Portal:Jordânia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Jordânia
Bandeira do Reino Hachemita da Jordânia Brasão de armas do Reino Hachemita da Jordânia
Mapa de Localização

O Reino Hachemita da Jordânia (em árabe: المملكة الأردنية الهاشمية), é um país árabe do Oriente Médio. O país faz fronteira com a Síria ao norte, com o Iraque a nordeste, com a Arábia Saudita a leste e sul, e pelo Golfo de Aqaba (através do qual faz fronteira marítima com o Egito), Israel e pelos Territórios Palestinos da Cisjordânia ao oeste. A Jordânia tem uma história muito rica que se estende por milhares de anos, e tem sido governada pelos hachemitas desde sua independência do Reino Unido em 1946. Mais da metade da Jordânia é coberta pelo Deserto da Arábia. No entanto, a parte ocidental da Jordânia é terra arável e florestas. A Jordânia faz parte do Crescente Fértil. A sua capital é Amã.

O Vale do Rift Jordaniano do Rio Jordão separa a Jordânia e a Palestina. O ponto mais alto no país é Jabal Umm ad Dami, a 1.854m acima do nível do mar, seu topo é coberto por neve, enquanto que o mais baixo é o Mar Morto -420 m. A Jordânia é parte de uma região considerada "berço da civilização", a região do Levante do Crescente Fértil.


 ver · editar Artigo em destaque

A antiga cidade de Petra é um sítio arqueológico na Jordânia, deitado em uma bacia entre as montanhas que formam o flanco leste de Arava, o grande vale que vai do Mar Morto ao Golfo de Aqaba. É famosa por ter muitas estruturas de pedra esculpidas em rocha.

Petra foi construída pelos nabateus, um povo semita antigo, e é mais conhecida pelas impressionantes estruturas de pedra, como a tesouraria (foto) e o mosteiro, que são esculpidas na rocha, na antiga cidade. Petra é hoje um local turístico popular, e foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 1985.

Leia mais ...


 ver · editar Você sabia…

... que a Jordânia é o único país do Oriente Médio com urânio confirmado?

... que a Jordânia tem o maior número mundial de cyber cafés per capita?

... que Petra (imagem) é uma das Novas Sete Maravilhas do Mundo?

... que a Jordânia tem a mais alta qualidade de vida na Liga Árabe?

... que a Jordânia é o terceiro maior produtor mundial de fosfatos bruto?


 ver · editar Mapa


Mapa da Jordânia.

 ver · editar Imagem selecionada

Rio Zarqa, o segundo maior afluente do rio Jordão, depois do rio Yarmouk.
 ver · editar Biografia selecionada

Rania Al Abdullah (em árabe: رانيا العبد الله Rānyā al-‘abdu l-Lāh) (nascida Rania al Yassin em 31 de Agosto de 1970) é a atual rainha consorte da Jordânia como a esposa do Rei Abdullah II da Jordânia.

A rainha Rania defende uma variedade de causas, tanto em seu país como no exterior. Na Jordânia, o seu trabalho concentra-se no calibre e na qualidade da educação para as crianças jordanianas, enquanto no exterior, ela defende para a educação global e para que os líderes mundiais cumpram os seus compromissos segundo os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Educação Primária Universal.

Leia mais ...


 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Associados Wikimedia
Jordânia no Commons Jordânia no Commons
Imagens e mídia
Jordânia no Wikcionário Jordânia no Wikcionário
Definições
Jordânia no Wikilivros Jordânia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Jordânia no Wikinotícias Jordânia no Wikinotícias
Notícias
Jordânia no Wikiquote Jordânia no Wikiquote
Citações
Jordânia no Wikisource Jordânia no Wikisource
Biblioteca
Jordânia na Wikiversidade Jordânia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar