Portal:Quirguistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem vindo ao
Portal do Quirguistão
 ver · editar Quirguistão

O Quirguistão, oficialmente República Quirguiz, é um país da Ásia Central, ex-república soviética. Tem fronteira ao norte com o Cazaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tajiquistão e a leste com a China. Sua capital é Bisqueque, a maior cidade do país.

Dos 6,1 milhões de habitantes, a maioria são etnicamente quirguizes, seguido por minorias significativas de uzbeques e russos. A língua oficial é o quirguiz, que está intimamente relacionada com as outras línguas turcas, embora a língua russa também seja falada por uma parte minoritária da população, como parte do legado de uma política secular de russificação. A religião muçulmana é majoritária no país, representando cerca de 64% da população religiosa. A cultura do Quirguistão também possui uma forte influência mongol e persa, mesclando elementos de origem russa e turca.

Leia mais sobre o Quirguistão

 ver · editar Artigos selecionados
Territórios dos territórios dos goturcos no auge da sua expansão, c. 600                      Canato Túrquico Ocidental                      Canato Túrquico Oriental

Goturcos ou Gocturcos (também göktürks, köktürks ou kök türks) foram uma confederação de nómadas da Ásia Central que, sob a liderança do grão-cã (cagã) Bumim formaram o chamado Canato Túrquico ou Canato Goturco, o qual sucedeu aos rouranos como principal potência na região e ganhou o controlo do lucrativo comércio da Rota da Seda a partir de 552.

O nome dado à confederação tem ainda mais variantes. Em turco antigo eram chamados (türük), (kök türük) ou (türük, turcos celestiais ou turcos azuis). Nas fontes chinesas aparecem como 突厥, que tem várias transliterações: tujué (Pinyin), t'u-chüeh (Wade-Giles) ou dʰuət-kĭwɐt (chinês medieval).

Os goturcos tornaram-se os líderes dos diversos povos das estepes da Ásia Central depois de se rebelarem contra o Canato Rourano. Sob o seu governo, o Canato Túrquico expandiu-se rapidamente, estendendo o seu domínio sobre um imenso território, unindo as tribos nómadas turcomanas num império que durou de 552 até 745 e que colapsou devido a uma série de conflitos dinásticos.

Ler Mais ...



 ver · editar Biografia

Sadyr Nurgozhoevich Japarov (em quirguiz: Садыр Нургопоевич Папаров; 6 de dezembro de 1968) é um político quirguiz e atual presidente do Quirguistão desde 28 de janeiro de 2021. Ele já havia servido como primeiro-ministro do Quirguistão após a renúncia de Sooronbay Jeenbekov em 15 de outubro de 2020 em meio a protestos eleitorais. Japarov também se tornou presidente interino do Quirguistão após a saída de Jeenbekov, mas renunciou em 14 de novembro de 2020. Em 10 de janeiro de 2021, Japarov foi eleito presidente.

Ler Mais ...


 ver · editar Mapa


Mapa do Quirguistão.

 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Quirguistão na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Wikimedia

Purgar cache do servidor