Portal:Catalunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
 ver·editar 
Portal da Catalunha
Flag of Catalonia.svg

Catalunha (originalmente em catalão Catalunya; em castelhano Cataluña) é uma comunidade autónoma da Espanha situada a nordeste da Península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km², limitada a norte pela França e por Andorra, a leste com o Mar Mediterrâneo, a sul com a Comunidade Valenciana e a oeste com Aragão. A capital e área urbana mais populosa da Catalunha é a cidade de Barcelona.

A Catalunha era reconhecida como uma nacionalidade no artigo segundo da Constituição Espanhola onde se referia a nacionalidade histórica, reconhecia e garantia o direito à sua autonomia. No preâmbulo do seu Estatuto de Autonomia, aprovado pelo povo catalão via referendo em 2006, a Catalunha era definida como nação. Contudo, após uma tentativa unilateral e inconstitucional de se proclamar como república independente, o Governo da Espanha suspendeu a autonomia da Catalunha por aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola de 1978.


Crystal 128 forward.png
Mais sobre a Catalunha


 ver·editar Artigo selecionado
Antoni Gaudi 1878.jpg

Antoni Gaudí i Cornet (Reus ou Riudoms, 25 de junho de 1852Barcelona, 10 de junho de 1926) foi um famoso arquiteto catalão e figura de ponta do Modernismo catalão. As obras de Gaudi revelam um estilo único e individual e estão em sua maioria na cidade de Barcelona.

Grande parte da obra de Gaudi é marcada pelas suas grandes paixões: arquitetura, natureza e religião. Gaudi dedicava atenção aos mais ínfimos detalhes de cada uma das suas obras, incorporando nelas uma série de ofícios que dominava: cerâmica, vitral, ferro forjado e marcenaria. Introduziu novas técnicas no tratamento de materiais, como o trencadís, realizado com base em fragmentos cerâmicos.

Depois de vários anos sob influência do neogótico e de técnicas orientais, Gaudi tornou-se parte do movimento modernista catalão, que atingiu o seu apogeu durante o final do século XIX e início do século XX. O conjunto da sua obra transcende o próprio movimento, culminando num estilo orgânico único inspirado na natureza. Gaudi raramente desenhava projetos detalhados, preferindo a criação de maquetes e modelava os detalhes à medida que os concebia.

A obra de Gaudi é amplamente reconhecida internacionalmente e objeto de inúmeros estudos, sendo apreciada não só por arquitetos como pelo público em geral. A sua obra-prima, a inacabada Sagrada Família, é um dos monumentos mais visitados de Espanha. Entre 1984 e 2005, sete das suas obras foram classificadas como Património Mundial pela UNESCO. A devoção católica de Gaudi intensificou-se ao longo da sua vida e a sua obra é rica no imaginário religioso, o que levou que fosse proposta a sua beatificação. (leia mais)

 ver·editar História
Manifestació10J-293.JPG

A Catalunha é uma nação sob regime de comunidade autónoma histórica localizada no nordeste da Península Ibérica formada inicialmente a partir de municípios que formaram a Marca de fronteira do Império Carolíngio e da extensão e completando unidade foi durante toda a Idade Média. Após a união dinástica do Condado de Barcelona e do reino de Aragão, no século XII, os territórios catalães faziam parte integrante da Coroa de Aragão, alcançando um marítima notável e domínio comercial no final do período medieval. Atualmente, a palavra é comummente usada para se referir a Catalunha da comunidade autônoma de mesmo nome, localizada na Espanha. Mas também pode ser usado dentro do contexto de Países Catalães, um conceito político que engloba a Catalunha com outros territórios de cultura catalã. (leia mais)

 ver·editar Categorias
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Mapa
Cataluna in Spain (plus Canarias).svg
A localização da Catalunha (em vermelho) na Espanha.
 ver·editar Curiosidades

Sabia que...

… na Catalunha é tradição colocar a imagem de um boneco defecando nos presépios de Natal?
… a Polícia da Catalunha é a polícia civil mais antiga da Europa, atuando desde 1719?
… as touradas são proibidas na Catalunha?
… em 1873, a Catalunha foi república por um ano?

 ver·editar Imagem selecionada
Esglesia de Sant Bartomeu.JPG

Passeio marítimo de Sitges
 ver·editar Colabore
Colabore!

Agradecemos todo o interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Catalunha na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a vossa colaboração.

Veja também
 ver·editar Projetos
 ver·editar Wikimedia
Catalunha no Wikinotícias     Catalunha no Wikiquote     Catalunha no Wikilivros     Catalunha no Wikisource     Catalunha no Wikcionário     Catalunha na Wikiversidade     Catalunha no Wikivoyage     Catalunha no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:CatalunhaCommons-logo.svg
Purgar cache do servidor