Portal:Dinamarca

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal da Dinamarca
Velkommen til Danmarksportalen
 ver · editar Dinamarca Portal da Dinamarca


Dinamarca (em Inglês e dinamarquês: Denmark, [ˈd̥ɛnmɑɡ̊]), oficialmente Reino da Dinamarca, é um país nórdico da Europa setentrional e membro sênior do Reino da Dinamarca, que têm como dependências a Groenlândia e as Ilhas Feroé, além da Dinamarca propriamente dita. É o mais meridional dos países nórdicos, a sudoeste da Suécia e ao sul da Noruega, delimitado no sul pela Alemanha. As fronteiras da Dinamarca estão limitadas a norte pelo estreito de Escagerraque, que a separa da Noruega, a leste pelo estreito de Categate, que a separa da Suécia e pelo Mar Báltico, a sul pela Alemanha e a oeste pelo Mar do Norte. O país é composto por uma grande península, a Jutlândia, e 555 ilhas, das quais 78 habitadas, com destaque para a Zelândia (Sjælland), Funen (Fyn), Vendsyssel-Thy, Lolland, Falster e Boríngia, assim como centenas de ilhas menores, muitas vezes referidas como o Arquipélago Dinamarquês. A Dinamarca há muito tempo controla a entrada e a saída do mar Báltico, já que isso só pode acontecer por meio de três canais, que também são conhecidos como os "Estreitos Dinamarqueses".



 ver · editar Artigo destacado


Os edifícios que se incendiaram aparecem em amarelo neste mapa de Copenhague em 1728, elaborado por Joachim Hassing.
Os edifícios que se incendiaram aparecem em amarelo neste mapa de Copenhague em 1728, elaborado por Joachim Hassing.

O Incéndio de Copenhaga de 1728 (português europeu) ou Incêndio de Copenhague de 1728 (português brasileiro) foi o maior incêndio da história de Copenhague/Copenhaga, capital da Dinamarca. Iniciou-se na tarde do dia 20 de outubro de 1728 e durou até a manhã de 23 de outubro. Destruiu aproximadamente 28% da cidade (tomando como referência o número de lotes destruídos segundo o cadastro), deixou 20% da população sem moradia, e a reconstrução só foi concluída em 1737. Nada menos que 47% da parte cidade que datava da Idade Média perdeu-se completamente, e junto com o incêndio de 1795, é a principal razão pela qual existem poucos vestígios da Copenhague medieval atualmente.

Ainda que o número de mortos e feridos tenha sido relativamente baixo em relação à magnitude do incêndio, as perdas culturais foram substanciais. Além de várias coleções privadas de livros, 35 000 textos -incluindo um grande número de obras únicas em sua classe— se perderam junto com a biblioteca da Universidade de Copenhague, e no observatório localizado no último piso da torre Rundetårn, alguns instrumentos e documentos de Tycho Brahe e Ole Rømer foram destruídos.


 ver · editar Imagem destacada



Igreja de Sortebrødre em Viborg.
 ver · editar Você sabia...


...que até a Segunda Guerra Mundial, a Islândia um Reino independente do Reino da Dinamarca, mas compartilhava o mesmo Rei?
 ver · editar Categorias
 ver · editar Biografia selecionada


Hans Christian Ørsted (Rudkøbing, 14 de agosto de 1777Copenhaga, 9 de março de 1851) foi um físico e químico dinamarquês.

É conhecido sobretudo por ter descoberto que as correntes eléctricas podem criar campos magnéticos que são parte importante do Electromagnetismo. As suas descobertas moldaram a filosofia pós-kantiana e os avanços na ciência durante o final do século XIX. Foi também o primeiro pensador moderno a descrever explicitamente e denominar a experiência mental.


 ver · editar Por temas
 ver · editar Colabore!


Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Dinamarca na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia


Dinamarca no Commons Dinamarca no Commons
Imagens e mídia
Dinamarca no Wikcionário Dinamarca no Wikcionário
Definições
Dinamarca no Wikilivros Dinamarca no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Dinamarca no Wikinotícias Dinamarca no Wikinotícias
Notícias
Dinamarca no Wikiquote Dinamarca no Wikiquote
Citações
Dinamarca no Wikisource Dinamarca no Wikisource
Biblioteca
Dinamarca na Wikiversidade Dinamarca na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar