Portal:Roménia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal da Romênia
 ver · editar Roménia
Bandeira da Roménia
Bandeira da Roménia
Escudo de armas da Roménia
Escudo de armas da Roménia
Localização da Roménia

A Roménia (português europeu) ou Romênia (português brasileiro) (em romeno: România) é um país da Europa Oriental limitado a norte e a leste pela Ucrânia, a leste pela República da Moldávia e pelo mar Negro, a sul pela Bulgária e a oeste pela Sérvia e pela Hungria. Está localizada aproximadamente na bacia inferior do rio Danúbio e quase todo o delta do Danúbio está localizado no seu território. A sua capital, e também maior metrópole, é a cidade de Bucareste.

A Roménia é um Estado unitário semipresidencialista. Como um estado-nação, o país foi criado pela fusão da Moldávia e Valáquia em 1859 e ganhou o reconhecimento da sua independência em 1878. Mais tarde, em 1918, juntaram-se a Transilvânia, Bucovina e Bessarábia. No final da Segunda Guerra Mundial, partes de seus territórios (aproximadamente a atual Moldávia) foram ocupadas pela União Soviética e a Roménia tornou-se um membro do Pacto de Varsóvia. Com a queda da Cortina de Ferro em 1989, a Roménia iniciou uma série de reformas políticas e económicas.

A Roménia faz parte da União Europeia desde 1 de janeiro de 2007. Seu território é o nono mais extenso da UE, e sua população a sétima maior. Também é membro da OTAN desde 29 de março de 2007. Além disso, compõe a União Latina, a Francofonia e a OSCE.




 ver · editar Artigos selecionados

Cluj-Napoca (pronúncia em romeno: /'kluʒ na'poka/; em alemão: Klausenburg, aportuguesado em português para Clausemburgo; em húngaro: Kolozsvár; em latim: Napoca, Castrum Clus ou Claudiopolis; em iídiche: קלויזנבורג, Kloiznburg), até 1974 Cluj, é a terceira maior cidade da Romênia,capital do judeţ (distrito) de Cluj, no noroeste da Transilvânia. Geograficamente, está situada a uma distância igual das três principais capitais nacionais da região, Bucareste (498 km), Budapeste (354 km), e Belgrado (327 km). A cidade se localiza no vale do rio Someşul Mic, e também é a capital da província histórica da Transilvânia.

Hoje em dia a cidade é um dos principais centros acadêmicos, culturais, industriais e comerciais da Romênia. Entre outras instituições, ela hospeda a maior universidade do país, a Universidade Babeş-Bolyai, com o seu famoso jardim botânico; instituições culturais de renome nacional, assim como o maior banco privado romeno. De acordo com a revista americana InformationWeek, Cluj-Napoca está se tornando rapidamente a "tecnópolis" da Romênia.



 ver · editar Biografia selecionada

Nadia Elena Comăneci (Oneşti, 12 de novembro de 1961) foi uma ginasta romena, que disputou a modalidade artística e é ainda hoje tida como um ídolo mundial esportivo. Uma das primeiras alunas do treinador Béla Károlyi, enquanto atleta, conquistou nove medalhas olímpicas, cinco delas de ouro, foi a primeira ginasta a receber uma nota dez - desempenho perfeito - em um evento olímpico de ginástica artística, arquiva quatro medalhas mundiais e doze medalhas europeias. Ao lado da russa Svetlana Khorkina, Nadia é detentora do tricampeonato do individual geral continental, além de bicampeã olímpica na trave de equilíbrio. Em campeonatos nacionais, é ainda pentacampeã do concurso geral.

Desde que deixou a vida de atleta profissional, Comăneci continuou envolvida com o desporto: hoje é membro de algumas associações e federações, bem como fundadora de uma instituição filantrópica e colaboradora em diversas outras tanto na Romênia quanto nos Estados Unidos, além de também colaborar para a revista International Gymnast - a publicação mais veiculada da ginástica - ao lado do marido, também ex-ginasta, Bart Conner. Por suas notas e conquistas, é considerada uma das maiores ginastas da modalidade de todos os tempos. Fugida do regime comunista da Romênia, radicou-se nos Estados Unidos e tornou-se cidadã norte-americana. Lá, teve seu primeiro e único filho, Dylan, e abriu um ginásio e uma empresa de equipamentos gímnicos, que produz uma linha de vestuários.


 ver · editar Imagem selecionada

A igreja fortificada de Archita, condado de Mureş, Romênia.
 ver · editar Sabia que?


... que o Delta do Danúbio na Roménia é o segundo maior e melhor preservado delta da Europa?

... que, com uma área de 238,391 km ², a Roménia é o maior país no sudeste da Europa?

...que o Palácio do Parlamento da Roménia (imagem), apesar do processo de construção não estar totalmente concluído, é o maior edifício da Europa e o segundo maior prédio do mundo?

... que a Roménia renomeou sua moeda, o leu, em julho de 2005, de modo que 10 mil antigo leu é igual a 1 novo leu?

... que Timişoara, uma cidade no oeste da Roménia, foi a primeira cidade europeia a ter postes elétricos?


 ver · editar Predefinições
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Categorias
sem subcategorias
 ver · editar Mapa


Mapa ilustrando a evolução temporal das fronteiras da Romênia entre 1859 a 2010.

 ver · editar Como colaborar
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Romênia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

 ver · editar Geografia

Geografia da Romênia

Montanhas

Cárpatos - Montes Apuseni - Montes Rodna

Rios

Rio Danúbio - Rio Tisza - Rio Prut - Rio Mureș - Siret - Olt - Rio Szamos - Rio Ialomiţa - Rio Argeș - Rio Timiş - Rio Jiu

Lagos

Lago Snagov - Lago Bâlea

Litoral

Mar Negro - Delta do Danúbio - Liman

Parques nacionais e naturais

Delta do Danúbio - Parque Natural Apuseni - Parque nacional Cheile Bicazului-Hăşmaş, Hațeg, Retezat


Regiões tradicionais

Moldávia (Moldova) - Valáquia (Țara Românească) - Transilvânia (Ardeal, Transilvania)

Divisões administrativas da Romênia

Região em desenvolvimento Área (km2) População (2011) Cidades mais populosas*
Noroeste 34.159 2.600.132 Cluj-Napoca (411.379)
Centro 34.082 2.360.805 Brașov (369.896)
Nordeste 36;850 3;302;217 Iași (382.484)
Sudeste 35.762 2.545.923 Constança (425.916)
Sul 34.489 3.136.446 Ploiești (276.279)
Bucharest-Ilfov 1.811 2.272.163 Bucareste (2.272.163)
Sudoeste 29.212 2.075.642 Craiova (285.098)
Oeste 32.028 1.828.313 Timișoara (384.809)
*Com sua região metropolitana.


 ver · editar Associados Wikimedia
Roménia no Commons Roménia no Commons
Imagens e mídia
Roménia no Wikcionário Roménia no Wikcionário
Definições
Roménia no Wikilivros Roménia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Roménia no Wikinotícias Roménia no Wikinotícias
Notícias
Roménia no Wikiquote Roménia no Wikiquote
Citações
Roménia no Wikisource Roménia no Wikisource
Biblioteca
Roménia na Wikiversidade Roménia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar