Portal:Peru

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
     EscudoPerú.png
Portal Peru
80 - Machu Picchu - Juin 2009 - edit.jpgUrban View of Lima, Peru 09 (Night City).jpgAQP--01-178.jpgHuanchaco.jpgAtardecer.JPG
Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Flag of Peru.svg
Escudo nacional del Perú.svg
LocationPeru.svg

Peru (pronunciado em português europeupɨˈɾu; pronunciado em português brasileiropeˈɾu; em espanhol: Perú, pronunciado: peˈɾu; em quéchua e aimará: Piruw), oficialmente chamado de República do Peru (em espanhol: Loudspeaker.svg? República del Perú; em quéchua: Piruw Ripublika; em aimará: Piruw Suyu), é um país sul-americano limitado ao norte pelo Equador e pela Colômbia, a leste pelo Brasil e pela Bolívia e ao sul pelo Chile. O seu litoral, a oeste, é banhado pelo oceano Pacífico.

O território peruano abrigou a civilização de Caral, uma das mais antigas do mundo, bem como o Império Inca, considerado o maior Estado da América pré-colombiana. O seu território foi elevado a vice-reinado pelo Império Espanhol, no século XVI. Atualmente, o Peru é uma república presidencialista democrática dividida em 25 regiões. A sua geografia é variada, exibindo desde planícies áridas na costa do Pacífico, aos picos nevados dos Andes e à floresta amazônica, características que proporcionam a este país diversos recursos naturais.

As principais atividades econômicas incluem a agricultura, a pesca, a exploração mineral e a manufatura de produtos têxteis. Após a sua independência em 1821, o Peru passou por períodos de alternância entre turbulência política e crise fiscal e estabilidade e crescimento econômico.

A população peruana, estimada em 31 milhões, é de origem multiétnica com um alto grau de mestiçagem, incluindo ameríndios, europeus, africanos e asiáticos. O país é considerado uma nação em desenvolvimento com um nível de pobreza de 34%. O idioma oficial é principalmente o castelhano, ainda que um número significativo de peruanos fale quíchua e outras línguas nativas. A mistura de tradições culturais produziu uma diversidade de expressões nas artes, na culinária, na literatura e na música.


Mostrar novas seleções


Artigos selecionados

Lima2017.png

Lima (pronunciado em portuguêsˈlimɐ; pronunciado em castelhanoˈlima) é a capital e a maior cidade do Peru. Localiza-se nos vales dos rios Chillón, Rímac e Lurín, na parte central do litoral peruano, com vista para o Oceano Pacífico. Juntamente com o porto marítimo de El Callao, forma uma área urbana contígua conhecida como Região Metropolitana de Lima. Com uma população de quase 12 milhões aprox. (2017), Lima é a região metropolitana mais populosa do Peru e a terceira maior cidade da América Latina (atrás de São Paulo e Cidade do México).

Lima foi fundada pelo conquistador espanhol Francisco Pizarro em 18 de janeiro de 1535, como Ciudad de los Reyes. Tornou-se a capital e mais importante cidade do Vice-Reino do Peru. Após a Guerra da Independência Peruana, tornou-se a capital da República do Peru. Cerca de um terço da população nacional vive na área metropolitana.

A cidade é o lar de uma das mais antigas instituições de ensino superior no Novo Mundo. A Universidade Nacional de San Marcos, fundada em 12 de maio de 1551 durante o regime colonial espanhol, é a mais antiga universidade de funcionamento contínuo no continente americano.

Em outubro de 2013, Lima foi escolhida para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2019. Também foi palco da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de dezembro de 2014 e do concurso Miss Universo 1982. Em Outubro de 2015, Lima acolheu as reuniões anuais do grupo do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional (FMI) de 2015.


Biografia selecionada

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa

Jorge Mario Pedro Vargas Llosa (nascido em 28 de março de 1936) é um escritor, político, jornalista e ensaísta peruano. Vargas Llosa é considerado um dos mais importantes romancistas e ensaístas da América Latina e um dos principais autores de sua geração. Alguns consideram que ele teve um maior impacto internacional e publico mundial do que qualquer outro escritor do boom latino-americano.

Vargas Llosa alcançou a fama na década de 1960 com romances como La ciudad y los perros, A Casa Verde e Conversación en La Catedral. Prossegue a escrever prolificamente através de uma variedade de gêneros literários, incluindo crítica literária e jornalismo. Seus romances incluem comédias, mistérios de assassinato, romances históricos e thrillers políticos. Vários, como Pantaleón y las visitadoras e Tia Júlia e o Escrevinhador, foram adaptados como longas-metragens (este último como Tune in Tomorrow). (leia mais...)

Imagem selecionada

Lima Río Rímac Bridge.jpg
O rio Rímac atravessa a capital peruana, Lima, e é a principal fonte de água da cidade. Uma das mais antigas pontes sobre o rio é a Puente de Piedra, construída em alvenaria no início do século XVII.


Sabia que?

Lago Titicaca
...que o lago Titicaca é o segundo maior da América do Sul e o mais alto lago navegável?
...que existem no Peru 10 sítios declarados patrimônio mundial da Unesco?
...que La Rinconada, situada na região de Puno, é considerada a cidade mais alta do mundo?

Predefinições

Predefinições
Ligações
Portal A Wikipédia possui o
Portal do Peru
Infobox
Caixas de navegação
Projeto Peru

WikiProjetos

Categorias

Mapa

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Peru na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Portais

Associados Wikimedia

Peru no Wikinotícias     Peru no Wikiquote     Peru no Wikilivros     Peru no Wikisource     Peru no Wikcionário     Peru na Wikiversidade     Peru no Wikivoyage     Peru no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/PeruWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/PeruWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/PeruWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/PeruWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/PeruWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/PeruWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/PeruWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:PeruCommons-logo.svg
Cartella rossa.jpg
Portal.svg
ver    

Recarregar