Portal:Armênia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Bem-vindo ao
Portal da Armênia
Հայաստանի Վիկիպորտալ
 ver · editar Introdução

A Arménia (português europeu) ou Armênia (português brasileiro), denominada oficialmente de República da Arménia, é um país localizado numa região montanhosa na Eurásia, entre o mar Negro e o mar Cáspio, no sul do Cáucaso.

Faz fronteira com a Turquia a oeste, Geórgia ao norte, Azerbaijão a leste, e com o Irã e com o enclave de Nakhchivan (pertencente ao Azerbaijão) ao sul. Apesar de geograficamente estar inteiramente localizada na Ásia, a Arménia possui extensas relações sociopolíticas e culturais com a Europa.

Foi a menor das repúblicas da extinta União Soviética. A Arménia configura-se num estado unitário, multipartidário, democrático, com uma antiga herança histórica e cultural. Historicamente foi a primeira nação a adotar o cristianismo como religião de Estado em 301. A Arménia é constitucionalmente um estado secular, tendo a fé cristã uma grande identificação com o povo. O país é uma democracia emergente e por causa de sua posição estratégica, tenta conciliar alianças com a Rússia e com o Oriente Médio.

Entre 1915 e 1923 sofreu o que os historiadores consideram o primeiro genocídio do século XX, perpetrado pelo Império Otomano e negado até hoje pela República da Turquia. As mortes são estimadas em 1,5 milhão de arménios e a deportação de milhões de outros, fazendo com que a Arménia tenha uma diáspora gigantesca pelo mundo, de descendentes que fugindo das perseguições, tomaram o rumo de países como França, Estados Unidos, Argentina, Brasil, Líbano e muitos outros.

A Arménia é atualmente membro de mais de 40 diferentes organizações internacionais, incluindo a ONU, o Conselho da Europa, Banco de Desenvolvimento da Ásia, Comunidade dos Estados Independentes, Organização Mundial do Comércio e a Organização de Cooperação Econômica do Mar Negro. É observadora da Francofonia, e do Movimento Não-Alinhado. A Arménia também atua em organizações internacionais de desportos, como a FIFA, a UEFA, a Federação Internacional de Hóquei no Gelo.




 ver · editar Artigos selecionados
Bandeira da Administração da Armênia Ocidental.
Bandeira da Administração da Armênia Ocidental.

A Administração da Armênia Ocidental foi um governo provisório armênio na região autônoma estabelecida originalmente em torno do lago Van, após a Resistência de Van, ocorrida durante a Campanha do Cáucaso sob a liderança de Aram Manougian, da Federação Revolucionária Armênia. Originalmente o território era conhecido por Vaspuracânia Livre; após um início conturbado, em agosto de 1915, a administração foi reestabelecida em junho de 1916 com o nome de "Administração da Armênia Ocidental", em plena zona de guerra. A partir de dezembro de 1917 passou para o controle do Comissariado Transcaucasiano, com Hakob Zavriev como Comissário e, durante os primeiros estágios do estabelecimento da República Democrática da Armênia, foi incluída, juntamente com os outros conselhos nacionais armênios numa Armênia brevemente unificada.

O governo provisório foi estabilizado através das unidades voluntárias armênias, que formaram uma estrutura administrativa depois da Resistência de Van, no início de 1915. A maior representação política na Administração era a da Federação Revolucionária Armênia, e Aram Manougian, apelidado de "Aram de Van", foi seu mais famoso governador.

Ler mais ...


 ver · editar Biografia selecionada

Gareguin Ter-Harutiunian (em armênio/arménio: Գարեգին Տեր-Հարությունյան) também conhecido pelo pseudónimo Gareguin Nejdeh (em armênio/arménio: Գարեգին Նժդեհ) (1 de Janeiro de 1886 – 21 de Dezembro de 1955) foi um estadista e estrategista militar armênio. Como membro da Federação Revolucionária Armênia, esteve envolvido na luta de liberação nacional, e em atividades revolucionárias durante a Primeira Guerra Balcânica e a Primeira Guerra Mundial. Gareguin foi um dos principais líderes políticos e militares da Primeira República da Armênia (1918–1921), e é grandemente admirado como um carismático herói nacional pelos armênios.

Em 1921, ele foi instrumental no estabelecimento da República da Armênia Montanhosa, um estado anti-Bolchevique que se tornou um fator-chave na futura inclusão da província de Siunique na Armênia Soviética.

Ler mais ...


 ver · editar Imagem selecionada
Vista de Khustup a partir de Kapan.
 ver · editar História

História

A Armênia é uma região cujo assentamento original remonta aos tempos pré-históricos. Os armênios, após terem se fixado, desenvolveram uma civilização única, embora situada no cruzamento de grandes impérios que disputavam seu território. Apesar de sua cultura ter sido influenciada por seus vizinhos em diversas áreas, os armênios basearam-se em uma versão nacional do cristianismo enraizada em sua língua a força para superar as dificuldades, incluindo o genocídio armênio.
  • Províncias históricas

Regiões históricas da Armênia conforme Ananias de Siracena : Armênia SuperiorSofenaArzanenaTuruberâniaMoxoenaCorduenaPersarmêniaVaspuracâniaSiuniqueOrquistenaCaspianaOtenaGogarenaDúbioAirarate

  • Antiguidade

Hayasa-AzziNairiUrartu

Reino da Armênia (Antiguidade) : OrôntidasArtáxidasArsácidas

Armênia Inferior

Grande Armênia : Armênia sassânidaArmênia bizantinaBagrátidasReino de LorriReino de VaspuracâniaArmênia zacárida

Reino Arménio da Cilícia : Lista de monarcas do Reino Arménio da CilíciaRubênidasHetúmidas

  • Era moderna

Domínio otomanodomínio persaCanato de ErevãCanato de CarabaqueCanato de NaquichevãoDomínio russo

  • Armênia moderna

Armênia OcidentalArmênia Oriental

Guerra russo-persa de 1826–1828

Massacres hamidianosMassacre de AdanaGenocídio armênio

República Democrática Federativa TranscaucasianaRepública Democrática da ArmêniaRepública Socialista Federativa Soviética TranscaucasianaRepública Socialista Soviética da ArmêniaSismo de SpitakGuerra de Nagorno-Carabaque

  • Capitais históricas da Armênia

ArmavirEruandaxataArtaxataTigranocertaValarsapateDúbioBagaunaCarsAniSisXiracavãErevã


 ver · editar Sabia que?
 ver · editar Predefinições
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Geografia

Geografia

A geografia da Armênia é caracterizada por planaltos e cadeias montanhosas muito elevadas. Cerca de 90% do território está situado a mais de mil metros de altitude. O pico mais alto é o Aragats a 4.095 m. A paisagem armênia é também caracterizada por seus lagos, incluindo o Lago Sevan. O clima é continental e montanhoso em altitude e é caracterizado por invernos muito frios e verões muito quentes. A vegetação é escassa e ainda limitada pelo desmatamento.

  • Relevo

CáucasoDjavakhkGeghamPlanalto ArmênioCáucaso MenorZanguezour

Dez picos mais altos : AragatsKaputjughAzhdahakSpitaksarMets IshkhanasarVardenisAramasarBaghatssarKhustupLegli

  • Hidrologia

Curso de águas: AghstevAkhourianAraxeArpaAzatDebedDzoragetGetikHrazdanKasakhMeghriVediVoghjiVorotan

Lagos : Lago ArpiLago Sevan

Aragatsotn (1)Ararat (2)Armavir (3)Gegharkunik (4)Kotayk (5)Lorri (6)Shirak (7)Syunik (8)Tavush (9) Vayots Dzor (10)Erevan (11)

  • Comunidades

Dez maiores cidades : ErevãGyumriVanadzorValarsapateHrazdanAbovyanKapanArmavirGavarArtachat


Grupos étnicos de Armênia em 1995.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Armênia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia
Armênia no Commons Armênia no Commons
Imagens e mídia
Armênia no Wikcionário Armênia no Wikcionário
Definições
Armênia no Wikilivros Armênia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Armênia no Wikinotícias Armênia no Wikinotícias
Notícias
Armênia no Wikiquote Armênia no Wikiquote
Citações
Armênia no Wikisource Armênia no Wikisource
Biblioteca
Armênia na Wikiversidade Armênia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar