Portal:Armênia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Bandeau-portail-500.jpg


Bem-vindo ao
Portal da Armênia
Հայաստանի Վիկիպորտալ


Cartella viola.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Coat of arms of Armenia.svg

A Arménia (português europeu) ou Armênia (português brasileiro), denominada oficialmente de República da Arménia, é um país localizado numa região montanhosa na Eurásia, entre o mar Negro e o mar Cáspio, no sul do Cáucaso.

Faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia ao norte, Azerbaijão a leste, e com o Irã e com o enclave de Nakhchivan (pertencente ao Azerbaijão) ao sul. Apesar de geograficamente estar inteiramente localizada na Ásia, a Arménia possui extensas relações sociopolíticas e culturais com a Europa.

Foi a menor das repúblicas da extinta União Soviética. A Arménia configura-se num estado unitário, multipartidário, democrático, com uma antiga herança histórica e cultural. Historicamente foi a primeira nação a adotar o cristianismo como religião de Estado em 301. A Arménia é constitucionalmente um estado secular, tendo a fé cristã uma grande identificação com o povo. O país é uma democracia emergente e por causa de sua posição estratégica, tenta conciliar alianças com a Rússia e com o Oriente Médio.

Entre 1915 e 1923 sofreu o que os historiadores consideram o primeiro genocídio do século XX, perpetrado pelo Império Otomano e negado até hoje pela República da Turquia. As mortes são estimadas em 1,5 milhão de arménios e a deportação de milhões de outros, fazendo com que a Arménia tenha uma diáspora gigantesca pelo mundo, de descendentes que fugindo das perseguições, tomaram o rumo de países como França, EUA, Argentina, Brasil, Líbano e muitos outros.

A Arménia é atualmente membro de mais de 40 diferentes organizações internacionais, incluindo a ONU, o Conselho da Europa, Banco de Desenvolvimento da Ásia, CEI, Organização Mundial do Comércio e a Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro. É observadora da Francofonia, e do Movimento Não-Alinhado. A Arménia também atua em organizações internacionais de desportos, como a FIFA, a UEFA, a Federação Internacional de Hóquei no Gelo.


LocationArmenia.svg



Artigos selecionados

Cilician Armenia-en.svg

O Reino Arménio da Cilícia(PE) ou Reino Armênio da Cilícia(PB) (também chamado de Arménia Menor, Reino da Arménia Menor, Reino da Cilícia ou Nova Arménia (em Arménio clássico: Կիլիկիոյ Հայկական Թագաւորութիւն) foi um estado formado na Idade Média por refugiados arménios das invasões dos turcos seljúcidas à Arménia. Diferentemente do Reino da Armênia da antiguidade clássica, o Reino Arménio da Cilícia localizava-se ao redor do golfo de Alexandreta, no mar Mediterrâneo (atualmente, sul da Turquia), e permaneceu independente de 1078 a 1375.

O reino foi fundado pela dinastia dos Rubenidas, um ramo dos Bagrátidas armênios, que detiveram por diversas vezes os tronos da Arménia e da Geórgia. Inicialmente com a capital em Tarso e posteriormente em Sis (actual Kozan), a Cilícia foi um forte aliado dos cruzados europeus e considerava-se um bastião do cristianismo no Médio Oriente. Também serviu como ponto focal do nacionalismo e da cultura dos arménios, cuja nação original se encontrava sob o domínio muçulmano.


Biografia selecionada

Imagem selecionada

Sabia que?

Predefinições

WikiProjetos

Geografia

Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Armênia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


Portais relacionados

Associados Wikimedia

Armênia no Wikinotícias     Armênia no Wikiquote     Armênia no Wikilivros     Armênia no Wikisource     Armênia no Wikcionário     Armênia na Wikiversidade     Armênia no Wikivoyage     Armênia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Arm%C3%AAniaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Arm%C3%AAniaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Arm%C3%AAniaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Arm%C3%AAniaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Arm%C3%AAniaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Arm%C3%AAniaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Arm%C3%AAniaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Arm%C3%AAniaCommons-logo.svg

Recarregar