Portal:Nauru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Brasão de armas de Nauru Bem-vindo ao Portal de
Nauru
Imagem de satélite de NauruGuerreiro nauruanoPôr-do-sol em NauruParlamento de Nauru

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Nauru

Flag of Nauru.svg
Coat of arms of Nauru.svg
LocationNauru.png

Nauru (em nauruano: Naoero), oficialmente República de Nauru (em inglês: Republic of Nauru; em nauruano: Ripubrikit Naoero) e antes conhecido por Pleasant Island (em português: Ilha Aprazível), é um país insular do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende uma área de 21 quilômetros quadrados, o que faz dele o menor país insular do mundo. A ilha mais próxima ao país é a Ilha Banaba, no Kiribati, 300 quilômetros a leste.

Nauru é uma ilha rica em rocha fosfática, e a sua atividade econômica primária desde 1907 foi a exportação de fosfato da ilha. Com o esgotamento das reservas de fosfato, seu ambiente severamente degradado pela mineração, e a confiança estabelecida para administrar a riqueza da ilha significativamente posta em causa, o governo de Nauru ordenou medidas excepcionais para obter rendimento. Desde 2001, aceitou o apoio do governo australiano, em troca do qual a ilha acolhe um centro de detenção para pessoas que procuram asilo na Austrália, que é parte da sua "Solução Pacífica".


Artigo destacado

Os nauruanos são um grupo étnico originário de Nauru, uma ilha do Oceano Pacífico, a noroeste da Papua-Nova Guiné. Actualmente, os Nauruanos vivem quase todos nesta ilha, com a excepção de uma pequena diáspora presente na Austrália.

O termo «Nauruanos» constitui um etnónimo mas é simultaneamente o gentílico da população de Nauru. As pessoas com a nacionalidade de Nauru também são chamadas «Nauruanos» mas nem todas fazem parte deste grupo étnico (o país tem mais de 12 000 habitantes). A Constituição local, na sua parte VIII define a cidadania do país através de uma artigo que se refere à "comunidade nauruana". Segundo a sua secção 4, os membros desta última serão "aborígenes nativos da ilha de Nauru em virtude das instituições, costumes e usos da ilha", além de pessoas originárias de outras ilhas do Pacífico casados com nauruanos, ou residentes em Nauru e que mantenham um estilo de vida tipicamente nauruano, e respectiva descendência".

Biografia

President Marcus Stephen of Nauru.jpg

Marcus Stephen (1º de outubro de 1969) foi presidente da República de Nauru, de dezembro de 2007 a novembro de 2011.

Ele também foi levantador de peso olímpico e ganhou sete medalhas de ouro e cinco de prata nos Jogos da Commonwealth.

Categorias

Imagem destacada

Scene at Arenibek.jpg
Nauruanos e casas tradicionais em Arenibek, em Nauru, em 1896.

WikiProjetos

Você sabia?

...que Nauru é o único país que não tem uma capital oficial?

...que Nauru tem 14 distritos?

...que Nauru se tornou independente em 31 de janeiro de 1968?

...que os habitantes de Nauru são divididos em 12 tribos, 11 para os nativos e uma (Iruwa) para os estrangeiros que ali chegam?


Outros portais