Portal:Costa do Marfim

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Brasão de armas de Costa do Marfim Bem-vindo ao Portal de
Costa do Marfim
Plateau, AbidjanFrutosBandamaAllah Thérèse
Flag of Ivory Coast
Flag of Ivory Coast
Coat of arms of Ivory Coast
Coat of arms of Ivory Coast
Location on the world map

A Costa do Marfim (em francês Côte d'Ivoire) é um país africano, limitado a norte pelo Mali e pelo Burquina Fasso, a leste pelo Gana, a sul pelo oceano Atlântico e a oeste pela Libéria e pela Guiné. Sua capital é Iamussucro.
Denomina-se ebúrneo, marfinês, costa-marfinês ou ainda costa-marfinense a quem é natural da Costa do Marfim. Apesar de comumente se usar em português o nome Costa do Marfim, o governo marfinês solicitou à comunidade internacional em outubro de 1985 que o país seja chamado apenas por Côte d'Ivoire.

As populações indígenas estiveram política e socialmente isoladas até épocas muito recentes. Os antecessores da população atual se instalaram na área entre os séculos XVIII e XIX. Os exploradores portugueses chegaram no século XV e iniciaram o comércio de marfim e escravos do litoral. No século XVII estabeleceram-se diferentes Estados negros, entre os quais se destacou o dos baules por suas atividades artísticas. No final do século, os franceses fundaram os entrepostos de Assini e Grand-Bassam e, no século XIX, celebraram uma política de pactos com os chefes locais com o objetivo de estabelecer uma colônia. Em 1887 iniciou-se a penetração para o interior. A região se tornou uma colônia autônoma em 1893. Em 1899, passou a fazer parte da Federação da África Ocidental Francesa. A ocupação militar ocorreu entre 1908 e 1918, enquanto se construía a linha férrea entre o litoral e Bobo-Dioulasso, hoje pertencente a Burquina Fasso.

Atualidade

Hoje é sábado, 27 de abril de 2024

Ler em Wikinotícias as notícias mais recentes sobre Costa do Marfim.

Imagem destacada



Jean-Baptiste Mockey (04 de abril de 1915 - 29 de janeiro de 1981) em, químico e político, Secretário Geral do PDCI-RDA e Vice-Primeiro Ministro da Costa do Marfim.


Artigo selecionado

A Basílica de Nossa Senhora da Paz de Yamoussoukro (em francês Basilique de Notre Dame de la Paix de Yamoussoukro) é uma igreja católica romana em Yamoussoukro, a capital administrativa da Costa do Marfim. Freqüentemente classificada como a maior igreja cristã do mundo, a basílica foi construída entre 1985 e 1989 a um custo de 300 milhões de dólares, e foi intencionalmente modelada como a Basílica de São Pedro no Vaticano. A construção começou em 10 de agosto de 1985, tendo sido consagrada pelo Papa João Paulo II em 10 de setembro de 1990. Ao contrário da crença popular, essa particular basílica não é uma catedral. Próximo a ela, a catedral de Santo Agostinho é o principal local de adoração e sede do bispo da Diocese de Yamoussoukro. O Guinness World Records a classifica como a maior igreja do mundo, tendo ultrapassado a anterior recordista, basílica de São Pedro, ao ser concluída. Nossa Senhora da Paz possui uma grande superfície, e um domo maior que a de São Pedro. No entanto, também se inclui nessa medição o refeitório e a vila, que não são parte da igreja e podem acomodar 18,000 devotos, comparado aos 60,000 de São Pedro. Enquanto desenhava a basílica, o arquiteto Pierre Fakhoury planejou um domo ligeiramente menor que o da Basílica de São Pedro, ornamentado com uma grande cruz no topo. A altura final ficou em 158 metros. A basílica foi construída com mármore importado da Itália e 7,000 metros quadrados vitral contemporâneo da França.



Categorias


Como começar...


Wikiprojetos

Colabore

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


Comunidade
Predefinições
Infobox


Ligações

Costa do Marfim noutros projetos da Wikimedia


Commons
Commons
O Commons possui imagens e outros ficheiros sobre Costa do Marfim
Wikcionário
Wikcionário
O Wikcionário tem o verbete Costa do Marfim.

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste