Portal:Catalunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar 
Portal da Catalunha

Catalunha (originalmente em catalão Catalunya; em castelhano Cataluña) é uma comunidade autónoma da Espanha situada a nordeste da Península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km², limitada a norte pela França e por Andorra, a leste com o Mar Mediterrâneo, a sul com a Comunidade Valenciana e a oeste com Aragão. A capital e área urbana mais populosa da Catalunha é a cidade de Barcelona.

A Catalunha era reconhecida como uma nacionalidade no artigo segundo da Constituição Espanhola onde se referia a nacionalidade histórica, reconhecia e garantia o direito à sua autonomia. No preâmbulo do seu Estatuto de Autonomia, aprovado pelo povo catalão via referendo em 2006, a Catalunha era definida como nação. Contudo, após uma tentativa unilateral e inconstitucional de se proclamar como república independente, o Governo da Espanha suspendeu a autonomia da Catalunha por aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola de 1978.


Mais sobre a Catalunha
Mais sobre a História da Catalunha


 ver · editar Artigo selecionado

O Independentismo catalão é uma corrente política, derivada do nacionalismo catalão, que reivindica a independência da Catalunha ou dos Países Catalães, face à Espanha e França, e a sua livre e direta integração na União Europeia. O independentismo catalão assenta-se no princípio de que a Catalunha é uma nação, aludindo à sua história, cultura, língua própria e direito civil, e afirma que esta não alcançará a sua plenitude cultural, social e económica enquanto fizer parte da Espanha.

O partido político que atualmente representa de forma mais explícita esta corrente é Esquerda Republicana da Catalunha (ERC), que utiliza a Constituição Espanhola de 1978 e participa ativamente na vida política catalã e espanhola, usando as regras do jogo democrático com o objetivo de conseguir, por via pacífica, o direito à autodeterminação da Catalunha, ou seja, alcançar a independência desta comunidade autónoma espanhola.

Uma parte dos partidários desta corrente política não só aspira a independência da Catalunha, como também a anexação dos denominados Países Catalães: Comunidade Valenciana, Ilhas Baleares, Rossilhão na França (a denominada Catalunha Norte), Faixa de Aragão (Aragão), El Carxe (comarca de Múrcia) e Alguer (na Sardenha, Itália), os quais, juntamente com Comunidade Autónoma da Catalunha (excluindo o Vale de Arão), uma vez independentes, formariam um grande Estado confederado catalão. (leia mais)

 ver · editar História

A Catalunha é uma nação sob regime de comunidade autónoma histórica localizada no nordeste da Península Ibérica formada inicialmente a partir de municípios que formaram a Marca de fronteira do Império Carolíngio e da extensão e completando unidade foi durante toda a Idade Média. Após a união dinástica do Condado de Barcelona e do reino de Aragão, no século XII, os territórios catalães faziam parte integrante da Coroa de Aragão, alcançando um marítima notável e domínio comercial no final do período medieval. Atualmente, a palavra é comummente usada para se referir a Catalunha da comunidade autônoma de mesmo nome, localizada na Espanha. Mas também pode ser usado dentro do contexto de Países Catalães, um conceito político que engloba a Catalunha com outros territórios de cultura catalã. (leia mais)

 ver · editar Categorias
 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Mapa
A localização da Catalunha (em vermelho) na Espanha.
 ver · editar Curiosidades

Sabia que...

… na Catalunha é tradição colocar a imagem de um boneco defecando nos presépios de Natal?
… a Polícia da Catalunha é a polícia civil mais antiga da Europa, atuando desde 1719?
… as touradas são proibidas na Catalunha?
… em 1873, a Catalunha foi república por um ano?

 ver · editar Imagem selecionada


Ruínas de Bages
 ver · editar Colabore
Colabore!
Colabore!

Agradecemos todo o interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Catalunha na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a vossa colaboração.

Veja também
 ver · editar Projetos
 ver · editar Wikimedia
Catalunha no Commons Catalunha no Commons
Imagens e mídia
Catalunha no Wikcionário Catalunha no Wikcionário
Definições
Catalunha no Wikilivros Catalunha no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Catalunha no Wikinotícias Catalunha no Wikinotícias
Notícias
Catalunha no Wikiquote Catalunha no Wikiquote
Citações
Catalunha no Wikisource Catalunha no Wikisource
Biblioteca
Catalunha na Wikiversidade Catalunha na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


Purgar cache do servidor