Portal:Libéria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Star in Blue Box - Flag of Liberia.svg Bem vindo ao
Portal da Libéria
Monrovia Bay.jpgChris Gbandi.jpgKrahnMask.jpgRobertsport.jpgRobertsport2.jpg
 ver · editar Libéria
Bandeira da Libéria
Brasão de armas da Libéria
Mapa de Localização

A Libéria é um país da África Ocidental, limitado a norte pela Serra Leoa e pela Guiné, a leste pela Costa do Marfim e a sul e a oeste pelo Oceano Atlântico. A sua capital é a cidade de Monróvia.

A história da Libéria é única entre as nações africanas por causa de sua relação com os Estados Unidos. É um dos poucos países da África, e o único país na África Ocidental, sem raízes com a Partilha da África. A Libéria ("Terra Livre") foi fundada no século XIX por escravos libertos dos Estados Unidos da América, com a ajuda de uma organização privada chamada American Colonization Society em 1821-1822, não tendo conhecido o domínio colonial.

Este país esteve envolvido em duas guerras civis recentes (1989—1996) e (1999—2003) em que centenas de milhares dos seus cidadãos foram deslocados e sua economia devastada.


 ver · editar Artigos selecionados

Os confrontos em Monróvia em 1998 foram o resultado das tentativas do presidente da Libéria, Charles Taylor, de eliminar violentamente um dos seus últimos adversários políticos domésticos, Roosevelt Johnson, um antigo senhor da guerra da etnia Krahn. Na época, Johnson ainda vivia com uma pequena e leal milícia em Monróvia, a capital da Libéria. Após algumas pequenas altercações armadas, quase todos os partidários de Johnson foram finalmente mortos pelas forças de segurança de Taylor durante um grande combate em setembro de 1998, entretanto o próprio Johnson conseguiu fugir para a embaixada dos Estados Unidos. Depois de uma última tentativa dos paramilitares de Taylor de matá-lo ali, causando um grande incidente diplomático, Johnson foi evacuado para o Gana. Embora os confrontos resultassem efetivamente numa vitória política para Taylor, já que ele removeu Johnson da Libéria, os assassinatos em massa do povo krahn após os confrontos contribuíram para o início da Segunda Guerra Civil da Libéria, na qual o presidente seria deposto.



 ver · editar Você sabia…
  • ... que, antes da Primeira Guerra Civil da Libéria o Projeto Hidrelétrico Mount Coffee (Mount Coffee Hydropower Project) produzia 35 por cento da electricidade da Libéria?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa

Liberia Regions map.png


Mapa da Libéria.

 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Biografia selecionada

Charles McArthur Ghankay Taylor, muitas vezes chamado de Charles Taylor, (nascido em 28 de janeiro de 1948 em Arthington, Libéria) é um antigo presidente da Libéria de 1997 a 2003. Foi um líder militar proeminente na guerra civil liberiana da década de 1990; e, é, entre outros acusados, ​​de ter favorecido esta guerra civil que durou mais de dez anos.

Ele foi acusado pelo Tribunal Especial para Serra Leoa. O Conselho de Segurança apelou a todos os governos para congelar seus bens e os de sua família. Viveu no exílio na Nigéria durante vários anos, até que, em março de 2006, enquanto tentava fugir para Camarões, ele foi preso e extraditado para a Serra Leoa.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Libéria na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Libéria no Commons Libéria no Commons
Imagens e mídia
Libéria no Wikcionário Libéria no Wikcionário
Definições
Libéria no Wikilivros Libéria no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Libéria no Wikinotícias Libéria no Wikinotícias
Notícias
Libéria no Wikiquote Libéria no Wikiquote
Citações
Libéria no Wikisource Libéria no Wikisource
Biblioteca
Libéria na Wikiversidade Libéria na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar