforços espanhóis nas proximidades e cinco oficiais norte-americanos foram gravemente feridos, o que levou a uma ordem de retirada. Todas as ações militares em Porto Rico foram suspensas em 13 de agosto, depois que a assinatura do Tratado de Paris foi tornada pública.


Você sabia…

  • ... que o Pai da História Negra foi Arturo Schomburg?
  • ... que John Ruiz foi o primeiro hispânico Campeão Mundial de boxe?
  • ... que o mito do Chupacabra tem suas origens em Porto Rico?


Categorias

Imagem selecionada

Biografia selecionada

Albizu.jpg

Pedro Albizu Campos (12 de setembro de 189121 de abril de 1965) foi um advogado e político porto-riquenho, e uma das principais figuras do movimento independentista de Porto Rico. Ele foi o líder e presidente do Partido Nacionalista de Porto Rico desde 1930 até sua morte. Ficou preso por muitos anos, em várias ocasiões, nos Estados Unidos e em Porto Rico, sob acusações que incluíam conspiração sediciosa. Morreu pouco depois de sua libertação da prisão federal.

(Ler mais...)


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

WikiProjetos

Portais relacionados

Associados Wikimedia

Porto Rico no Wikinotícias     Porto Rico no Wikiquote     Porto Rico no Wikilivros     Porto Rico no Wikisource     Porto Rico no Wikcionário     Porto Rico na Wikiversidade     Porto Rico no Wikivoyage     Porto Rico no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Porto_RicoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Porto_RicoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Porto_RicoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Porto_RicoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Porto_RicoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Porto_RicoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Porto_RicoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Porto_RicoCommons-logo.svg

Recarregar