Portal:Lesoto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lesotoeditar

Lesoto (oficialmente Reino do Lesoto; em inglês Kingdom of Lesotho) é um pequeno país da África Austral. Um enclave incrustado na África do Sul, montanhoso e sem saída para o mar, o país é o antigo reino da Basutolândia, um dos países etnicamente mais homogêneos da África: 99% de sua população é da etnia basotho. O país vive da agricultura e criação de ovelhas na cordilheira do Drakensberg, que domina a maior parte do território e atingem mais de 3 mil metros de altitude. É bastante dependente da África do Sul; o dinheiro enviado por seus cidadãos empregados nas minas e fábricas sul-africanas representa 26% do PIB.


Artigo em destaqueeditar

A intervenção da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral no Lesoto, codinome Operação Boleas, foi uma intervenção militar no Lesoto em 1998 pela Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (Southern African Development Community, SADC) e liderada pela África do Sul por meio de sua Força Nacional de Defesa da África do Sul (South African National Defence Force, SANDF) para sufocar um golpe de Estado. A SANDF foi apoiada por tropas do Botswana. Os sul-africanos tomaram a capital do Lesoto, Maseru, em intensos combates que acabaram destruindo parte importante da cidade.


Categoriaseditar
Coisas que você pode fazereditar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Imagem selecionadaeditar

Um desfiladeiro em Lesoto.


Mapaeditar


Mapa de Lesoto.

WikiProjetoseditar


Associados Wikimediaeditar
Lesoto no Commons Lesoto no Commons
Imagens e mídia
Lesoto no Wikcionário Lesoto no Wikcionário
Definições
Lesoto no Wikilivros Lesoto no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Lesoto no Wikinotícias Lesoto no Wikinotícias
Notícias
Lesoto no Wikiquote Lesoto no Wikiquote
Citações
Lesoto no Wikisource Lesoto no Wikisource
Biblioteca
Lesoto na Wikiversidade Lesoto na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar