Portal:Abecásia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Abecásia

Flag of Abkhazia
Coat of Arms for Abkhazia
Location of Abkhazia

A Abecásia ou Abcásia (em abecásio: Аҧсны Apsny, em russo: Абха́зия Abkhazia, em georgiano: აფხაზეთი) é um país parcialmente reconhecido no flanco sul do Cáucaso, na costa norte-oriental do Mar Negro; faz fronteira com a Rússia ao norte e com a Geórgia ao leste. É de jure uma república autônoma no norte da Geórgia, mas que pleiteia independência, tendo-a declarado após a guerra civil de 1992-1993 que arruinou a economia local e provocou a morte de milhares de civis, violações generalizadas dos direitos humanos e limpeza étnica em ambos os lados. Permanece em grande medida de fato independente da Geórgia e mantém controlo sobre grande parte do seu território, embora não seja reconhecida internacionalmente.

Apesar das inúmeras conversações, a Abecásia e a Geórgia não conseguiram encontrar uma solução política para o conflito, que irrompeu violentamente várias vezes ao longo dos anos. Entre a comunidade internacional, apenas a Rússia, Nicarágua, Venezuela, Nauru, Vanuatu, Tuvalu e as repúblicas parcialmente reconhecidas da Ossétia do Sul, Transnístria e Nagorno-Karabakh reconheceram a independência da Abecásia, após a Guerra Russo-Georgiana em 2008. Sua capital é Sukhumi.



Artigo destacado

Georgia, Ossetia, Russia and Abkhazia (pt).svg

O conflito entre a Geórgia e a Abecásia refere-se ao conflito étnico entre georgianos e abecásios na Abecásia, que é atualmente uma república independente, de facto, parcialmente reconhecida. Num sentido mais amplo, o conflito georgiano-abecásio pode ser considerado como parte de um conflito geopolítico na região do Cáucaso, intensificado no final do século XX em conjunto com o colapso da União Soviética.

O conflito, um dos mais sangrentos na área pós-soviética, continua por resolver. O governo da Geórgia ofereceu ampla autonomia à Abecásia várias vezes. No entanto, tanto o governo separatista da Abecásia e a oposição se recusam qualquer forma de união com a Geórgia. A Abecásia considera a sua independência como resultado de uma guerra de libertação da Geórgia, enquanto os georgianos acreditam que, historicamente, a Abecásia sempre fez parte da Geórgia. Os georgianos formaram o maior grupo étnico no pré-guerra da Abecásia, com uma pluralidade de 45,7% a partir de 1989. Muitos acusam o governo de Eduard Shevardnadze, do início das hostilidades, sem sentido, e depois de conduta ineficaz da guerra e da diplomacia pós-guerra. Durante a guerra, o lado separatista abecásio realizou um campanha de limpeza étnica em escala completa que resultou na expulsão de até 250 mil georgianos e mais de 15.000 mortos. A limpeza étnica de cidadãos georgianos foi reconhecida oficialmente pelas convenções da OSCE de Lisboa, Budapeste e Istambul (também mencionado na Assembléia Geral da ONU na Resolução AG / 10.708) do Conselho de Segurança da ONU aprovou várias resoluções em que se apela para um cessar-fogo .



Biografia

Lavrenty Beria.jpg

Lavrentiy Pavlovich Beria (em georgiano ლავრენტი ბერია, transl. Lavrenti Beria; em russo Лаврентий Павлович Берия, Lavrentiy Pavlovich Beriya; Abecásia, 29 de março de 1899Moscou, 23 de dezembro de 1953) foi um político soviético de etnia georgiana, Marechal da União Soviética e administrador de segurança do Estado, chefe da segurança soviética e do aparato da polícia secreta (NKVD) sob Josef Stalin durante a Segunda Guerra Mundial e vice-premier nos anos do pós-guerra (1946-1953).

Beria é lembrado principalmente como o executor do Grande Expurgo de Stalin na década de 1930, apesar de só o ter presidido durante as suas fases finais; e por ter cometido crimes de guerra, tendo comandado o Massacre de Katyn, no qual mais de 22 mil oficiais e intelectuais poloneses foram assassinados.


WikiProjetos


Imagem selecionada

Black sea at Sukhumi.jpg

O Mar Negro visto da capital da Abecásia, Sukhumi.


Sabia que?

  • ... que a caverna Voronya no Maciço Arabika é atualmente a mais profunda caverna do mundo e que sua profundidade completa ainda não foi estabelecida?
  • ... que Lavrentiy Beria, o temido chefe da NKVD soviética, nasceu na aldeia de Merkheuli e que ele ia para a escola em Sukhumi?



Categorias


Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Portais relacionados

Wikimedia

Abecásia no Wikinotícias     Abecásia no Wikiquote     Abecásia no Wikilivros     Abecásia no Wikisource     Abecásia no Wikcionário     Abecásia na Wikiversidade     Abecásia no Wikivoyage     Abecásia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Abec%C3%A1siaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Abec%C3%A1siaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Abec%C3%A1siaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Abec%C3%A1siaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Abec%C3%A1siaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Abec%C3%A1siaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Abec%C3%A1siaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Abec%C3%A1siaCommons-logo.svg


Purgar cache do servidor