Portal:Haiti

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Bem-vindo ao Portal do Haiti!
Bienvenue sur le Portail Haïti !
Byenveni nan Pòtal la Ayiti !
Flag of Haiti Coat of arms of Haiti
Localização do Haiti

Haiti (pronunciado em português europeu[ajˈti]; pronunciado em português brasileiro[ajˈtʃi]; em francês: Haïti, pronunciado: [a.iti]; em crioulo haitiano: Ayiti), oficialmente República do Haiti (République d'Haïti; Repiblik Ayiti), é um país do Caribe. Ocupa uma pequena porção ocidental da ilha de Hispaniola, no arquipélago das Grandes Antilhas, que partilha com a República Dominicana. Ayiti ("terra de altas montanhas") era o nome indígena dos taínos para a ilha.

Em francês o país é chamado de La Perle des Antilles (A Pérola das Antilhas), por conta de sua beleza natural. O ponto mais alto do país é Pic la Selle, com 2 680 metros de altitude. Tanto em área quanto em população, o Haiti é o terceiro maior país do Caribe (depois de Cuba e da República Dominicana), com 27.750 quilômetros quadrados e cerca de 10,4 milhões de habitantes, sendo que pouco menos de um milhão deles vivem na capital, Porto Príncipe. O francês e o crioulo haitiano são as línguas oficiais do país.

A posição histórica e etno-linguística do Haiti é única por várias razões. Quando conquistou a independência em 1804, se tornou a primeira nação independente da América Latina e do Caribe, sendo o único país do mundo estabelecido como resultado de uma revolta de escravos bem-sucedida e a segunda república da América. A Revolução Haitiana, feita por escravos e negros libertos, durou quase uma década; todos os primeiros líderes do governo foram antigos escravos. O país é uma das duas nações independentes do continente americano (junto com o Canadá) que designa o francês como língua oficial; as outras áreas de língua francesa no continente são todos departamentos ou coletividades ultramarinas da França.


 ver · editar Artigos selecionados

O furacão Noel foi o décimo sexto ciclone tropical e o quinto furacão da temporada de furacões no Atlântico de 2007. Noel desenvolveu-se em 27 de outubro de uma interação entre uma onda tropical e uma área de baixa pressão de altos níveis na porção centro-norte do Mar do Caribe. Noel fortaleceu-se pouco antes de atingir o Haiti, com ventos de 95 km/h. Noel também atingiu Cuba no seu caminho. O sistema tomou rumo para norte e em 1º de novembro tornou-se um furacão. O furacão acelerou para nordeste depois de passar sobre Bahamas. Em 2 de novembro, Noel começou a se tornar um ciclone extratropical. O Centro Canadense de Furacões classificou o sistema no mesmo dia como pós-tempestade tropical Noel até 22:00 UTC de 4 de novembro, momento em que Noel tornou-se totalmente um ciclone extratropical.

A tempestade causou 163 mortes ao longo de seu caminho, principalmente em Hispaniola, devido às enchentes e deslizamentos de terra. Atualmente, Noel é a tempestade mais mortífera desta temporada de furacões. Depois que Noel tornou-se totalmente um ciclone extratropical, causou enchentes e ventos fortes sobre Maine, Estados Unidos, e sobre o leste de Quebec e Labrador, Canadá. De fato, depois que Noel tornou-se um ciclone extratropical, ele tornou-se uma tempestade de neve. Mas a maioria dos danos e mortes causados por Noel foi durante a sua fase tropical. Como ciclone tropical, a menor pressão atmosférica central do sistema foi 980 mbar e os ventos constantes máximos foram 130 km/h. Como ciclone extratropical, a menor pressão atmosférica central do sistema foi 969 mbar e ventos constantes de 140 km/h.


 ver · editar Você sabia…
  • ... que o ex-presidente do Haiti Jean-Claude Duvalier, também conhecido como "Baby Doc" foi exilado para a França após a sua deposição em 1986? E que ele perdeu a maior parte de sua fortuna devido a seu divórcio de sua esposa Michele, e agora vive supostamente em circunstâncias muito modestas?


 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Imagem selecionada
A cruz em Morne Jean, acima de Cap-Haïtien.


 ver · editar Biografia selecionada

Fabre Nicolas Guillaume Geffrard (Anse-à-Veau, 23 de setembro de 1806 - Kingston, 31 de dezembro de 1878) foi o oitavo presidente do Haiti. General do exército de seu país, Geffrard assumiu o poder em 1859, após um golpe de estado que depôs o imperador Faustino I do Haiti. Durante seu governo, enfrentou várias rebeliões, até ser deposto em 1867, pelo major Sylvain Salnave.

Seu pai morreu apenas algumas semanas após o nascimento de Fabre. O general Nicolás Geffrard, é um herói nacional. Lutou na guerra da independência, foi um dos autores da primeira Constituição do país e compôs a música do hino nacional. Com a morte do pai, Fabre Geffrard foi então adotado por um parente, o coronel Fabre, comandante de um regimento na vila de Cayes. Fabre Geffrard estudou no colégio de Cayes, até se alistar no exército, onde seguiria extensa carreira.

Filho de Marguerite Lejeune Geffrard, casou-se com Marguerite Lorvana McIntosh, com quem teve oito filhos.


 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Haiti na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Portais relacionados
 ver · editar Associados Wikimedia
Haiti no Commons Haiti no Commons
Imagens e mídia
Haiti no Wikcionário Haiti no Wikcionário
Definições
Haiti no Wikilivros Haiti no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Haiti no Wikinotícias Haiti no Wikinotícias
Notícias
Haiti no Wikiquote Haiti no Wikiquote
Citações
Haiti no Wikisource Haiti no Wikisource
Biblioteca
Haiti na Wikiversidade Haiti na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar