Portal:República Dominicana

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of the Dominican Republic.svg Bem vindo ao portal da
República Dominicana
Catedral Primada de America.jpgBavaro.jpg07-05BarahonaDRCliff.jpgCathedral Higüey.jpg


Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of the Dominican Republic

A República Dominicana é um país das Caraíbas (do Caribe) que ocupa os dois terços orientais da ilha Hispaniola, que compartilha com o Haiti, sua única fronteira terrestre, a oeste. Possui, ainda, duas fronteiras marítimas: Porto Rico, a leste, e a colónia britânica de Turks e Caicos, a noroeste. Sua capital é Santo Domingo.

Location on the world map

A República Dominicana foi o local do primeiro assentamento europeu permanente nas Américas e a sua capital Santo Domingo, também foi a primeira capital colonial nas Américas. Foi o local da primeira catedral, universidade, estrada construída por europeus, fortaleza européia, e muito mais.

Durante a maior parte de sua história independente, o país experimentou turbulência e instabilidade política, sofrendo com muitos governos não-representativos e tirânicos. No entanto, desde a morte do ditador militar Rafael Leónidas Trujillo, em 1961, a República Dominicana se moveu em direção à democracia representativa.



Artigo em destaque

Humanitarian G.I.'s. Firefight where G.I. pushes little kid under jeep for protection, Santo Domingo, May 5., 1965 - NARA - 541806.tif

A Invasão da República Dominicana pelos Estados Unidos (sob o nome de Operação Power Pack) ocorreu em 1965. Os fuzileiros desembarcaram no dia 28 de abril e foram, posteriormente, apoiados por elementos do Exército dos Estados Unidos pela 82ª Divisão Aerotransportada.

A Força Interamericana de Paz foi criada pela Organização dos Estados Americanos em 23 de maio de 1965, após a intervenção estadunidense. Foi constituída por mais de 42.600 militares dos Estados Unidos, 1.130 brasileiros, 250 hondurenhos, 184 paraguaios, 160 nicaraguenses, 21 costarriquenhos e 3 salvadorenhos. A intervenção estadunidense terminou em setembro de 1966 quando a 1ª Brigada da 82ª Divisão Aerotransportada, a última unidade norte-americana que permaneceu no país, foi retirada. O governo brasileiro assumiu a operação dos Estados Unidos em 1966 e a FIP foi dissolvida em 1967.


Você sabia…

  • ... que a República Dominicana foi o primeiro território americano a ser descoberto por Cristóvão Colombo?
  • ... que a ilha era chamada de Quisqueya pelos índios arauaques (ou taínos) e caraíbas?


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Imagem selecionada

Dominican Republic Los Haitises birds island.jpeg
Uma ilha na baía de San Lorenzo (Parque Nacional Los Haitises, República Dominicana).


Biografia selecionada

Felix Sanchez Berlin 2009.JPG

Félix Sánchez (30 de agosto de 1977, em Nova Iorque) é um atleta dominicano especialista em 400 metros com barreiras, que se notabilizou ao conquistar um título olímpico e dois campeonatos mundiais.

Número um mundial incontestável da disciplina, Félix Sánchez venceu a final dos Jogos Olímpicos de Atenas de 2004 com a marca de 47.63, à frente do jamaicano Danny McFarlane e do francês Naman Keita, obtendo a primeira medalha de ouro olímpica da história da República Dominicana.


Categorias

WikiProjetos

Portais relacionados

Associados Wikimedia


Recarregar