Portal:Espanha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

(Atualizar Conteúdos)

Portal Espanha


Flag of Spain.svg
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Espanha.


 ver·editar Espanha


Localização da Espanha.

A Espanha é um país da Europa meridional localizado na Península Ibérica. Tem a norte o golfo da Biscaia, a França e Andorra, a leste e a sul o mar Mediterrâneo, a sul o território britânico de Gibraltar, a oeste Portugal e a sul e oeste o Oceano Atlântico. Além da porção ibérica, a Espanha possui também os arquipélagos das Baleares no Mediterrâneo e das Canárias no Atlântico e as cidades de Ceuta e Melilla (além de várias ilhotas e rochedos junto à costa africana), e o enclave de Llívia, rodeado por França.

O país está dividido em comunidades autônomas. Algumas destas comunidades, como a Galiza, o País Basco (País Vasco, em castelhano, ou Euskadi em basco), a Comunidade Valenciana (Comunidad Valenciana, em castelhano, ou Comunitat Valenciana em valenciano) e a Catalunha (Catalunya em catalão e Cataluña em castelhano), têm línguas próprias. Desde a sua adesão à União Europeia em 1986, a Espanha tornou-se um país altamente industrializado e a 8.ª maior economia mundial.


 ver·editar Artigo em destaque


Sfida scacchistica alla corte del Re di Spagna, por Luigi Mussini (1883)
O Xadrez na Espanha refere-se a contribuição da Espanha na história do xadrez desde sua assimilação por volta do século X até a atualidade. Os espanhóis receberam o Xatranje, um dos antecessores do xadrez, a partir dos árabes durante a invasão árabe da Península Ibérica entre os séculos VII e XV. A medida que o xadrez se espalhava pelo restante da Europa, a Espanha contribuiu com as principais literaturas sobre o xadrez do período, culminando com o Libro de los juegos (1283), encomendado por Afonso X no século XIII. Também são de origem espanhola as primeiras evidências arqueológicas do jogo em solo europeu.

Com as reformulações das regras do jogo no século XV, a Espanha foi um dos primeiros países europeus a publicar uma nova literatura a respeito e revelar o primeiro grandes mestre do jogo. Ruy López de Segura, um bispo da região do Rio Segura, é considerado o primeiro campeão mundial não oficial tendo publicado o livro Libro de la Invención Liberal y Arte del Juego del Axedrez, uma da primeiras obras do xadrez moderno.



 ver·editar História


Reconquista4.jpg

A Reconquista (também referenciada como Conquista cristã) é a designação historiográfica para o movimento cristão com início no século VIII que visava à recuperação dos Visigodos cristãos das terras perdidas para os árabes durante a invasão da Península Ibérica.

Os muçulmanos não conseguiram ocupar a região montanhosa das Astúrias, onde resistiram muitos refugiados; aí surgiria Pelágio (ou Pelaio) que se pôs à frente dos refugiados, iniciando imediatamente um movimento para reconquistar o território perdido.

A guerra tinha um objectivo: reapoderarem-se das terras e de tudo o que nelas existia. A ocupação das terras conquistadas fazia-se com um cerimonial: cum cornu et albende de rege, isto é, com o toque das trombetas e a bandeira desfraldada.

A ideia de «cruzada» só veio a surgir na época das Cruzadas (1096). A reconquista de todo o território peninsular vai durar cerca de oito séculos, só ficando concluída em 1492 com a reconquista do reino muçulmano de Granada pelos Reis Católicos. Em Portugal, a reconquista terminou com a conquista definitiva de Silves pelas forças de D. Afonso III, em 1253. Mais tarde, a expansão marítima portuguesa, precedida pela conquista das praças africanas foi considerada, em parte, como uma continuação da Reconquista.

(Ler artigo completo...)
 ver·editar Imagem destacada


Hemispheric - Valencia, Spain - Jan 2007.jpg

Hemisférico, na cidade de Valencia.


 ver·editar Categorias
 ver·editar Datas comemorativas
 ver·editar Você sabia?



 ver·editar Biografia destacada


Casillas treinando pela Seleção Espanhola
Iker Casillas Fernández (Móstoles, 20 de maio de 1981) é um goleiro de futebol espanhol.

Goleiro titular do Futebol Clube do Porto, no qual joga desde as categorias de base. Tem vários títulos no currículo, entre eles duas ligas, duas Supercopas da Espanha, duas Liga dos Campeões. Com a seleção espanhola, da qual é também titular, ganhou o Campeonato Mundial Sub-20 de 1999, realizado na Nigéria, e na UEFA Euro 2008, realizado na Áustria e Suíça. Casillas tem contrato vitalício com seu atual clube o Real Madrid da Espanha.

Casillas tornou-se titular do Real Madrid com apenas 18 anos, deixando no banco goleiros consagrados. Nessa mesma equipe, conseguiu o seu primeiro título da Liga dos Campeões na temporada 1999-00.

Na temporada 2006-07 Casillas provou ser um goleiro completo, um dos melhores do mundo, evitando a derrota do Real Madrid em diversas oportunidades.

Foi eleito o melhor goleiro do mundo no ano de 2008 pela Federação de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) desbancando nomes como Buffon, e Julio Cesar (considerados por muitos o melhor da atualidade).

 ver·editar Como colaborar!



Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão:

Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.


 ver·editar Wikimedia


Espanha no Wikinotícias     Espanha no Wikiquote     Espanha no Wikilivros     Espanha no Wikisource     Espanha no Wikcionário     Espanha na Wikiversidade     Espanha no Wikivoyage     Espanha no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/EspanhaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/EspanhaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/EspanhaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/EspanhaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/EspanhaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/EspanhaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/EspanhaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:EspanhaCommons-logo.svg
 ver·editar Outros portais