Portal:Quirguistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
National emblem of Kyrgyzstan 2016.svg
Bem vindo ao
Portal do Quirguistão
Naryncountryside.jpgE8080-Pervomayskoe-mosque.jpgOsh from Suleymanka mountain.jpgBisjkekGezichtOpZuiden.jpg

Quirguistão

Flag of Kyrgyzstan.svg
National emblem of Kyrgyzstan 2016.svg

O Quirguistão, Quirguizistão ou Quirguízia (em quirguiz: Кыргызстан), oficialmente República Quirguiz (em quirguiz: Кыргыз республикасы, Kyrgyz Respublikasy) é um país localizado na Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a oeste pelo Usbequistão, ao sudoeste pelo Tajiquistão e a leste e sudeste pela China. O país não possui saída para o mar.

Dos 6,1 milhões de habitantes, a maioria são etnicamente quirguizes, seguido por minorias significativas de uzbeques e russos. A língua oficial é o quirguiz, que está intimamente relacionada com as outras línguas turcas, embora a língua russa também seja falada por uma parte minoritária da população, como parte do legado de uma política secular de russificação. A religião muçulmana é majoritária no país, representando cerca de 64% da população religiosa. A cultura do Quirguistão também possui uma forte influência mongol e persa, mesclando elementos de origem russa e turca.

Leia mais sobre o Quirguistão

Artigos selecionados

Territórios dos territórios dos goturcos no auge da sua expansão, c. 600                      Canato Túrquico Ocidental                      Canato Túrquico Oriental

Goturcos ou Gocturcos (também göktürks, köktürks ou kök türks) foram uma confederação de nómadas da Ásia Central que, sob a liderança do cagano (khagan) Bumin formaram o chamado Canato Túrquico ou Canato Goturco, o qual sucedeu aos rouran como principal potência na região e ganhou o controlo do lucrativo comércio da Rota da Seda a partir de 552.

O nome dado à confederação tem ainda mais variantes. Em turco antigo eram chamados Old Turkic letter UK.svgOld Turkic letter R2.svgOld Turkic letter U.svgOld Turkic letter T2.svg (türük), Old Turkic letter UK.svgOld Turkic letter R2.svgOld Turkic letter U.svgOld Turkic letter T2.svg Old Turkic letter K.svgOld Turkic letter U.svgOld Turkic letter UK.svg (kök türük) ou Old Turkic letter K.svgOld Turkic letter R2.svgOld Turkic letter U.svgOld Turkic letter T2.svg (türük, turcos celestiais ou turcos azuis). Nas fontes chinesas aparecem como 突厥, que tem várias transliterações: tujué (Pinyin), t'u-chüeh (Wade-Giles) ou dʰuət-kĭwɐt (chinês medieval).

Os goturcos tornaram-se os líderes dos diversos povos das estepes da Ásia Central depois de se rebelarem contra o Canato Rouran. Sob o seu governo, o Canato Túrquico expandiu-se rapidamente, estendendo o seu domínio sobre um imenso território, unindo as tribos nómadas turcomanas num império que durou de 552 até 745 e que colapsou devido a uma série de conflitos dinásticos.

Kyrgyzstan stub.svg Ler Mais ...



Biografia

President of Kyrgyzstan, Kurmanbek Bakiyev crop.jpg

Kurmanbek Saliyevich Bakiyev (em quirguiz Курманбек Сали уулу Бакиев, em russo: Курманбек Салиевич Бакиев; Masadan, 1 de agosto de 1949) é um político do Quirguistão. Bakiyev foi empossado presidente do Quirguistão em 25 de março de 2005, data em que subiu ao poder com a Revolução das Tulipas.

Kyrgyzstan stub.svg Ler Mais ...


Mapa

Kyrgyzstan regions map.png


Mapa das regiões do Quirguistão.

Imagem selecionada

Naryn overlook.jpg

Miradouro de Naryn a partir do sul.


Categorias

Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Quirguistão na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


WikiProjetos

Wikimedia

Quirguistão no Wikinotícias     Quirguistão no Wikiquote     Quirguistão no Wikilivros     Quirguistão no Wikisource     Quirguistão no Wikcionário     Quirguistão na Wikiversidade     Quirguistão no Wikivoyage     Quirguistão no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Quirguist%C3%A3oWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Quirguist%C3%A3oWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Quirguist%C3%A3oWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Quirguist%C3%A3oWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Quirguist%C3%A3oWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Quirguist%C3%A3oWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Quirguist%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Quirguist%C3%A3oCommons-logo.svg

Purgar cache do servidor