Portal:Quirguistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
National emblem of Kyrgyzstan.svg
Bem vindo ao
Portal do Quirguistão
Bishkek 03-2016 img12 Chuy Prospekt.jpgBishkek 03-2016 img50 Eternal flame at Victory Square.jpgSkryabin Monument in Bishkek.jpg
 ver · editar Quirguistão
Flag of Kyrgyzstan.svg
National emblem of Kyrgyzstan.svg

O Quirguistão, oficialmente República Quirguiz, é um país da Ásia Central, ex-república soviética. Tem fronteira ao norte com o Cazaquistão, a oeste com o Uzbequistão, a sul com o Tajiquistão e a leste com a China. Sua capital é Bisqueque, a maior cidade do país.

Dos 6,1 milhões de habitantes, a maioria são etnicamente quirguizes, seguido por minorias significativas de uzbeques e russos. A língua oficial é o quirguiz, que está intimamente relacionada com as outras línguas turcas, embora a língua russa também seja falada por uma parte minoritária da população, como parte do legado de uma política secular de russificação. A religião muçulmana é majoritária no país, representando cerca de 64% da população religiosa. A cultura do Quirguistão também possui uma forte influência mongol e persa, mesclando elementos de origem russa e turca.

Leia mais sobre o Quirguistão

 ver · editar Artigos selecionados
Territórios dos territórios dos goturcos no auge da sua expansão, c. 600                      Canato Túrquico Ocidental                      Canato Túrquico Oriental

Goturcos ou Gocturcos (também göktürks, köktürks ou kök türks) foram uma confederação de nómadas da Ásia Central que, sob a liderança do grão-cã (cagã) Bumim formaram o chamado Canato Túrquico ou Canato Goturco, o qual sucedeu aos rouranos como principal potência na região e ganhou o controlo do lucrativo comércio da Rota da Seda a partir de 552.

O nome dado à confederação tem ainda mais variantes. Em turco antigo eram chamados Old Turkic letter UK.svgOld Turkic letter R2.svgOld Turkic letter U.svgOld Turkic letter T2.svg (türük), Old Turkic letter UK.svgOld Turkic letter R2.svgOld Turkic letter U.svgOld Turkic letter T2.svg Old Turkic letter K.svgOld Turkic letter U.svgOld Turkic letter UK.svg (kök türük) ou Old Turkic letter K.svgOld Turkic letter R2.svgOld Turkic letter U.svgOld Turkic letter T2.svg (türük, turcos celestiais ou turcos azuis). Nas fontes chinesas aparecem como 突厥, que tem várias transliterações: tujué (Pinyin), t'u-chüeh (Wade-Giles) ou dʰuət-kĭwɐt (chinês medieval).

Os goturcos tornaram-se os líderes dos diversos povos das estepes da Ásia Central depois de se rebelarem contra o Canato Rourano. Sob o seu governo, o Canato Túrquico expandiu-se rapidamente, estendendo o seu domínio sobre um imenso território, unindo as tribos nómadas turcomanas num império que durou de 552 até 745 e que colapsou devido a uma série de conflitos dinásticos.

Kyrgyzstan stub.svg Ler Mais ...



 ver · editar Biografia
Садыр Жапаров (05-11-2021) (cropped).jpg

Sadyr Nurgozhoevich Japarov (em quirguiz: Садыр Нургопоевич Папаров; 6 de dezembro de 1968) é um político quirguiz e atual presidente do Quirguistão desde 28 de janeiro de 2021. Ele já havia servido como primeiro-ministro do Quirguistão após a renúncia de Sooronbay Jeenbekov em 15 de outubro de 2020 em meio a protestos eleitorais. Japarov também se tornou presidente interino do Quirguistão após a saída de Jeenbekov, mas renunciou em 14 de novembro de 2020. Em 10 de janeiro de 2021, Japarov foi eleito presidente.

Kyrgyzstan stub.svg Ler Mais ...


 ver · editar Mapa

Kyrgyzstan adm location map.svg


Mapa do Quirguistão.

 ver · editar Imagem selecionada
Réserve d'Etat de Naryn Août 2018 13.jpg

Reserva de Naryn, sul do Quirguistão.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Quirguistão na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Wikimedia

Purgar cache do servidor