Portal:Azerbaijão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
none.svg}} Bem-vindo ao
Portal do Azerbaijão
Ancient Gabala01.jpgSaadet sarayi 2.jpgIsmailli Azerbaijan 00.jpg

Azerbaijão

Flag of Azerbaijan.svg
Emblem of Azerbaijan.svg
LocationAzerbaijan.svg

Azerbaijão (pronunciado em português europeu[ɐzɨɾbɐjˈʒɐ̃w̃]; pronunciado em português brasileiro[azeɾbajˈʒɐ̃w̃] / [azeɦbajˈʒɐ̃w̃]; em azerbaijanês: Azərbaycan, pronunciado: [ɑzærbɑjdʒɑn]), oficialmente República do Azerbaijão, é um país transcontinental na região do Cáucaso, situado no cruzamento entre o Leste Europeu e o Sudoeste Asiático. É delimitado pelo Mar Cáspio ao leste, a Rússia ao norte, a Geórgia a noroeste, Armênia no oeste e o Irã ao sul. O exclave de Naquichevão é delimitado pela Armênia a norte e leste, Irã ao sul e oeste, além de possuir uma pequena borda com a Turquia a noroeste.

A República Democrática do Azerbaijão proclamou sua independência em 1918 e tornou-se a primeira república democrática cuja população é composta majoritariamente por muçulmanos e, ao mesmo tempo, secular. Além disso, foi a primeira nação de maioria muçulmana após o Egito a contar com óperas, teatros e universidades modernas. O país foi incorporado à União Soviética em 1920 como a República Socialista Soviética do Azerbaijão, e proclamou sua independência em outubro de 1991, antes da dissolução da união. Mais cedo, em setembro daquele ano, a disputada região de Nagorno-Karabakh reafirmou sua disposição em se tornar um estado independente, como a República do Nagorno-Karabakh. A região, efetivamente independente desde o início da Guerra de Nagorno-Karabakh, é reconhecida internacionalmente como parte do Azerbaijão até que uma solução final para seu status seja encontrada.

A Constituição do Azerbaijão não declara uma religião oficial, e todas as forças políticas maiores no país são seculares, mas a maioria da população e alguns movimentos de oposição aderem ao xiismo. A nação possui um alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), comparável ao de vários países do Leste Europeu. A região também apresenta altos níveis de desenvolvimento econômico e alfabetismo, além de um baixo nível de desemprego. No entanto, a corrupção é bastante difundida, especialmente no serviço público. A Assembleia Nacional aboliu os limites do mandato presidencial no controverso referendo de 2009. O partido dominante, o Partido do Novo Azerbaijão, já foi acusado de autoritarismo e abuso de direitos humanos.


Artigos selecionados

Meninas azeris, vestidas com seus trajes típicos.

Azeris (em azeri: Azərilər, ou Azəri türkləri, آذربایجان تورک لری, lit. "turcos azerbaijanos"), azerbaijanis, azerbaidjanos ou azerbaijaneses (Azərbaycanlılar) são um grupo étnico com cerca de trinta milhões de indivíduos no mundo; a maioria, entre 16 e 23 milhões (as estimativas variam), vive no Irã, onde chamam a si próprios azaris. Os demais, cerca de oito milhões, vivem na República do Azerbaijão.

Há também comunidades consideráveis na Turquia, Geórgia, Rússia, Estados Unidos, Canadá e Alemanha.

A maioria esmagadora é muçulmana xiita. Devido aos laços históricos com vários dos antigos povos iranianos e aos laços culturais com os persas, algumas fontes incluem os azeris como um povo iraniano, embora o moderno azeri seja uma língua turcomana. O assunto permanece aberto a debates.


Você sabia…


Categorias

Mapa

Un-azerbaijan.png


Mapa de Azerbaijão.

Imagem selecionada

Biografia selecionada

Anatoliy Banishevskiy (1967).png

Anatoliy Andreyevich Banishevskiy (em russo, Анатолий Андреевич Банишевский ou Anatoli Andrey oğlu Banişevski, Baku, 23 de fevereiro de 1946 - Baku, 10 de dezembro de 1997) foi um jogador de futebol azerbaijano. Ele jogou pela Seleção Soviética de Futebol, vencendo 51 partidas e marcando 19 gols pela União Soviética. Banishevskiy jogou pela seleção soviética na Copa do Mundo de Futebol de 1966. Seu clube foi o PFC Neftchi, onde marcou 136 gols no Campeonato Soviético de Futebol. O atacante foi nomeado não-oficialmente de o Jogador Azerbaijano do Ano três vezes - 1966, 1967 e 1978.

Em novembro de 2003, como parte da celebração do Jubileu da UEFA, ele foi selecionado como o Jogador de Ouro do Azerbaijão para a Associação de Federações de Futebol do Azerbaijão como o jogador mais talentoso do país nos últimos 50 anos.


WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Azerbaijão no Wikinotícias     Azerbaijão no Wikiquote     Azerbaijão no Wikilivros     Azerbaijão no Wikisource     Azerbaijão no Wikcionário     Azerbaijão na Wikiversidade     Azerbaijão no Wikivoyage     Azerbaijão no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Azerbaij%C3%A3oWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Azerbaij%C3%A3oWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Azerbaij%C3%A3oWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Azerbaij%C3%A3oWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Azerbaij%C3%A3oWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Azerbaij%C3%A3oWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Azerbaij%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Azerbaij%C3%A3oCommons-logo.svg

Recarregar