Portal:Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Denmark satellit3.jpg
Bem-vindo ao
Portal da Dinamarca
Dannebrog.jpg
 ver·editar Dinamarca Portal da Dinamarca
Flag of Denmark.svg National Coat of arms of Denmark.svg
Denmark in Europe.svg

Dinamarca (em Inglês e dinamarquês: Denmark, [ˈd̥ɛnmɑɡ̊]), oficialmente Reino da Dinamarca, é um país nórdico da Europa setentrional e membro sênior do Reino da Dinamarca, que têm como dependências a Groenlândia e as Ilhas Feroé, além da Dinamarca propriamente dita. É o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha. As fronteiras da Dinamarca estão limitadas a norte pelo estreito de Skagerrak, que a separa da Noruega, a leste pelo estreito de Kattegat, que a separa da Suécia e pelo Mar Báltico, a sul pela Alemanha e a oeste pelo Mar do Norte. O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e 443 ilhas, das quais 78 habitadas, com destaque para a Zelândia (Sjælland), Funen (Fyn), Vendsyssel-Thy, Lolland, Falster e Bornholm, assim como centenas de ilhas menores, muitas vezes referidas como o Arquipélago Dinamarquês. A Dinamarca há muito tempo controla a entrada e a saída do mar Báltico, já que isso só pode acontecer por meio de três canais, que também são conhecidos como os "Estreitos Dinamarqueses".



 ver·editar Artigo destacado
King Diamond live 2006.jpg

Mercyful Fate foi uma banda de heavy metal formada na cidade de Copenhague, Dinamarca, em 1981, durante a nova onda do metal britânico. Inicialmente composta pelo vocalista King Diamond, os guitarristas Hank Shermann e Michael Denner, o baixista Timi Hansen e o baterista Kim Ruzz, é citada entre as principais influências do black metal, thrash metal, power metal e metal progressivo. As músicas são caracterizadas por estruturas complexas, virtuose nas guitarras e falsetes altíssimos executados pelo vocalista.

Os dois primeiros álbuns da banda, Melissa (1983) e Don't Break the Oath (1984), fazem parte dos pilares da primeira onda do black metal, e foram eleitos pelo site Metal-Rules como os dois maiores álbuns de metal extremo de todos os tempos. O vocalista do grupo, King Diamond, além de se destacar por seu canto bem marcante, ainda usava uma pintura facial (corpse paint) que impunha um clima sombrio e aterrador em suas apresentações: o uso desse artifício inspirou vários músicos da cena do black metal norueguês dos anos 90, culminando por tornar-se uma característica do gênero. Após o lançamento do álbum Don't Break the Oath, em 1984, a banda dissolveu-se devido a divergências musicais dos integrantes. A banda retornou com o lançamento do álbum In the Shadows, em 1993, mas após o disco 9 (1999) a banda entrou em hiato por tempo indefinido.


 ver·editar Imagem destacada
Aalborg Havnefront 1.jpg

Vista de Aalborg, localizada ao lado sul de Limfjorden.
 ver·editar Você sabia...
...que até a Segunda Guerra Mundial, a Islândia um Reino independente do Reino da Dinamarca, mas compartilhava o mesmo Rei?
 ver·editar Categorias
 ver·editar Biografia selecionada
Kierkegaard.jpg

Søren Aabye Kierkegaard (Copenhague, 5 de maio de 1813 — Copenhague, 11 de novembro de 1855) foi um filósofo e teólogo dinamarquês.

Kierkegaard criticava fortemente quer o hegelianismo do seu tempo quer o que ele via como as formalidades vazias da Igreja da Dinamarca. Grande parte da sua obra versa sobre as questões de como cada pessoa deve viver, focando sobre a prioridade da realidade humana concreta em relação ao pensamento abstracto, dando ênfase à importância da escolha e compromisso pessoal. A sua obra teológica incide sobre a ética cristã e as instituições da Igreja. A sua obra na vertente psicológica explora as emoções e sentimentos dos indivíduos quando confrontados com as escolhas que a vida oferece.


 ver·editar Por temas
 ver·editar Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Dinamarca na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.
 ver·editar Portais relacionados
 ver·editar Associados Wikimedia
Dinamarca no Wikinotícias     Dinamarca no Wikiquote     Dinamarca no Wikilivros     Dinamarca no Wikisource     Dinamarca no Wikcionário     Dinamarca na Wikiversidade     Dinamarca no Wikivoyage     Dinamarca no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/DinamarcaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/DinamarcaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/DinamarcaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/DinamarcaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/DinamarcaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/DinamarcaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/DinamarcaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:DinamarcaCommons-logo.svg

Recarregar