Portal:Burundi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Burundi
Flag of Burundi
Coat of Arms of Burundi
Location on the world map

Burundi, oficialmente República do Burundi, é um pequeno país sem costa marítima da região dos Grandes Lagos na África Oriental delimitado por Ruanda ao norte, Tanzânia a leste e ao sul, e República Democrática do Congo ao oeste. Seu tamanho é pouco menos de 28.000 km² com uma população estimada de quase 8,7 milhões. Sua capital é Guitega. Embora o país não tenha acesso ao mar, grande parte da fronteira sudoeste é adjacente ao Lago Tanganica.

Os povos twa, tutsi e hutu ocuparam Burundi desde a formação do país há cinco séculos atrás. Burundi foi governado como um reino pelos tutsis por mais de duzentos anos. No entanto, no início do século XX, Alemanha e Bélgica ocuparam a região, e Burundi e Ruanda tornaram-se uma colônia européia conhecida como Ruanda-Urundi.

Uma agitação política ocorreu em toda a região por causa das diferenças sociais entre os tutsis e os hutus, provocando uma guerra civil no país. Atualmente, o Burundi é governado como uma república democrática representativa presidencial. Sessenta e dois por cento dos burundineses são católicos romanos, oito a dez por cento são muçulmanos e os demais seguem crenças nativas e outras denominações cristãs.

Burundi é um dos dez países mais pobres do mundo. O país tem um Produto Interno Bruto baixo em grande parte devido às guerras civis, corrupção, educação precária e os efeitos do HIV / AIDS. O Burundi é densamente povoado, com uma emigração significativa. Cobalto e cobre estão entre os recursos naturais do Burundi e algumas das suas principais exportações incluem café e açúcar.


 ver · editar Artigos selecionados

A tentativa de golpe de Estado no Burundi de 1993 ocorreu em 21 de outubro de 1993, quando um golpe de Estado foi tentado no Burundi por uma facção do exército dominada pelos tutsis, liderada pelo Chefe do Estado Maior, o tenente-coronel Jean Bikomagu, pelo ex-presidente Jean-Baptiste Bagaza e pelo ex-ministro do Interior François Ngeze. A tentativa de golpe resultou no assassinato do presidente hutu Melchior Ndadaye e em várias outras vítimas.

Após o golpe, o Comitê de Salvação Pública (CSP) foi criado como junta governante e François Ngeze (um membro proeminente hutu da UPRONA) foi instalado como o novo presidente. Diante de ampla condenação, os líderes do Exército instaram os políticos civis a retomarem o controle. Consequentemente, o primeiro-ministro Sylvie Kinigi (que se refugiou na embaixada francesa com outras figuras importantes do governo) foi instalado como presidente interino em 27 de outubro.


 ver · editar Você sabia…

...que a recente perseguição de albinos na Tanzânia e no Burundi é baseada na crença de que partes dos seus corpos têm o poder mágico e transmitir prosperidade?

... que o presidente ruandês Juvénal Habyarimana e Cyprien Ntaryamira, o presidente hutu do Burundi foram assassinados por dois mísseis terra-ar?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada
Soldiers Holding Hands.jpg

Dois soldados em patrulha nas ruas de Bujumbura expressando afeto um pelo outro. Não é incomum em muitas sociedades em todo leste da África os homens demonstrarem sua amizade segurando as mãos em público.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Burundi na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Associados Wikimedia
Wikimedia-logo.svg
Burundi no Commons Burundi no Commons
Imagens e mídia
Burundi no Wikcionário Burundi no Wikcionário
Definições
Burundi no Wikilivros Burundi no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Burundi no Wikinotícias Burundi no Wikinotícias
Notícias
Burundi no Wikiquote Burundi no Wikiquote
Citações
Burundi no Wikisource Burundi no Wikisource
Biblioteca
Burundi na Wikiversidade Burundi na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar