Portal:Finlândia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
 ver·editar Finlândia Portal da Finlândia
Flag of Finland.svg Coat of arms of Finland.svg
Finland in Europe (-rivers -mini map).svg

Finlândia (em finlandês: Loudspeaker.svg? Suomi , pronunciado: [suomi]; em sueco: Loudspeaker.svg? Finland, pronunciado: [ˈfɪnland]), oficialmente República da Finlândia, é um país nórdico situado na região da Fino-Escandinávia, no norte da Europa. Faz fronteira com a Suécia a oeste, com a Rússia a leste e com a Noruega ao norte, enquanto a Estônia está ao sul através do Golfo da Finlândia. A capital do país é Helsinque. Cerca de 5,3 milhões de pessoas vivem na Finlândia, sendo que a maior parte da população está concentrada no sul do país. É o oitavo maior país da Europa em extensão e o país menos densamente povoado da União Europeia. A língua materna de quase toda a população é o finlandês, que é uma das línguas fino-úgricas e é mais estreitamente relacionado com o estoniano. O finlandês é apenas uma das quatro línguas oficiais da UE que não são de origem Indo-Europeia. A segunda língua oficial da Finlândia - o Sueco - é a língua nativa de 5,5 por cento da população.

O país foi uma parte da Suécia e em 1809 um Grão-Ducado autônomo dentro do Império Russo. A Declaração de independência da Finlândia foi feita em 1917 e foi seguida por uma guerra civil, guerras contra a União Soviética e a Alemanha nazista e por um período de neutralidade oficial durante a Guerra Fria. A Finlândia aderiu à ONU em 1955, à OCDE em 1969, à União Europeia em 1995 e desde o início, faz parte da Zona do Euro. O país foi classificado como o segundo mais "estável" do mundo, depois da Dinamarca, em uma pesquisa baseada em indicadores sociais, econômicos, políticos e militares. O país teve um atraso relativo no seu processo de industrialização, permanecendo como um país essencialmente agrário até os anos 1950. Posteriormente, o desenvolvimento econômico foi rápido e o país atingiu um dos melhores níveis de renda e qualidade de vida do mundo já na década de 1970. Entre 1970 e 1990, a Finlândia construiu um Estado de bem-estar social.

Depois de uma depressão econômica no início de 1990, os sucessivos governos do país reformaram o sistema econômico finlandês, mantendo entretanto um papel do Estado preponderante, servindo tanto como financiador de empresas privadas como sendo ele próprio um stakeholder, através de empresas públicas muito eficazes. O sistema de bem-estar social e uma tradição de estado presente impediram que as experiências de privatizações e desregulamentação econômica europeias fossem plenamente incorporadas na Finlândia.




 ver·editar Artigo destacado
Nightwish em show ao vivo. Helsinque, Finlândia, em 19 de setembro de 2009

Nightwish é uma banda finlandesa de metal sinfônico formada em 1996 na cidade de Kitee, na Finlândia, pelo tecladista e compositor Tuomas Holopainen; a formação original ainda contava com o guitarrista Emppu Vuorinen e a vocalista Tarja Turunen. Em 2010, o grupo tem cinco integrantes, sendo que Tarja e o primeiro baixista, Sami Vänskä, já não estão mais envolvidos.

O Nightwish era popular na Finlândia desde o lançamento de seu primeiro álbum, Angels Fall First (1997), e ganhou fama na Europa com o álbum Oceanborn (1998). Contudo, foi com os álbuns Wishmaster e Century Child que adquiriu reconhecimento mundial. O álbum de 2004, Once, foi um grande sucesso internacional, permitindo que o Nightwish realizasse várias turnês visitando dezenas de países ao redor do mundo, e o single Nemo incluiu a banda dentro da programação da MTV, assim como o single Wish I Had an Angel, ambos usados em trilhas sonoras de filmes norte-americanos.

Em 2005, o Nightwish lançou mais um single de Once e em 27 de setembro lançou a coletânea Highest Hopes, contendo músicas de todos os seus álbums e também um single independente, Sleeping Sun, que contou com um vídeo promocional; ao fim de 2005 Once havia vendido mais um milhão de cópias no mundo e sua turnê, Once Upon a Tour, tinha mais de 130 shows realizados. Em 21 de outubro de 2005, após o fim da Once Upon a Tour, Tarja foi oficialmente demitida da banda através de uma carta aberta para a imprensa; após a demissão a banda ficou todo o ano de 2006 em pausa e em 24 de maio de 2007 a nova vocalista, Anette Olzon, foi finalmente anunciada.


 ver·editar Imagem destacada
 ver·editar Você sabia?
  • ... que a Finlândia é o 13º melhor país segundo o Índice de Desenvolvimento Humano da ONU?
  • ... que a Finlândia ganhou o Eurovisão de 2006 com a canção "Hard Rock Hallelujah", cantada pela banda Lordi?
  • ... que no ponto mais setentrional da Finlândia, o Sol não se põe durante 73 dias no verão e não chega a nascer durante 51 dias no inverno.
  • ... que de acordo com o estudo do Auditório mundial a Finlândia é o país menos corrupto e mais democrático do mundo?
 ver·editar Wikiprojetos

Há um WikiProjeto ativo sobre Finlândia, o Projecto:Finlândia.

 ver·editar Biografia selecionada
Kimi Raikkonen 2016 Malaysia.jpg

Kimi-Matias Räikkönen (Espoo, 17 de outubro de 1979) é um automobilista finlandês, que pilota pela equipe Ferrari na Fórmula 1. Räikkönen entrou na Fórmula 1 como piloto regular para a equipe Sauber-Petronas em 2001. Tendo apenas em categorias bem iniciantes de monopostos, recebeu sua superlicença da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) após uma promessa de entrega de desempenho feita pelo seu chefe, Peter Sauber.Mudou para a McLaren Mercedes em 2002, e se tornou competitivo ao título ao terminar as temporadas de 2003 e 2005 como vice-campeão, atrás de Michael Schumacher e Fernando Alonso, respectivamente. As temporadas de Räikkönen de 2003 e 2005 foram marcadas por várias falhas de consistência das suas McLaren.

Räikkönen mudou para a Ferrari em 2007, se tornando o piloto mais bem pago da história do automobilismo com um salário estimado em US$51 milhões por ano. Sua mudança para a Ferrari seguiu com a conquista do seu primeiro Campeonato Mundial de Fórmula 1, vencendo os pilotos da McLaren Lewis Hamilton e Fernando Alonso por um ponto, e também se tornando um dos pouquíssimos pilotos a vencer uma primeira temporada na Ferrari.


 ver·editar Por temas
 ver·editar Colabore!
 ver·editar Categorias
 ver·editar Associados Wikimedia
Finlândia no Wikinotícias     Finlândia no Wikiquote     Finlândia no Wikilivros     Finlândia no Wikisource     Finlândia no Wikcionário     Finlândia na Wikiversidade     Finlândia no Wikivoyage     Finlândia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Finl%C3%A2ndiaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Finl%C3%A2ndiaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Finl%C3%A2ndiaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Finl%C3%A2ndiaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Finl%C3%A2ndiaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Finl%C3%A2ndiaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Finl%C3%A2ndiaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Finl%C3%A2ndiaCommons-logo.svg

Recarregar