Portal:Hungria

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Coat of arms of Hungary.png
Bem-vindo ao
Portal da Hungria
Budapest Parliament 4604.JPGVakok intézete.JPGSopron Tuztorony.jpgOkt 37.jpg
Cartella verde.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
HungaryBanner.png
A Hungria, oficialmente República da Hungria, é um país sem saída para o mar na planície da Panônia, na Europa Central. Limita com Áustria, Eslováquia, Romênia, Ucrânia, Sérvia, Croácia e Eslovênia. Sua capital é a cidade de Budapeste, a maior do país. A Hungria é membro da OCDE, OTAN, UE e do Grupo de Visegrád, e é um Estado Schengen. Sua língua oficial é o húngaro, que integra a família lingüística fino-úgrica.

Em seguida a períodos de ocupação céltica (após 450 a.C.) e romana (de 9 a.C. até o século IV), considera-se que as bases da fundação do Estado húngaro foram estabelecidas no século IX pelo chefe magiar Árpád, cujo bisneto Estêvão I ascendeu ao trono com uma coroa enviada por Roma em 1000. O Reino da Hungria existiu sem interrupções por 946 anos, e em diversos momentos foi visto como um dos centros culturais do mundo ocidental. Uma potência significativa até os anos 1910, a Hungria perdeu mais de dois terços de seu território (e 3,3 milhões de húngaros étnicos) devido ao Tratado de Trianon de 1920. Sucedeu ao reino um regime comunista (1947-1989) durante o qual o país recebeu ampla atenção da comunidade internacional por conta da Revolução de 1956 e, posteriormente, a abertura de sua fronteira com a Áustria em 1989, que acelerou o colapso do Bloco Oriental. Desde aquele ano, o país é uma república parlamentarista. Hoje a Hungria é um país de alta renda e seu objetivo é tornar-se um país desenvolvido pelos padrões do FMI.

Escudo de armas da Hungria
Bandeira da Hungria
Hungary in its region.svg



Artigos selecionados

A bandeira da Hungria de 1949-1956

A República Popular da Hungria ou República Popular Húngara (em húngaro: Magyar Népköztársaság) foi o nome oficial da Hungria de 1949 a 1989 durante o período socialista sob a orientação da União Soviética. O Estado manteve sua existência até 1989, quando as forças da oposição consolidaram sua influência e forçaram o regime a abandonar o poder. O país considerava-se o herdeiro da República Soviética da Hungria, que foi formada em 1919 e foi o segundo Estado socialista formado após a Rússia Soviética.


Biografia selecionada

Franz Liszt

Franz Liszt (Doborján, 22 de outubro de 1811Bayreuth, 31 de julho de 1886) foi um compositor, pianista, maestro e professor e terciário franciscano húngaro do século XIX. Liszt ganhou fama na Europa durante o início do século XIX por sua habilidade como pianista virtuoso. Foi citado por seus contemporâneos como o pianista mais avançado de sua idade, e em 1840 ele foi considerado por alguns como, talvez, o maior pianista de todos os tempos. Liszt foi também um compositor bem conhecido e influente, professor e maestro. Ele foi um benfeitor para outros compositores, incluindo Richard Wagner, Hector Berlioz, Camille Saint-Saëns, Edvard Grieg e Aleksandr Borodin.

Como compositor, ele foi um dos representantes proeminentes da "Neudeutsche Schule" ("Nova Escola Alemã"). Deixou para trás um corpo extenso e diversificado de trabalho em que ele influenciou seus contemporâneos sobre o futuro e antecipou algumas ideias e tendências do século XX. Algumas de suas contribuições mais notáveis ​​foram a invenção do poema sinfônico, desenvolvendo o conceito de transformação temática, como parte de suas experiências em forma musical e fazer rupturas radicais em harmonia. Ele também desempenhou um papel importante na popularização de uma grande variedade de música de transcrição para piano.

Hungary stub.svg Ler mais ...


Imagem selecionada

Predefinições

Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Hungria na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


WikiProjetos

Portais relacionados

Associados Wikimedia

Hungria no Wikinotícias     Hungria no Wikiquote     Hungria no Wikilivros     Hungria no Wikisource     Hungria no Wikcionário     Hungria na Wikiversidade     Hungria no Wikivoyage     Hungria no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/HungriaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/HungriaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/HungriaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/HungriaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/HungriaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/HungriaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/HungriaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:HungriaCommons-logo.svg

Recarregar