Portal:Quénia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Flag of Kenya (shield).svg
Bem vindo ao
Portal do Quénia
NBO5.jpgPt Thomson Batian Nelion Mt Kenya.JPGKisumu City.jpgVictoria lake.JPG


Cartella verde.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Kenya.svg
Coat of arms of Kenya.svg
Kenya (orthographic projection).svg

Quénia (português europeu) ou Quênia (português brasileiro) (em suaíli e inglês Kenya), oficialmente República do Quénia/Quênia, é um país da África Oriental, limitado a norte pelo Sudão do Sul e pela Etiópia, a leste pela Somália e pelo oceano Índico, a sul pela Tanzânia e a oeste pelo Uganda. A capital e cidade mais populosa é Nairobi. O país situa-se na linha do equador. A área do Quênia abrange 581 309 km² e o país tem uma população de cerca de 45 milhões de habitantes, de acordo com estimativas para 2014. Seu nome origina-se do Monte Quênia, seu ponto geográfico mais elevado e a segunda montanha mais alta da África.

O país tem um clima quente e úmido ao longo de sua costa no Oceano Índico, com fauna rica em savana e gramados do interior para a capital. Nairóbi tem um clima frio que vai decrescendo ao ir se aproximando do Monte Quênia, que tem três picos permanentemente cobertos de neve. Mais para o interior, há um clima quente e úmido em torno do Lago Vitória, e áreas florestais e montanhosas de clima temperado na região oeste. As regiões do nordeste ao longo da fronteira com a Somália e Etiópia são regiões áridas e semiáridas com paisagens quase desérticas. O Lago Vitória, o segundo maior lago de água doce do mundo e maior lago tropical do mundo, situa-se a sudoeste do país e é compartilhado com a Uganda e Tanzânia. O Quênia é famoso por suas safáris e diversas reservas de vida selvagem e parques nacionais, como o Parque Nacional de Tsavo-Oeste, o Masai Mara, o Lago Nakuru e o Parque Nacional Aberdares. Existem vários sítios de patrimônio mundial como Lamu, e praias de renome mundial, tais como Kilifi, onde são realizadas competições de iatismo internacional a cada ano.

A região dos Grandes Lagos Africanos, do qual o Quênia faz parte, tem sido habitada por humanos desde o período Paleolítico Inferior. A expansão Bantu chegou à área da África Ocidental-Central no primeiro milênio d.C, e as fronteiras do Estado moderno do Quênia compreendem áreas do continente etno-linguísticas, de línguas nigero-congolesas, nilo-saarianas e afro-asiáticas, tornando o Quênia um país multi-cultural. A presença européia em Mombaça remonta ao início do período moderno, mas a exploração europeia no interior do país iniciou-se apenas no século XIX. O Império Britânico estabeleceu o protetorado da África Oriental Britânica em 1895, conhecida desde 1920 como a Colônia Quênia. A República do Quénia tornou-se independente em dezembro de 1963. Por um referendo em agosto de 2010, e a adoção de uma nova Constituição, o Quênia está agora dividido em 47 condados semi-autônomos, governados por governadores eleitos.



Artigo em destaque

Forte Jesus de Mombaça, Quénia.

O Forte Jesus de Mombaça, também referido como Fortaleza de Jesus de Mombaça, localiza-se na cidade de Mombaça, no atual Quénia.

Ergue-se no topo de uma formação de coral, sobranceira à entrada do antigo porto de Mombaça, e tinha a função de defesa daquela escala das rotas comerciais portuguesas entre o Estado da Índia e os seus interesses na África Oriental, na passagem do século XVI para o XVII.

É considerado pelos estudiosos na atualidade como um dos representantes mais significativo da arquitetura militar portuguesa do século XVI na costa oriental africana. Encontra-se classificado pela UNESCO como Património Mundial.


Biografia selecionada

Samuel Wanjiru2008 Summer Olympics2.jpg

Samuel Kamau Wanjiru (Nyahururu, 10 de Novembro de 1986 - 15 de maio de 2011) foi um corredor de fundo queniano, campeão da maratona nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, com o recorde olímpico de 2:06:32, quando conquistou a primeira medalha de ouro do Quênia na mais longa e tradicional prova do atletismo olímpico.

Ele é também foi o segundo mais novo atleta da história a sagrar-se campeão olímpico da maratona, depois do argentino Juan Carlos Zabala, campeão em Los Angeles 1932 e entre seus outros resultados de expressão está o recorde mundial da meia maratona, que conquistou em 2007.



Imagem selecionada

MaasaiLag1.jpg
Dois homens em uma aldeia masai no Quênia, vestindo trajes tradicionais do povo masai.

Sabia que?


Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Quénia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na Página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.

WikiProjetos


Associados Wikimedia

Quénia no Wikinotícias     Quénia no Wikiquote     Quénia no Wikilivros     Quénia no Wikisource     Quénia no Wikcionário     Quénia na Wikiversidade     Quénia no Wikivoyage     Quénia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Qu%C3%A9niaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Qu%C3%A9niaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Qu%C3%A9niaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Qu%C3%A9niaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Qu%C3%A9niaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Qu%C3%A9niaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Qu%C3%A9niaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Qu%C3%A9niaCommons-logo.svg

Recarregar