Portal:República Dominicana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Coat of arms of the Dominican Republic.svg Bem vindo ao portal da
República Dominicana
Catedral Primada de America.jpgBavaro.jpg07-05BarahonaDRCliff.jpgCathedral Higüey.jpg

Introdução

Bandeira da República Dominicana

A República Dominicana é um país das Caraíbas (do Caribe) que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti, sua única fronteira terrestre, a oeste. Possui, ainda, duas fronteiras marítimas: Porto Rico, a leste, e a colónia britânica de Turks e Caicos, a noroeste. Sua capital é Santo Domingo.

Localização no mapa do mundo

A República Dominicana foi o local do primeiro assentamento europeu permanente nas Américas e a sua capital Santo Domingo, também foi a primeira capital colonial nas Américas. Foi o local da primeira catedral, universidade, estrada construída por europeus, fortaleza européia, e muito mais.

Durante a maior parte de sua história independente, o país experimentou turbulência e instabilidade política, sofrendo com muitos governos não-representativos e tirânicos. No entanto, desde a morte do ditador militar Rafael Leónidas Trujillo, em 1961, a República Dominicana se moveu em direção à democracia representativa.



Artigo em destaque

Humanitarian G.I.'s. Firefight where G.I. pushes little kid under jeep for protection, Santo Domingo, May 5., 1965 - NARA - 541806.tif

A Guerra Civil na República Dominicana de 1965, também conhecida como Revolução de Abril de 1965, é um dos eventos mais importantes da história recente da República Dominicana. O conflito começou quando partidários civis e militares do presidente constitucionalmente eleito Juan Bosch depuseram o presidente Donald Reid Cabral. Esse grupo pretendia restaurar o governo do presidente Juan Bosch, deposto por um golpe de Estado em setembro de 1963, o primeiro governo democraticamente eleito pelas urnas depois da execução do ditador Rafael Leónidas Trujillo. O golpe de Estado de 1965 levou o general Elías Wessin y Wessin a organizar milicias leais ao presidente Reid (conhecidas como lealistas), iniciando uma campanha contra os chamados rebeldes constitucionalistas. As alegações de apoio estrangeiro aos rebeldes levariam a uma intervenção dos Estados Unidos no conflito sob o pretexto de impedir o estabelecimento de outro governo comunista do hemisfério ocidental, que mais tarde se tornaria uma ocupação da Organização dos Estados Americanos (OEA) no país. Eleições foram realizadas em 1966, nas quais Joaquín Balaguer seria eleito para a presidência. Mais tarde, no mesmo ano, tropas internacionais se retiraram do país.


Você sabia…

  • ... que a República Dominicana foi o primeiro território americano a ser descoberto por Cristóvão Colombo?
  • ... que a ilha era chamada de Quisqueya pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas?


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Imagem selecionada

Flickr - ronsaunders47 - Across the bay 2-DOMINICAN REPUBLIC.jpg
Área perto de Puerto Plata, República Dominicana.


Biografia selecionada

Felix Sanchez Berlin 2009.JPG

Félix Sánchez (30 de agosto de 1977, em Nova Iorque) é um atleta dominicano especialista em 400 metros com barreiras, que se notabilizou ao conquistar um título olímpico e dois campeonatos mundiais.

Número um mundial incontestável da disciplina, Félix Sánchez venceu a final dos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004 com a marca de 47.63, à frente do jamaicano Danny McFarlane e do francês Naman Keita, obtendo a primeira medalha de ouro olímpica da história da República Dominicana.


Categorias

WikiProjetos

Portais relacionados

Associados Wikimedia


Recarregar