Portal:Gana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flag-map of Ghana.svg
Bem vindo ao


Portal do Gana


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com Gana.


 ver · editar Gana
Flag of the Republic of Ghana
Coat of Arms of the Republic of Ghana
LocationGhana.svg

Gana, oficialmente República do Gana (em inglês: Republic of Ghana) é um país da África ocidental, limitado a norte pelo Burkina Faso, a leste pelo Togo, a sul pelo Golfo da Guiné e a oeste pela Costa do Marfim. A capital e maior cidade de Gana é Acra. A palavra Gana é significa "Warrior King" e é derivado do antigo Império do Gana.

Gana foi habitada em tempos pré-coloniais por vários antigos reinos predominantemente acãs, incluindo o Império Axante, o Akwamu, o Aquiém, o Reino Bono, o Denquira, e os Fantes, entre outros. Os não acãs formaram um povo chamado de Ga, assim como o Reino Bono. Antes do contato com os europeus o comércio entre os acãs e vários estados africanos floresceu devido à riqueza do ouro acã. O comércio com os países europeus começaram após o contato com o Império Português no século XV, e os ingleses estabeleceram a Costa do Ouro como colônia em 1874 sobre as peças, mas não todo o país.

A Costa do Ouro alcançou a independência do Reino Unido em 1957, se tornando a primeira nação africana a fazê-lo do colonialismo europeu. O nome Gana foi escolhido para a nova nação para refletir no antigo Império do Gana, uma vez que estendeu por grande parte da África ocidental.

Gana é um membro da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul, da Organização das Nações Unidas, da Comunidade das Nações, da União Africana, da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental, e um membro associado da Francofonia. Gana é um dos maiores produtores de grão de cacau do mundo, e é também a casa do Lago Volta, o maior lago artificial do mundo em superfície.

 ver · editar Artigos selecionados
Balme Library.JPG

A Universidade de Gana é a mais antiga e a maior das treze universidades públicas nacionais do Gana. Foi fundada em 1948, na colônia britânica da Costa do Ouro, como o Colégio Universitário da Costa do Ouro, e era originalmente uma faculdade afiliada da Universidade de Londres, que supervisionava seus programas acadêmicos. Após a independência em 1957, o colégio foi renomeado para University College of Ghana. Ele mudou seu nome novamente para Universidade de Gana em 1961, quando ganhou o status de universidade completa.

A ênfase original estava nas artes liberais, ciências sociais, direito, ciência básica, agricultura e medicina. No entanto, como parte de um programa nacional de reforma educacional, o currículo da universidade foi ampliado para oferecer mais cursos vocacionais e de base tecnológica, além de treinamento de pós-graduação.



 ver · editar Você sabia…


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
Ghana Supreme Court Accra.jpg

Edifício da Suprema Corte de Gana, Acra.


 ver · editar Biografia selecionada

Paa Kwesi Bekoe Amissah-Arthur (Cape Coast, 29 de abril de 1951 - Accra, 29 de junho de 2018) foi um economista, acadêmico e político ganês, foi vice-presidente da 4ª República do Gana, de 6 de agosto 2012 até 7 de janeiro de 2017, no governo do presidente John Dramani Mahama. Também foi governador do Banco do Gana de 2009 a 2012.

Ele assumiu o cargo de vice-presidente em 6 de agosto de 2012, após ser sabatinado pelo Parlamento do Gana. Foi indicado pelo presidente John Dramani Mahama para ser o vice-presidente uma semana depois que Mahama foi empossado. Isso ocorreu após a morte súbita de John Atta Mills em 24 de julho de 2012.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Gana na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Gana no Commons Gana no Commons
Imagens e mídia
Gana no Wikcionário Gana no Wikcionário
Definições
Gana no Wikilivros Gana no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Gana no Wikinotícias Gana no Wikinotícias
Notícias
Gana no Wikiquote Gana no Wikiquote
Citações
Gana no Wikisource Gana no Wikisource
Biblioteca
Gana na Wikiversidade Gana na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar