Portal:Suíça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Switzerland coat.png
Bem vindo ao
Portal da Suíça
5898 - Bönigen - Brienzersee.JPG
 ver·editar  Flag of Switzerland.svg Introdução Flag of Switzerland.svg


Flag of Switzerland (Pantone).svg
Coat of Arms of Switzerland (Pantone).svg
LocationSwitzerland.svg

Suíça (em alemão: [die] Schweiz [ˈʃvaɪts]; em suíço-alemão: Schwyz ou Schwiiz [ˈʃʋit͡s]; em francês: Suisse [sɥis(ə)]; em italiano: Svizzera [ˈzvittsera]; em romanche: Svizra [ˈʒviːtsrɐ] ou [ˈʒviːtsʁːɐ]), oficialmente Confederação Suíça (em alemão: Schweizerische Eidgenossenschaft; em francês: Confédération suisse; em italiano: Confederazione Svizzera; em romanche: Confederaziun svizra), é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões, com a cidade de Berna como a sede das autoridades federais. O país está situado na Europa Central, onde faz fronteira com a Alemanha a Norte, com a França a Oeste, com Itália a Sul e com a Áustria e o principado de Liechtenstein a Leste.

A Suíça é um país sem costa marítima cujo território é dividido geograficamente entre o Jura, o Planalto Suíço e os Alpes, somando uma área de 41 285 km². A população suíça é de aproximadamente 7,8 milhões de habitantes e concentra-se principalmente no planalto, onde estão localizadas as maiores cidades do país. Entre elas estão as duas cidades globais e centros económicos de Zurique e Genebra. A Suíça é um dos países mais ricos do mundo relativamente ao PIB per capita calculado em 75 835 de dólares americanos em 2011. Zurique e Genebra foram classificadas como as cidades com melhor qualidade de vida no mundo, estando em segundo e terceiro lugar respectivamente e a Suíça como o melhor país para nascer em 2013.

A Confederação Suíça tem uma longa história de neutralidade, não estando em estado de guerra internacionalmente desde 1815. O país é sede de muitas organizações internacionais como o Fórum Económico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio, a União Postal Universal, a Organização Internacional para Padronização e do segundo maior Escritório das Nações Unidas. A nível europeu, foi um dos fundadores da Associação Europeia de Comércio Livre e é parte integrante do Acordo de Schengen. Em termos desportivos, o COI, a FIFA e a UEFA possuem as suas sedes localizadas no território suíço.

A Suíça é constituída por quatro principais regiões linguísticas e culturais: alemão, francês, italiano e romanche. Por conseguinte, os suíços não formam uma nação no sentido de uma identidade comum étnica ou linguística. O forte sentimento de pertencer ao país é fundado sobre o histórico comum, valores compartilhados (federalismo, democracia directa e neutralidade) e pelo simbolismo Alpino. A criação da Confederação Suíça é tradicionalmente datada em 1 de agosto de 1291.




 ver·editar Artigos selecionados


Lago de Lausana.

Lausana ou Lausanne (em francês Lausanne) é uma cidade na Suíça romanda, a parte francófona da Suíça, e é a capital do cantão de Vaud. Sede do distrito de Lausana, a cidade está situada às margens do Lago Léman (em francês: Lac Léman). Limitada pela cidade francesa de Évian-les-Bains ao sul do lago, com as montanhas Jura a noroeste. Lausana está localizada 62 km a nordeste de Genebra.

Lausana tinha, em dezembro de 2011, uma população de 129 383, tornando-se a quarta maior cidade do país, com a área de aglomeração com 336 400 habitantes. A Região Metropolitana de Lausana-Genebra possui cerca de 1,2 milhão de habitantes. A sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Museu Olímpico estão localizados na cidade,além de inúmeras federações e organismos esportivos estão sediados na cidade – o COI reconhece oficialmente a cidade como a Capital Olímpica – assim como a sede do Tribunal Arbitral do Esporte. Encontra-se no meio de uma região do vinho. A cidade tem um sistema de metrô com 28 estações, tornando-se a menor cidade do mundo a ter um sistema de transporte rápido.


 ver·editar Biografia selecionada


The Federer Technique - Oz Open 2014.jpg

Roger Federer (Basileia, Suíça, 8 de agosto de 1981) é um tenista suíço, recordista do número de vitórias em torneios do Grand Slam. Com 17 torneios do Grand Slam, 24 Masters 1000 e 6 Masters Cup entre seus 88 torneios ATP, e um recorde de 302 semanas como número 1 mundial entre 2004 e 2012, Federer é considerado por diversos analistas esportivos, críticos de tênis e antigos tenistas como um dos melhores jogadores de tênis de todos os tempos. Como Agassi, Nadal e Rod Laver, Federer conseguiu fazer o Grand Slam na carreira em 4 superfícies, após vencer em Roland Garros em 2009, mas é o único a ter realizado três vezes o fato notável de vencer 3 dos 4 torneios do Grand Slam na mesma temporada ("pequeno Slam").

O status de Federer deriva dos seus numerosos recordes, entre os quais 17 títulos de Grand Slam e um career Grand Slam. Federer tem ainda a marca de 27 finais de Grand Slam disputadas e participação em 23 semifinais consecutivas de Grand Slam, série iniciada no torneio de Wimbledon de 2004 e encerrada no Aberto da França de 2010, quando foi eliminado nas quartas-de-final, totalizando seis anos consecutivos de participações em semifinais de torneios do Grand Slam. Em resultado de seus sucessos, Federer conquistou o Laureus World Sportsman of the Year por quatro anos consecutivos (2005–08). Federer detém também o recorde de conquistas no torneio ATP World Tour Finals, que reúne no final de cada ano, os oito tenistas mais bem classificados no ranking da ATP, com 6 títulos.


 ver·editar Imagem selecionada


Uetliberg LCD.jpg
Vista do alto da torre de telecomunicações em Uetliberg, Zurique, Suíça.
 ver·editar Curiosidades


,Você sabia...

  • ... que a Suíça era originalmente composta por três cantões e três cidades, na sua fundação: sendo Uri, Schwyz, Unterwalden (cantões), e Berna, Lucerna, Friburgo (cidades)?
  • ... que, em documentos internacionais, o nome oficial da Suíça é sempre em latim (Confœderatio Helvetica, Confederação Helvética em português) e nunca em alemão, francês, italiano e/ou romanche, as línguas oficiais da Suíça?
  • ... que a população suíça é uma das mais heterogêneas do mundo, devido as quatro línguas oficiais da Suíça, as numerosas religiões e a numerosa quantidade de línguas de imigrantes?


 ver·editar Colabore!


Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Suíça na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


 ver·editar Categorias


 ver·editar Wikimedia


Suíça no Wikinotícias     Suíça no Wikiquote     Suíça no Wikilivros     Suíça no Wikisource     Suíça no Wikcionário     Suíça na Wikiversidade     Suíça no Wikivoyage     Suíça no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Su%C3%AD%C3%A7aCommons-logo.svg

Recarregar