Portal:Botswana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Botswana.svg Bemvind@ ao
Portal do Botswana
Okavango kanal.jpgOverlooking Mokolodi Nature Reserve.jpgGaboronecitycentre.JPGZebra Botswana edit.jpg

Portal Botswana

Flag of Botswana
Coat of Arms of Botswana
Location on the world map

Botswana, oficialmente a República do Botswana (Tswana: Lefatshe lo Botswana), é uma nação litoral da África Austral. Cidadãos do Botswana são Batswana (singular: Motswana), independentemente da sua etnia. Anteriormente um protetorado britânico de Bechuanalândia, Botswana aprovou o seu novo nome depois de se tornar independente da Commonwealth em 30 de Setembro de 1966.

Rodeado pela África do Sul ao sul e sudeste, Namíbia a oeste, Zâmbia ao norte, e Zimbabwe ao Nordeste, é dividido em nove distritos, que são subdivididos em um total de 28 subdistritos.

Há mais de 30 anos, Botswana teve a economia que mais cresce no mundo, com um crescimento médio superior a 9% ao ano de 1966-1999. A economia, intimamente ligado ao da África do Sul, é dominada pela mineração (38 por cento), serviços (44 por cento), construção (7 por cento), produção (4 por cento) e agricultura (2 por cento). Botsuana foi atingida muito duramente pela epidemia da Aids, a média da expectativa de vida em Botswana ao nascer declinou de 64 anos em 1990 para 50,6 anos em 2007.



Artigo selecionado

Bosjesmannendorp.JPG

Os povos indígenas da África Austral, cujo território abrange a maioria das áreas da África do Sul, Zimbabwe, Lesoto, Moçambique, Swazilândia, Botswana, Namíbia, e Angola, são variadamente conhecidas como Bushmen, San, Sho, Basarwa, Kung, ou Khwe. Essas pessoas eram tradicionalmente caçadores-coletores, parte do grupo Khoisan e estão relacionados com a tradicional pastoral Khoikhoi. A partir dos anos 1950, na década de 1990, eles mudaram para a agricultura, como resultado de programas governamentais de modernização mandatado, bem como o aumento dos riscos de um estilo de vida de caça e coleta em face do desenvolvimento tecnológico.

Os bosquímanos têm proporcionado uma riqueza de informações para os campos de antropologia e genética, assim como seu estilo de vida muda. Um amplo estudo da diversidade genética africana concluída em 2009 descobriu o povo San que estavam entre as cinco populações com os mais altos níveis medidos de diversidade genética entre as 121 populações distintas africanas amostradas. (Leia mais...)

Imagem destacada

Camels in Tshabong, Botswana2.jpg
Crédito: JackyR

Camelos domesticados pastando no Tshabong, Botswana.

Você sabia ...

  • ... que, em 1999, um piloto da Air Botswana cometeu suicídio ao bater um ATR 42 contra, destruindo, a frota da companhia aérea no aeroporto de Gaborone?
  • ... que, situação de 2008, não existe um tratado cobrindo a fronteira entre o Botswana e a Namíbia, que permanece como definido em um tratado assinado entre os impérios britânico e alemão em 1890?


Tópicos no Botswana


Portais relacionados


Associados Wikimedia

Botswana no Wikinotícias     Botswana no Wikiquote     Botswana no Wikilivros     Botswana no Wikisource     Botswana no Wikcionário     Botswana na Wikiversidade     Botswana no Wikivoyage     Botswana no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
//pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikinews-logo.png
//pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikiquote-logo.svg
//pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikibooks-logo.png
//pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikisource-logo.svg
//pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BotswanaWiktionary-logo-en.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikiversity-logo.svg
//pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BotswanaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BotswanaCommons-logo.svg