Portal:Porto Rico

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar O Portal de Porto Rico
Flag of Puerto Rico.svg
LocationPuertoRico.png

Porto Rico (em espanhol: Puerto Rico), oficialmente Estado Livre Associado de Porto Rico (espanhol: "Estado Libre Asociado de Puerto Rico") é um território sem personalidade jurídica dos Estados Unidos, localizado na parte oriental do mar do Caribe a leste da República Dominicana e no oeste das Ilhas Virgens. Porto Rico é composto por um arquipélago, que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de ilhas menores, as maiores das quais são Vieques, Culebra e Mona. A ilha principal de Porto Rico é a menor em área terrestre e a menor em população entre as quatro Grandes Antilhas, que também incluem Cuba, Hispaniola (Haiti e República Dominicana) e Jamaica.

Porto Rico era uma colônia espanhola desde a chegada de Cristóvão Colombo em 1493, até 1897, e foi uma província espanhola de 1897 até a Guerra Hispano-Americana de 1898. Quatro séculos de administração espanhola resultou em uma cultura hispano-americana, sendo a língua espanhola e o catolicismo seus elementos mais distinguíveis. Os espanhóis construíram vários fortes, igrejas e outros edifícios públicos e de uso comercial e residencial, bem como portos, faróis e estradas. Por mais de três séculos, Porto Rico foi conectado à Península Ibérica pelos navios das Frotas das Índias que ligavam Cádiz e San Juan uma vez por ano.


 ver · editar Artigos selecionados
Col. Julio Soto Villanueva and staff (1898).jpg

A Campanha de Porto Rico foi uma operação marítima e terrestre dos americanos na ilha de Porto Rico, durante a Guerra Hispano-Americana. A ofensiva começou em 12 de maio de 1898, quando a Marinha dos Estados Unidos atacaram a capital do arquipélago, San Juan. Embora o dano infligido sobre a cidade era mínima, os americanos foram capazes de estabelecer um bloqueio no porto da cidade. Em 22 de junho, os navios espanhóis o cruzador Isabel II e o destroyer Terror fizeram um contra-ataque, mas foram incapazes de romper o bloqueio e o Terror foi danificado.

A ofensiva terrestre começou em 25 de julho, quando 1.300 soldados de infantaria liderada por Nelson A. Miles desembarcaram da costa de Guánica. Os norte-americanos encontraram maior oposição à medida que avançavam para o interior da ilha principal. Eles se engajaram duas batalhas no Rio Guamani e em Coamo, ambas foram inconclusivos quanto os soldados aliados recuaram. Em 9 de agosto de 1898, tropas estadunidenses, que perseguiam unidades que se retiravam de Coamo, encontraram pesada resistência em Aibonito e recuaram depois que seis de seus soldados foram feridos. Voltaram três dias depois reforçados com unidades de artilharia e tentaram um ataque surpresa. No fogo cruzado subsequente, soldados confusos relataram ter visto reforços espanhóis nas proximidades e cinco oficiais norte-americanos foram gravemente feridos, o que levou a uma ordem de retirada. Todas as ações militares em Porto Rico foram suspensas em 13 de agosto, depois que a assinatura do Tratado de Paris foi tornada pública.


 ver · editar Você sabia…
  • ... que o Pai da História Negra foi Arturo Schomburg?
  • ... que John Ruiz foi o primeiro hispânico Campeão Mundial de boxe?
  • ... que o mito do Chupacabra tem suas origens em Porto Rico?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
Baldorioty Obelisk.jpg
Obelisco no parque em San Juan, Porto Rico.
 ver · editar Biografia selecionada
Albizu.jpg

Pedro Albizu Campos (12 de setembro de 189121 de abril de 1965) foi um advogado e político porto-riquenho, e uma das principais figuras do movimento independentista de Porto Rico. Ele foi o líder e presidente do Partido Nacionalista de Porto Rico desde 1930 até sua morte. Ficou preso por muitos anos, em várias ocasiões, nos Estados Unidos e em Porto Rico, sob acusações que incluíam conspiração sediciosa. Morreu pouco depois de sua libertação da prisão federal.

(Ler mais...)


 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar WikiProjetos