Portal:Catalunha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
 ver·editar 
Portal da Catalunha
Flag of Catalonia.svg

Catalunha (originalmente em catalão Catalunya; em castelhano Cataluña) é uma comunidade autónoma da Espanha situada a nordeste da Península Ibérica. Ocupa um território de cerca de 32.000 km², limitada a norte pela França e por Andorra, a leste com o Mar Mediterrâneo, a sul com a Comunidade Valenciana e a oeste com Aragão. A capital e área urbana mais populosa da Catalunha é a cidade de Barcelona.

A Catalunha era reconhecida como uma nacionalidade no artigo segundo da Constituição Espanhola onde se referia a nacionalidade histórica, reconhecia e garantia o direito à sua autonomia. No preâmbulo do seu Estatuto de Autonomia, aprovado pelo povo catalão via referendo em 2006, a Catalunha era definida como nação. Contudo, após uma tentativa unilateral e inconstitucional de se proclamar como república independente, o Governo da Espanha suspendeu a autonomia da Catalunha por aplicação do artigo 155 da Constituição espanhola de 1978.


Crystal 128 forward.png
Mais sobre a Catalunha


 ver·editar Artigo selecionado
Posicionament dels municipis catalans respecte el referèndum de l'u d'octubre.svg

O referendo de independência da Catalunha de 2017 (oficialmente em catalão: Referèndum d'Autodeterminació de Catalunya; conhecido como 1-O) foi convocado pelo Governo Regional da Catalunha (Generalidade da Catalunha) para o dia 1 de outubro de 2017. Os eleitores catalães deviam tomar posição sobre a pergunta "Quer que a Catalunha seja um estado independente em forma de república?".

O Governo da Espanha se opõe a qualquer referendo sobre o separatismo catalão porque a Constituição espanhola de 1978 não permite uma votação sobre a independência de qualquer região espanhola, ao mesmo tempo que julga ilegal qualquer votação sem o seu consentimento. Esta interpretação também é favorecida pelo Conselho de Garantias Estatutárias da Catalunha. No entanto, o governo catalão invoca o direito à autodeterminação para convocar o referendo.

Após uma ação de inconstitucionalidade movida pelo governo espanhol, o Tribunal Constitucional de Espanha anulou a resolução emanada pelo Parlamento da Catalunha para realizar tal votação. Contudo, o Governo da Catalunha sustentou que a votação continuaria a ser realizada em 1 de outubro.

O governo catalão tentou frustrar ações legais em nome do governo espanhol, apressando uma lei do referendo por meio de seu próprio parlamento, por maioria simples, em setembro, declarando que seria então uma legalidade "somente catalã". A vice-primeira-ministra da Espanha, Soraya Sáenz de Santamaría, notificou antecipadamente o governo catalão que o Estado espanhol derrubaria a lei do referendo logo após a aprovação. (leia mais...)


 ver·editar História
Manifestació10J-293.JPG

A Catalunha é uma nação sob regime de comunidade autónoma histórica localizada no nordeste da Península Ibérica formada inicialmente a partir de municípios que formaram a Marca de fronteira do Império Carolíngio e da extensão e completando unidade foi durante toda a Idade Média. Após a união dinástica do Condado de Barcelona e do reino de Aragão, no século XII, os territórios catalães faziam parte integrante da Coroa de Aragão, alcançando um marítima notável e domínio comercial no final do período medieval. Atualmente, a palavra é comummente usada para se referir a Catalunha da comunidade autônoma de mesmo nome, localizada na Espanha. Mas também pode ser usado dentro do contexto de Países Catalães, um conceito político que engloba a Catalunha com outros territórios de cultura catalã. (leia mais)

 ver·editar Categorias
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Mapa
Cataluna in Spain (plus Canarias).svg
A localização da Catalunha (em vermelho) na Espanha.
 ver·editar Curiosidades

Sabia que...

… na Catalunha é tradição colocar a imagem de um boneco defecando nos presépios de Natal?
… a Polícia da Catalunha é a polícia civil mais antiga da Europa, atuando desde 1719?
… as touradas são proibidas na Catalunha?
… em 1873, a Catalunha foi república por um ano?

 ver·editar Imagem selecionada
Castellnou de Bages, absis i castell - panoramio.jpg

Ruínas de Bages
 ver·editar Colabore
Colabore!

Agradecemos todo o interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Catalunha na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a vossa colaboração.

Veja também
 ver·editar Projetos
 ver·editar Wikimedia
Catalunha no Wikinotícias     Catalunha no Wikiquote     Catalunha no Wikilivros     Catalunha no Wikisource     Catalunha no Wikcionário     Catalunha na Wikiversidade     Catalunha no Wikivoyage     Catalunha no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/CatalunhaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:CatalunhaCommons-logo.svg
Purgar cache do servidor