Portal:Kiribati

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Kiribati


Bandeira de Kiribati
Brasão de armas de Kiribati
Mapa de Localização

Kiribati é uma nação de 33 ilhas espalhadas sobre 3.500.000 km2 do oceano Pacífico. A maior parte da ex-colônia britânica de mais de 100.000 habitantes, ou I-Kiribati, vive em sua capital, o atol Tarawa. Os micronésios restantes estão espalhados por todas outras ilhas de Kiribati principalmente no grupo de Tarawa Gilbert, mas também nos grupos Line e Phoenix, com o arquipélago, tendo esta última apenas uma ilha habitada, Kanton. Descoberto pelo capitão James Cook, em 1777, é o maior coral atol no mundo. Enquanto a economia do Kiribati é em grande parte de subsistência, tem um dos mais baixos produto interno bruto do mundo, mas a sua taxa de alfabetização é superior a 90%. Para as transações em dinheiro, I-Kiribati usa o dólar australiano, o rendimento médio é de cerca de 2.000 dólares por ano. Empregos típicos incluem o trabalho nas plantações de coco, em navios estrangeiros e de empresas locais.

 ver · editar Artigo em destaque


NASA-CarolineAtoll.jpg

Ilha Caroline ou Atol Caroline (também conhecida como Ilha Millennium), é o mais oriental dos desabitados atois de corais que compreendem o sul das Espórades Equatoriais no centro do Oceano Pacífico.

Primeiramente avistada por europeus em 1606, reivindicada pelo Reino Unido em 1868 e parte da República do Kiribati desde a independência deste país insular em 1979, a Ilha Caroline permaneceu relativamente intocada e é considerada uma das ilhas tropicais mais puras do mundo, apesar da mineração de guano, colheita de copra e habitação humana nos séculos XIX e XX. É o lar de uma das maiores populações de caranguejo-dos-coqueiros no mundo e é um local de procriação importante para aves oceânicas, especialmente a andorinha-do-mar-escura.

Este atol é mais conhecido por seu papel em celebrações acerca da chegada do ano 2000 — um realinhamento da Linha Internacional de Data em 1995 fez da Ilha Caroline um dos primeiros pontos de terra no planeta a ver o nascer-do-sol em 1 de janeiro de 2000.


 ver · editar Você sabia…


  • ...que Kiribati é o único país situado em todos os hemisférios (excluindo territórios ultramarinos da França)?
  • ...que Kiribati é o país que tem como número o maior fuso horário UTC positivo (UTC +15)?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada


Koinawa-cathedral.jpg

Catedral de Koinawa, atol de Abaiang.
 ver · editar Biografia selecionada


President Anote Tong.jpg

Anote Tong (chinês simplificado: 汤安诺, pinyin: Tāng Ānnuò; Tabuaeran, Ilhas Gilbert e Ellice, 11 de junho de 1952) é um político de Kiribati, de ascendência chinesa e o atual presidente. Estudou na Universidade de Canterbury e na London School of Economics. Venceu as eleições de julho de 2003 com 47,4% dos votos expressos, concorrendo contra o seu irmão, Dr. Harry Tong (43,5%) e o advogado Banuera Berina (9,1%).


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer


Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Associados Wikimedia


Wikimedia-logo.svg
Kiribati no Commons Kiribati no Commons
Imagens e mídia
Kiribati no Wikcionário Kiribati no Wikcionário
Definições
Kiribati no Wikilivros Kiribati no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Kiribati no Wikinotícias Kiribati no Wikinotícias
Notícias
Kiribati no Wikiquote Kiribati no Wikiquote
Citações
Kiribati no Wikisource Kiribati no Wikisource
Biblioteca
Kiribati na Wikiversidade Kiribati na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar