Portal:Andorra

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Benvingut · Bem vindo ao
Portal de Andorra
 ver · editar Andorra

Andorra (pronúncia em catalão[ənˈdorə], pronúncia local: [anˈdɔra]), oficialmente Principado de Andorra (em catalão: Principat d'Andorra), e por vezes Principado dos Vales de Andorra (em catalão: Principat de les Valls d'Andorra), é um pequeno país europeu localizado na cordilheira pirenaica entre o nordeste da Espanha e o sudoeste da França. Antes isolado, o principado é hoje um país próspero principalmente devido ao crescimento do turismo e por seu status de paraíso fiscal. Atualmente, a população andorrana está listada como tendo a maior expectativa de vida do mundo, com média de 83,52 anos (2007).

Andorra também é o sexto menor país da Europa, maior apenas que Malta, Liechtenstein, São Marinho, Mónaco e Vaticano. Sua capital é a cidade de Andorra-a-Velha, também conhecida como Andorra la Vella.


 ver · editar Artigo em destaque

As florestas da Península Ibérica - que é integrada, atualmente, pelos territórios continentais de Espanha, Portugal, Andorra e Gibraltar (é dizer, do Reino Unido, do que ele faz parte) - se enquadram dentro de duas grandes regiões florestais: a eurosiberiana e a mediterrânea. Cada uma delas é caracterizada por um conjunto de plantas e comunidades biológicas que lhe são próprias, podendo, entretanto, haver algumas espécies em comum.

A divisão entre essas duas regiões não é bem definida, existindo áreas de influência dos dois tipos de vegetação. Algumas espécies têm seu hábitat preferencial exatamente nesses pontos de convergência, o que torna muito difícil estabelecer limites precisos.


 ver · editar Você sabia…

... o clube de futebol de Andorra, Futebol Clube Lusitanos, foi fundado por imigrantes portugueses?

... Andorra é o único Estado em que a língua catalã é língua oficial de todo o território nacional?

... o Vale Madriu-Perafita-Claror, que é desde 2004 o único Patrimônio Mundial da UNESCO em Andorra, representa aproximadamente 9% da área total do Principado?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Biografia selecionada

Borís Mihailovich Skossyreff Mawrusow (em russo: Борис Скосырев ; Vilnius, 12 de janeiro de 1896 - Boppard, Alemanha; 1989), conhecido também como Boris I de Andorra, foi um aventureiro russo que tentou tomar o poder em Andorra, proclamando-se rei deste Estado, cargo que deteve de 8 a 21 de julho de 1934.



 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Associados Wikimedia
Andorra no Commons Andorra no Commons
Imagens e mídia
Andorra no Wikcionário Andorra no Wikcionário
Definições
Andorra no Wikilivros Andorra no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Andorra no Wikinotícias Andorra no Wikinotícias
Notícias
Andorra no Wikiquote Andorra no Wikiquote
Citações
Andorra no Wikisource Andorra no Wikisource
Biblioteca
Andorra na Wikiversidade Andorra na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar