Portal:Mónaco

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Monaco.svg
Bem vindo ao
Portal do Principado de Mónaco
Monaco-CIA WFB Map.png

Mónaco

Localização de Mónaco.

O Principado do Mónaco (português europeu) ou Principado de Mônaco (português brasileiro) (em francês: Principauté de Monaco, e em monegasco: Principatu de Múnegu) é uma cidade-estado soberana, e, portanto, um microestado, situado no sul da França. Fazendo costa com o mar Mediterrâneo, o principado, fundado em 1297 pela família Grimaldi, fica a menos de 20 quilómetros a leste da cidade de Nice. Possui aproximadamente uma área de 2 quilómetros quadrados, sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano, com 0,4 km² de área, e é o estado com a densidade populacional mais alta do mundo. Tem como forma de governo a monarquia constitucional, em que o monarca é Sua Alteza Sereníssima o príncipe-soberano Alberto II do Mónaco.

O Mónaco é um dos 6 microestados da Europa e um dos 25 do mundo. É governado há mais de sete séculos pela Casa de Grimaldi , sendo uma das 48 monarquias da atualidade. O país tem sua economia baseada no turismo, e é conhecido por seu circuito de fórmula 1, o Grande Prémio do Mónaco, o casino de Monte-Carlo e por ser a sede do World Music Awards. Há mais de 1.008 emigrantes portugueses em Monaco. Mas o maior atrativo do Mónaco é a fama de "paraíso fiscal" do principado, lá, os investidores não estão sujeitos a impostos sobre renda. Por estes fatos seu custo de vida também é um dos mais caros do planeta.

Artigo em destaque

Visão frontal do Palácio.
O Palácio do Príncipe de Mônaco (português brasileiro) ou Palácio do Príncipe do Mónaco (português europeu) ou apenas Palácio de Mônaco (Palais de Monaco em francês) é a residência oficial do Príncipe de Mônaco. Fundado em 1191 como uma fortaleza da República de Gênova, durante sua longa e dramática história foi bombardeado e cercado por muitas potências estrangeiras. Desde o fim do século XIII, tem sido fortaleza e lar da família Grimaldi que foi a primeira a capturá-la em 1297. Os Grimaldis dominaram a área primeiramente como senhores feudais e, a partir do século XVII, como príncipes soberanos, mas os seus poderes derivavam dos frágeis acordos com os seus países vizinhos, maiores e mais fortes.

Assim, enquanto outros soberanos europeus estavam construindo luxuosos e modernos palácios renascentistas e barrocos, a política e o senso comum exigiam que o Palácio de Mônaco fosse fortificado. Esta única exigência, na fase tardia da história, fez com que o Palácio de Mônaco se tornasse um dos mais incomuns na Europa. Ironicamente, quando as suas fortificações foram finalmente terminadas, no final do século XVIII, foi tomado pelos franceses que tiraram todo os seus tesouros, fazendo-o entrar em declínio, enquanto que a família Grimaldi foi exilada durante mais de 20 anos.

A ocupação pelos Grimaldi do palácio também é incomum, pois, ao contrário de outras famílias influentes européias, a ausência de palácios alternativos e a escassez de terrenos resultou na utilização da mesma residência por mais de sete séculos. Assim, as suas fortunas e política estão diretamente refletidas na evolução do palácio. Considerando que os Romanovs, Bourbons, e Habsburgos podiam construir palácios totalmente novos, e com frequência o faziam, a maior conquista dos Grimaldi enquanto gozavam da boa fortuna, ou desejavam mudanças, era a de construir uma nova torre ou ala, ou, como fizeram com maior frequência, reconstruir uma parte do palácio já existente. Assim, o Palácio do Príncipe reflete não apenas a história de Mônaco, mas da família que em 1997 comemorou 700 anos na posse do mesmo palácio.

Durante o século XIX e o início do século XX, o palácio e os seus proprietários rapidamente se tornaram símbolos do ligeiramente esquecido glamour e do decadentismo que foram associados com Monte Carlo e com a Riviera francesa. Glamour e teatralidade se tornaram realidade quando a estrela cinematográfica americana Grace Kelly se tornou Chatelaine do palácio em 1956. No século XXI, o palácio continua a ser a residência do atual Príncipe de Mônaco.


Biografia selecionada

Grace Kelly MGM photo.jpg

Grace Patricia Grimaldi, (Filadélfia, 12 de novembro de 1929Monte Carlo, Mônaco, 14 de setembro de 1982) foi uma premiada atriz norte-americana, vencedora do Oscar na categoria Melhor Atriz e, após seu casamento com Rainier III, príncipe-soberano de Mônaco, tornou-se a princesa de Mônaco, sendo conhecida também como Princesa Grace de Mônaco.

Grace é considerada a décima terceira lenda do cinema mundial pelo Instituto americano do cinema. Sua morte se deu em virtude de um acidente automobilístico em 14 de setembro de 1982. Kelly é também considerada, além de um ícone da moda, a "princesa mais bonita da história". Como atriz, estrelou onze filmes, entre eles "Amar é sofrer", pelo qual ganhou o Oscar de Melhor Atriz e o Globo de Ouro de melhor atriz em filme dramático. No total, a atriz recebeu dez nomeações aos principais prêmios da indústria cinematográfica mundial, tais como o BAFTA e o Globo de Ouro, das quais venceu seis vezes.

Além de atriz e aristocrata, Grace Kelly também foi uma filantropa dedicada especialmente a pessoas que desejavam seguir a carreira artística. Seus trabalhos humanitários se intensificaram após seu casamento com o príncipe, pois ela ficara impossibilitada de exercer sua profissão de atriz. Kelly foi madrinha de várias instituições sociais entre elas a Association mondiale des amis de l'enfance, uma organização internacional criada por ela, que tem como objetivo ajudar crianças carentes.


Imagem selecionada

Monacomuseum.JPG

Museu Oceanográfico de Mônaco.

Sabia que?

... Mónaco existe desde 1219?

... se não existirem descendentes masculinos, o Principado pertencerá à França?

... o território do Mónaco está completamente urbanizado?

... possui apenas 1,9 km², sendo o segundo menor país do mundo, porém o mais densamente povoado com 15.851 hab./km².?


Categorias

Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

WikiProjetos

Associados Wikimedia

Mónaco no Wikinotícias     Mónaco no Wikiquote     Mónaco no Wikilivros     Mónaco no Wikisource     Mónaco no Wikcionário     Mónaco na Wikiversidade     Mónaco no Wikivoyage     Mónaco no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/M%C3%B3nacoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/M%C3%B3nacoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/M%C3%B3nacoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/M%C3%B3nacoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/M%C3%B3nacoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/M%C3%B3nacoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/M%C3%B3nacoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:M%C3%B3nacoCommons-logo.svg

Recarregar