Portal:São Tomé e Príncipe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Brasão de armas de São Tomé e Príncipe Bem-vindo ao Portal de
São Tomé
e Príncipe
Palácio presidencialCrianças são-tomensesResort PestanaLinha do Equador
Bandeira de São Tomé e Príncipe
Mapa de Localização

São Tomé e Príncipe é um estado insular localizado no Golfo da Guiné, a cerca de 300 km da costa ocidental de África, composto por duas ilhas principais — São Tomé e Príncipe — e por várias ilhotas, entre as quais o ilhéu das Rolas atravessado pela linha do Equador.

As ilhas foram descobertas desabitadas pelos navegadores portugueses João de Santarém e Pedro Escobar, em 1470, tendo sido colonizadas por Portugal até à independência proclamada a 12 de julho de 1975. Após a independência, foi implantado um regime socialista de partido único, mas em 1990 adotou-se o multipartidarismo. Grande parte do enredo do popular romance Equador de Miguel Sousa Tavares é passado em São Tomé e Príncipe.

São Tomé e Príncipe tem um clima do tipo equatorial, quente e húmido, mas com uma multiplicidade de microclimas. A cana-de-açúcar foi introduzida nas ilhas no século XV, mas a concorrência brasileira e as constantes rebeliões locais levaram ao seu declínio. A agricultura só foi estimulada no arquipélago no século XIX, com o cultivo de cacau e café. A pesca é uma das principais atividades económicas do país e, nos últimos anos, São Tomé e Príncipe tem apostado no turismo para o seu desenvolvimento. A recente descoberta de jazidas de petróleo nas suas águas abre novas perspetivas para o futuro.

São Tomé e Príncipe conta com três línguas nacionais — o são-tomense, o principense e o angolar — todas crioulos de base portuguesa. No entanto, o português, único idioma oficial, é usado por 95% dos são-tomenses.

Atualidade

Hoje é sábado, 27 de maio de 2017

Wikinews-logo.svg

Ler em Wikinotícias as notícias mais recentes sobre São Tomé e Príncipe.

Artigo selecionado

A Ilha do Príncipe (1° 37′ N 7° 24′ E) é a menor ilha do arquipélago de São Tomé e Príncipe, que é constituído por duas ilhas, ambas pertencentes à linha vulcânica dos Camarões. Com uma área de 142 km² e uma população de 5.400 habitantes, o Príncipe tem como capital a cidade de Santo António .

A ilha do Príncipe em 1727

A ilha foi descoberta por navegadores portugueses em 17 de Janeiro de 1471 que a denominaram como "Ilha de Santo António". Visando incentivar o seu povoamento, em 1502 tornou-se uma donataria, sendo introduzida a cultura da cana-de-açúcar. Em 1573 a donataria reverteu para a Coroa Portuguesa e em 1600 recebeu carta de foral.

Em 1641 os neerlandeses ocuparam o arquipélago até serem expulsos pelos portugueses em 1648. Com o estabelecimento de uma alfândega no Príncipe, em 1695, deu-se início à construção da Fortaleza de Santo António da Ponta da Mina. Em 1719 a cidade de Santo António e a fortaleza foram atacadas e incendiadas pelo pirata inglês Bartholomew Roberts.

Em 1753 a ilha do Príncipe e a de São Tomé são unidas administrativamente, passando a constituir a colónia de São Tomé e Príncipe. No início do século XX o arquipélago tornou-se um importante produtor de café e de cacau. Em 1995, vinte anos após a independência do arquipélago, a ilha passou a constituir uma região autónoma, formada pelo distrito de Pagué.

Imagem selecionada

Ilhéu das Rolas

Praia no ilhéu das Rolas, a sul da ilha de São Tomé.

Categorias



Como começar...


Wikiprojetos

Coisas que pode fazer
Em relação a São Tomé e Príncipe, há um enorme trabalho a fazer na Wikipédia. Faltam muitos artigos e os que existem requerem, regra geral, grandes melhorias e desenvolvimentos.

Para mais sugestões, consulte a lista de tópicos relacionados com São Tomé e Príncipe.


São Tomé e Príncipe noutros projetos da Wikimedia


Commons
O Commons possui imagens e outras mídias sobre São Tomé e Príncipe
Wikcionário

Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa

Flag of Angola.svg
Flag of Brazil.svg
Flag of Cape Verde.svg
Flag of Guinea-Bissau.svg
Flag of Equatorial Guinea.svg
Flag of Macau.svg
Flag of Mozambique.svg
Flag of Portugal.svg
Flag of Sao Tome and Principe.svg
Flag of East Timor.svg
Angola Brasil Cabo Verde Guiné-Bissau Guiné Equatorial Macau Moçambique Portugal São Tomé e Príncipe Timor-Leste