Portal:Mongólia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Portal Mongólia

Mongólia

Flag of Mongolia.svg State emblem of Mongolia.svg
Mapa de Localização

A Mongólia é um país sem costa marítima localizado na Ásia Oriental e Central. Faz fronteira com a Rússia no norte e com a República Popular da China no sul, leste e oeste. Embora a Mongólia não partilhe uma fronteira com o Cazaquistão, o seu ponto mais ocidental é de apenas 38 quilômetros da ponta leste do Cazaquistão. Ulan Bator, a capital e maior cidade, é o de 38% da população do país. O sistema político vigente na Mongólia é de uma república semipresidencialista.

A área do que é hoje a Mongólia foi governada por diversos impérios nômades, incluindo Xiongnu, Xianbei, Rouran, Goturcos e outros. O Império Mongol foi fundado por Genghis Khan em 1206. Após o colapso da Dinastia Yuan, os mongóis voltaram para os seus padrões. Nos séculos XVI e XVII, a Mongólia ficou sob a influência do budismo tibetano. No final do século XVII, a maior parte da Mongólia havia sido incorporada a área governada pela Dinastia Qing. Durante o colapso da dinastia Qing, em 1911, a Mongólia declarou sua independência, mas teve de lutar até 1921 para estabelecer firmemente sua independência de facto e até 1945 para ganhar reconhecimento internacional. Como consequência, ficou sob forte influência russa e soviética: Em 1924, a República Popular da Mongólia foi declarada e a política mongol começou a seguir os mesmos padrões da política soviética da época. Após o colapso dos regimes comunistas na Europa Oriental no final de 1989, a Mongólia viu a sua própria Revolução Democrática no início de 1990, que levou a um sistema multipartidário, uma nova constituição em 1992, e a uma transição para uma economia de mercado.

Com 1 564 116 quilômetros quadrados, a Mongólia é o 19º maior país do mundo e o menos povoado país independente do mundo, com uma população de cerca de 2,9 milhões de pessoas. É também o segundo maior país do mundo sem costa marítima, depois do Cazaquistão. O país contém pouquíssima terra arável, sendo a maior parte de sua área coberta por estepes, com montanhas ao norte e ao oeste e com o deserto de Gobi, ao sul. Aproximadamente 30% da população são nômades ou semi-nômades. A religião predominante na Mongólia é o Budismo tibetano e a maioria dos cidadãos do Estado são da etnia mongol, embora Cazaques, Tuvanos e outras minorias também vivam no país, especialmente no oeste.


Artigos selecionados

Mapa que mostra as rotas seguidas por Giovanni da Pian del Carpine e Guilherme de Rubruck no século XIII.

A Igreja Católica na Mongólia é parte da Igreja Católica, sob a liderança espiritual do Papa e da Cúria Romana. Existem em torno de 760 católicos na Mongólia, que contam com os serviços de três igrejas e uma catedral na capital do país, Ulaanbaatar. O catolicismo foi introduzido na região pela primeira vez no século XIII, durante o Império mongol, mas desapareceu com o final da dinastia Yuan em 1368. Só houve novas atividades missionárias após a Guerra do Ópio, em meados do século XIX. Foi fundada uma missão na Mongólia Exterior, dando a Mongólia sua primera jurisdição católica, mas todo o trabalho evangelizador foi cessado em um ano com a chegada do regime comunista ao poder.

Com a introdução da democracia em 1991, os missionários católicos voltaram ao país e reconstruiram a igreja do zero, e no ano seguinte foram retomada as relações diplomáticas entre Mongólia e o Vaticano. Em 2006, havia na Mongólia uma Prefeitura Apostólica, um bispo e três igrejas. O Papa João Paulo II planejou uma visita apostólica a Mongólia que não pode ser realizada. Atualmente a Igreja Católica na Mongólia presencia uma fase de crecimento após anos de opressão no período comunista.


Mapa

Un-mongolia.png


Mapa da Mongólia.

Categorias

WikiProjetos

Imagem selecionada

Bogd Khan Palace 04.JPG

Museu do palácio de Bogd Khan em Ulan Bator.

Biografia selecionada

Genghis Khan.jpg

Gengis Khan, Gengis Cã ou Gengis Cão, grafado também como Genghis Khan (em mongol Чингис Хаан, transl. Tchinghis Khaan; 116218 de agosto de 1227) foi um conquistador e imperador mongol, nascido com o nome de Temudjin nas proximidades do rio Onon, perto do lago Baikal.

Gengis Khan nasceu cercado de lendas xamânicas sobre a vinda de um lobo cinzento que devoraria toda a Terra. Ainda jovem matou o lobo e ficou muito famoso em sua tribo, enfrentou a rejeição de sua família por seu próprio clã, mas voltaria para conquistar sua liderança, vencer seus rivais de clãs distintos e unificar os povos mongóis sob seu comando. Estrategista brilhante, com hábeis arqueiros montados à sua disposição, venceu a grande muralha da China, conquistou aquele país e estendeu o seu império em direção ao oeste e ao sul. Gengis morreria antes de ver seu império alcançar sua extensão máxima, mas todos os líderes mongóis posteriores associariam sua própria glória às conquistas de Gengis Khan, que foi um dos comandantes militares mais bem sucedidos da história da humanidade. Foi imperador que mais territorios conquistou na historia, dominando quase 20 milhões de km² (o equivalente a 2,3 vezes do território brasileiro).


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Mongólia no Wikinotícias     Mongólia no Wikiquote     Mongólia no Wikilivros     Mongólia no Wikisource     Mongólia no Wikcionário     Mongólia na Wikiversidade     Mongólia no Wikivoyage     Mongólia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Mong%C3%B3liaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Mong%C3%B3liaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Mong%C3%B3liaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Mong%C3%B3liaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Mong%C3%B3liaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Mong%C3%B3liaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Mong%C3%B3liaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Mong%C3%B3liaCommons-logo.svg

Recarregar