Portal:República Dominicana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of the Dominican Republic.svg Bem vindo ao portal da
República Dominicana
Catedral Primada de America.jpgBavaro.jpg07-05BarahonaDRCliff.jpgCathedral Higüey.jpg


Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of the Dominican Republic

A República Dominicana é um país das Caraíbas (do Caribe) que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti, sua única fronteira terrestre, a oeste. Possui, ainda, duas fronteiras marítimas: Porto Rico, a leste, e a colónia britânica de Turks e Caicos, a noroeste. Sua capital é Santo Domingo.

Location on the world map

A República Dominicana foi o local do primeiro assentamento europeu permanente nas Américas e a sua capital Santo Domingo, também foi a primeira capital colonial nas Américas. Foi o local da primeira catedral, universidade, estrada construída por europeus, fortaleza européia, e muito mais.

Durante a maior parte de sua história independente, o país experimentou turbulência e instabilidade política, sofrendo com muitos governos não-representativos e tirânicos. No entanto, desde a morte do ditador militar Rafael Leónidas Trujillo, em 1961, a República Dominicana se moveu em direção à democracia representativa.



Artigo em destaque

Humanitarian G.I.'s. Firefight where G.I. pushes little kid under jeep for protection, Santo Domingo, May 5., 1965 - NARA - 541806.tif

A Invasão da República Dominicana pelos Estados Unidos (sob o nome de Operação Power Pack) ocorreu em 1965. Os fuzileiros desembarcaram no dia 28 de abril e foram, posteriormente, apoiados por elementos do Exército dos Estados Unidos pela 82ª Divisão Aerotransportada.

A Força Interamericana de Paz foi criada pela Organização dos Estados Americanos em 23 de maio de 1965, após a intervenção estadunidense. Foi constituída por mais de 42.600 militares dos Estados Unidos, 1.130 brasileiros, 250 hondurenhos, 184 paraguaios, 160 nicaraguenses, 21 costarriquenhos e 3 salvadorenhos. A intervenção estadunidense terminou em setembro de 1966 quando a 1ª Brigada da 82ª Divisão Aerotransportada, a última unidade norte-americana que permaneceu no país, foi retirada. O governo brasileiro assumiu a operação dos Estados Unidos em 1966 e a FIP foi dissolvida em 1967.


Você sabia…

  • ... que a República Dominicana foi o primeiro território americano a ser descoberto por Cristóvão Colombo?
  • ... que a ilha era chamada de Quisqueya pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas?


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Imagem selecionada

Santo Domingo - Catedral Santa Maria La Menor 02.JPG
Catedral Santa María La Menor, entrada principal.


Biografia selecionada

Amelia Vega6.jpg

Amelia Vega Polanco (Santo Domingo, 7 de novembro de 1984) é uma atriz, cantora, modelo e rainha da beleza dominicana. Coroada Miss República Dominicana aos 17 anos, no ano seguinte, se tornou a primeira mulher dominicana a ser nomeada Miss Universo em 2003. Aos 18 anos, foi a mais jovem vencedora do concurso desde 1994. Vega é sobrinha do cantor vencedor do Grammy Juan Luis Guerra e esposa do jogador da NBA Al Horford.



Categorias

WikiProjetos

Portais relacionados

Associados Wikimedia


Recarregar