Portal:Hungria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo · Temas gerais · Resumo do conhecimento · Portais · Categorias · Listas · Glossários · Índices · Índice A-Z

Coat of arms of Hungary.png
Bem-vindo ao
Portal da Hungria
Budapest Parliament 4604.JPGVakok intézete.JPGSopron Tuztorony.jpgOkt 37.jpg
Cartella verde.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
HungaryBanner.png
A Hungria, oficialmente República da Hungria, é um país sem saída para o mar na planície da Panônia, na Europa Central. Limita com Áustria, Eslováquia, Romênia, Ucrânia, Sérvia, Croácia e Eslovênia. Sua capital é a cidade de Budapeste, a maior do país. A Hungria é membro da OCDE, OTAN, UE e do Grupo de Visegrád, e é um Estado Schengen. Sua língua oficial é o húngaro, que integra a família lingüística fino-úgrica.

Em seguida a períodos de ocupação céltica (após 450 a.C.) e romana (de 9 a.C. até o século IV), considera-se que as bases da fundação do Estado húngaro foram estabelecidas no século IX pelo chefe magiar Árpád, cujo bisneto Estêvão I ascendeu ao trono com uma coroa enviada por Roma em 1000. O Reino da Hungria existiu sem interrupções por 946 anos, e em diversos momentos foi visto como um dos centros culturais do mundo ocidental. Uma potência significativa até os anos 1910, a Hungria perdeu mais de dois terços de seu território (e 3,3 milhões de húngaros étnicos) devido ao Tratado de Trianon de 1920. Sucedeu ao reino um regime comunista (1947-1989) durante o qual o país recebeu ampla atenção da comunidade internacional por conta da Revolução de 1956 e, posteriormente, a abertura de sua fronteira com a Áustria em 1989, que acelerou o colapso do Bloco Oriental. Desde aquele ano, o país é uma república parlamentarista. Hoje a Hungria é um país de alta renda e seu objetivo é tornar-se um país desenvolvido pelos padrões do FMI.

Escudo de armas da Hungria
Bandeira da Hungria
Hungary in its region.svg



Artigos selecionados

A bandeira da Hungria de 1949-1956

A República Popular da Hungria ou República Popular Húngara (em húngaro: Magyar Népköztársaság) foi o nome oficial da Hungria de 1949 a 1989 durante o período socialista sob a orientação da União Soviética. O Estado manteve sua existência até 1989, quando as forças da oposição consolidaram sua influência e forçaram o regime a abandonar o poder. O país considerava-se o herdeiro da República Soviética da Hungria, que foi formada em 1919 e foi o segundo Estado socialista formado após a Rússia Soviética.


Biografia selecionada

MorThanFeastofAttila.jpg

Átila (n. 406 - m. 453) foi o último e mais poderoso líder dos hunos, tribo provavelmente procedente da Ásia, apesar de suas origens exatas serem desconhecidas. Átila governou o maior império europeu de seu tempo, de 434 até sua morte em 453. Conhecido no Ocidente como "Flagelo de Deus", suas possessões estenderam-se da Europa Central até o Mar Negro, e desde o Danúbio até o Báltico. Durante o seu reinado, foi um dos mais ferrenhos inimigos do Império Romano, que nesta fase final do mesmo, estava dividido em dois: o Império Romano do Oriente com capital em Constantinopla, atual Istambul, e o Império Romano do Ocidente com capital em Roma e mais tarde em Ravena. Por duas vezes invadiu os Balcãs; esteve a ponto de tomar a cidade de Roma e chegou a sitiar Constantinopla. Marchou pela França até chegar a Orleães, até que o general romano Flávio Aécio, forçou-o a recuar na Batalha dos Campos Cataláunicos em 451 (Châlons-sur-Marne). Ele conseguiu fugir do imperador Ocidente, Valentiniano III, de sua capital, Ravena, em 452.


Imagem selecionada

Pécs Cathedral - Hungary.jpg

Catedral de Pécs

Predefinições

Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Hungria na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


WikiProjetos

Portais relacionados

Associados Wikimedia

Hungria no Wikinotícias     Hungria no Wikiquote     Hungria no Wikilivros     Hungria no Wikisource     Hungria no Wikcionário     Hungria na Wikiversidade     Hungria no Wikivoyage     Hungria no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/HungriaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/HungriaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/HungriaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/HungriaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/HungriaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/HungriaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/HungriaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:HungriaCommons-logo.svg

Recarregar