Portal:Gana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flag-map of Ghana.svg
Bem vindo ao


Portal de Gana


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com Gana.


Gana

Flag of the Republic of Ghana
Coat of Arms of the Republic of Ghana
LocationGhana.svg

Gana, oficialmente República do Gana (em inglês: Republic of Ghana) é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade de Gana é Acra. A palavra Gana é significa "Warrior King" e é derivado do antigo Império Gana.

Gana foi habitada em tempos pré-coloniais por vários antigos reinos predominantemente Akans, incluindo o Império Ashanti, o Akwamu, o Akyem, o Bonoman, o Denkyira, e o Fanti, entre outros. Os não Akan formaram um povo chamado de Ga, assim como os Bonoman. Antes do contato com os europeus o comércio entre os Akan e vários estados africanos floresceu devido à riqueza do ouro Akan. O comércio com os países europeus começaram após o contato com o Império Português no século XV, e os ingleses estabeleceram a Costa do Ouro como colônia em 1874 sobre as peças, mas não todo o país.

A Costa do Ouro alcançou a independência do Reino Unido em 1957, se tornando a primeira nação africana a fazê-lo do colonialismo europeu. O nome Gana foi escolhido para a nova nação para refletir no antigo Império de Gana, uma vez que estendeu por grande parte da África ocidental.

Gana é um membro da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da Organização das Nações Unidas, da Comunidade das Nações, da União Africana, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, e um membro associado da Francofonia. Gana é um dos maiores produtores de grão de cacau do mundo, e é também a casa do Lago Volta, o maior lago artificial do mundo em superfície.

Artigo em destaque

Mapa ghana-pt.svg

Império do Gana, Reino do Gana ou Império de Uagadu foi um antigo império que dominou a África Ocidental durante a Idade Média. Se localizava entre o deserto do Saara e os rios Níger e Senegal, muitos quilômetros ao norte do atual país chamado Gana.

O Império não tinha nome então passou a ser chamado de Gana (que significa "chefe guerreiro") que é na verdade era o título do líder desse Império. Foi provavelmente fundado durante a década de 300, desde essa data até 770, os seus primeiros governantes constituíram a dinastia dos Magas, uma família berbere, apesar de o povo seu súdito ser constituído por negros das tribos soninquês. Em 770, os Magas foram derrubados pelos soninquês, e o império expandiu-se grandemente sob o domínio de Kaya Maghan Sisse, que foi rei cerca de 790.

Nessa altura, o Império do Gana começou a adquirir uma reputação de ser uma terra de ouro. Atingiu o máximo da sua glória durante os anos 900 e atraiu a atenção dos Árabes. Depois de muitos anos de luta, a dinastia dos Almorávidas berberes subiu ao poder, embora não o tenha conservado durante muito tempo. O império entrou em declínio e, em 1240, foi destruído pelo Império do Mali.


Você sabia…


Categorias

Mapa

Imagem selecionada

Barack Obama in Cape Coast Castle.jpg

O presidente Barack Obama após terminar um discurso na sequência de uma visita ao Cape Coast Castle, em Gana, a 11 de Julho de 2009.


Biografia selecionada

Kofi Annan

Kofi Atta Annan /ˈkoʊfi əˈnɑːn/ GColL (8 de abril de 1938) é um diplomata de Gana. Foi, entre 1 de janeiro de 1997 e 1 de janeiro de 2007, o sétimo secretário-geral da Organização das Nações Unidas, tendo sido laureado com o Nobel da Paz em 2001. Annan e as Nações Unidas foram co-receptores do Prêmio Nobel da Paz de 2001 pela criação do Fundo Global de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária para ajudar países em desenvolvimento em seus esforços para cuidar de seu povo.


WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Gana no Wikinotícias     Gana no Wikiquote     Gana no Wikilivros     Gana no Wikisource     Gana no Wikcionário     Gana na Wikiversidade     Gana no Wikivoyage     Gana no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/GanaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/GanaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/GanaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/GanaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/GanaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/GanaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/GanaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:GanaCommons-logo.svg

Recarregar