Portal:Suíça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Switzerland coat.png
Bem-vindo ao
Portal da Suíça
5898 - Bönigen - Brienzersee.JPG
 ver · editar  Flag of Switzerland.svg Introdução Flag of Switzerland.svg


Flag of Switzerland (Pantone).svg
Coat of Arms of Switzerland (Pantone).svg
LocationSwitzerland.svg

Suíça (em alemão: [die] Schweiz [ˈʃvaɪts]; em suíço-alemão: Schwyz ou Schwiiz [ˈʃʋit͡s]; em francês: Suisse [sɥis(ə)]; em italiano: Svizzera [ˈzvittsera]; em romanche: Svizra [ˈʒviːtsrɐ] ou [ˈʒviːtsʁːɐ]), oficialmente Confederação Suíça (em alemão: Schweizerische Eidgenossenschaft; em francês: Confédération suisse; em italiano: Confederazione Svizzera; em romanche: Confederaziun svizra), é uma república federal composta por 26 estados, chamados de cantões, com a cidade de Berna como a sede das autoridades federais. O país está situado na Europa Central, onde faz fronteira com a Alemanha a Norte, com a França a Oeste, com Itália a Sul e com a Áustria e o principado de Liechtenstein a Leste.

A Suíça é um país sem costa marítima cujo território é dividido geograficamente entre o Jura, o Planalto Suíço e os Alpes, somando uma área de 41 285 km². A população suíça é de aproximadamente 7,8 milhões de habitantes e concentra-se principalmente no planalto, onde estão localizadas as maiores cidades do país. Entre elas estão as duas cidades globais e centros económicos de Zurique e Genebra. A Suíça é um dos países mais ricos do mundo relativamente ao PIB per capita calculado em 75 835 de dólares americanos em 2011. Zurique e Genebra foram classificadas como as cidades com melhor qualidade de vida no mundo, estando em segundo e terceiro lugar respectivamente e a Suíça como o melhor país para nascer em 2013.

A Confederação Suíça tem uma longa história de neutralidade, não estando em estado de guerra internacionalmente desde 1815. O país é sede de muitas organizações internacionais como o Fórum Económico Mundial, a Cruz Vermelha, a Organização Mundial do Comércio, a União Postal Universal, a Organização Internacional para Padronização e do segundo maior Escritório das Nações Unidas. A nível europeu, foi um dos fundadores da Associação Europeia de Comércio Livre e é parte integrante do Acordo de Schengen. Em termos desportivos, o COI, a FIFA e a UEFA possuem as suas sedes localizadas no território suíço.

A Suíça é constituída por quatro principais regiões linguísticas e culturais: alemão, francês, italiano e romanche. Por conseguinte, os suíços não formam uma nação no sentido de uma identidade comum étnica ou linguística. O forte sentimento de pertencer ao país é fundado sobre o histórico comum, valores compartilhados (federalismo, democracia directa e neutralidade) e pelo simbolismo Alpino. A criação da Confederação Suíça é tradicionalmente datada em 1 de agosto de 1291.




 ver · editar Artigos selecionados


NestleHQ.jpg

Nestlé S.A. é uma empresa transnacional suíça do setor de alimentos e bebidas com sede em Vevey, Vaud, na Suíça. A empresa foi formada em 1905 pela fusão da Anglo-Swiss Milk Company, fundada em 1866 pelos irmãos George Page e Charles Page e Henri Nestlé (nascido Heinrich Nestlé). A empresa cresceu significativamente durante a Primeira Guerra Mundial e novamente após a Segunda Guerra Mundial, expandindo suas ofertas além de seus primeiros produtos de leite condensado e fórmula infantil.

Os produtos da Nestlé incluem alimentos para bebês, alimentos médicos, água engarrafada, cereais matinais, café e chá, produtos de confeitaria, produtos lácteos, sorvetes, alimentos congelados, alimentos para animais de estimação e lanches. Vinte e nove das marcas da Nestlé têm vendas anuais de mais de 1 bilhão de francos suíços (cerca de 1,1 bilhão de dólares), como Nespresso, Nescafé, Kit Kat, Smarties, Nesquik, Stouffer's, Vittel e Maggi. A Nestlé possui 447 fábricas, opera em 194 países e emprega cerca de 339 mil pessoas.


 ver · editar Biografia selecionada


CGJung.jpg

Carl Gustav Jung ( /ˈjʊŋ/; Kesswil, 26 de julho de 1875Küsnacht, 6 de junho de 1961) foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica. Jung propôs e desenvolveu os conceitos da personalidade extrovertida e introvertida, arquétipos e o inconsciente coletivo. Seu trabalho tem sido influente na psiquiatria, psicologia e no estudo da religião, literatura e áreas afins.

O conceito central da psicologia analítica é a individuação - o processo psicológico de integração dos opostos, incluindo o consciente com o inconsciente, mantendo a sua autonomia relativa. Jung considerou a individuação como o processo central do desenvolvimento humano.

Ele criou alguns dos melhores conceitos psicológicos conhecidos, incluindo o arquétipo, o inconsciente coletivo, o complexo, e a sincronicidade. A classificação tipológica de Myers Briggs (MBTI), um instrumento popular psicométrico, foi desenvolvido a partir de suas teorias.


 ver · editar Imagem selecionada


VRB H 1-2 bei Freibergen.jpg
Locomotiva no. 7 da Vitznau-Rigi-Bahn, uma das últimas (se não a última) locomotivas em operação com uma caldeira vertical, subindo o Monte Rigi, na Suíça.
 ver · editar Curiosidades


Você sabia...

  • ... que a Suíça era originalmente composta por três cantões e três cidades, na sua fundação: sendo Uri, Schwyz, Unterwalden (cantões), e Berna, Lucerna, Friburgo (cidades)?
  • ... que, em documentos internacionais, o nome oficial da Suíça é sempre em latim (Confœderatio Helvetica, Confederação Helvética em português) e nunca em alemão, francês, italiano e/ou romanche, as línguas oficiais da Suíça?
  • ... que a população suíça é uma das mais heterogêneas do mundo, devido as quatro línguas oficiais da Suíça, as numerosas religiões e a numerosa quantidade de línguas de imigrantes?


 ver · editar Colabore!


Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Suíça na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Categorias


 ver · editar Wikimedia


Suíça no Wikinotícias     Suíça no Wikiquote     Suíça no Wikilivros     Suíça no Wikisource     Suíça no Wikcionário     Suíça na Wikiversidade     Suíça no Wikivoyage     Suíça no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Su%C3%AD%C3%A7aWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Su%C3%AD%C3%A7aCommons-logo.svg

Recarregar