Portal:Liechtenstein

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal Liechtenstein
Staatswappen-Liechtensteins.svg
Bem vindo !
Stauberenfirst Alvier.JPGSchaan church.pngField, corn, Liechtenstein, Mountains, Alps, Vaduz, sky, clouds, landscape.jpgMadonna with Child and Young St John.jpgVaduz Herrengasse.jpgHohes Haus Liechtenstein 13.JPG
 ver · editar Liechtenstein
Localização de Liechtenstein.

Liechtenstein ou Listenstaine (forma usada oficialmente pela União Europeia) é um minúsculo principado, um microestado, localizado no centro da Europa, encravado nos Alpes, entre a Áustria, a leste, e a Suíça a oeste. Pouco mais de 34 mil habitantes moram no principado de apenas 160 km².

Desde o século XV, goza praticamente do mesmo território e o principado é comandado pela mesma família desde 1608, quando Liechtenstein tornou-se independente do Sacro Império Romano Germânico. Por ter feito parte deste império germânico e descender diretamente dele, a língua falada no país é o alemão, mas o Liechtenstein se diferencia de Alemanha e Áustria, por ser um micro-estado, considerado um dos mais ricos do mundo, e que é constantemente citado como um local onde a prática de lavagem de dinheiro (ou branqueamento de capitais) é frequente.

 ver · editar Artigo em destaque
Vaduz.jpg

Vaduz (pronúncia em português europeu[vaˈðuʃ]; pronúncia em português brasileiro[vaˈdus]; pronúncia em alemão[faˈduːts] ou [faˈdʊts]) é a capital do Liechtenstein, sendo sede do governo do principado e a residência da família real. Supõe-se que foi fundada no século XIII pelos condes de Werdenberg. O castelo é mencionado já em 1322, tendo sido saqueado pelos suíços em 1499. A cidade tem coleções de arte, um museu postal e uma indústria turística importante. Também abriga a sede da Arquidiocese de Liechtenstein e é um centro financeiro internacional. A comuna liechtensteiniense de Vaduz possui cerca de 5203 habitantes (dezembro de 2006) e se estende por 17,3 km² (repartida em sete enclaves, cujo principal é limitado com o Rio Reno).

Flag-map of Liechtenstein.svg Ler mais ...


 ver · editar Você sabia…

... a família de Liechtenstein adquiriu os condados de Schellenberg e Vaduz em 1699 e 1712?



 ver · editar Categorias
 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Imagem selecionada
Rotes Haus in Vaduz.jpg

Vista da Casa Vermelha em Vaduz.
 ver · editar Biografia selecionada
Fürst Hans-Adam II. von und zu Liechtenstein (cropped).jpg

João Adão II do Liechtenstein, em alemão Hans-Adam II (nascido Johannes Adam Ferdinand Alois Josef Maria Marko d'Aviano Pius von und zu Liechtenstein, Zurique, Suíça, em 14 de fevereiro de 1945) é o atual príncipe-soberano de Liechtenstein e chefe da Casa de mesmo nome.

Filho mais velho de Francisco José II de Liechtenstein (1906-1989) e de sua esposa, a condessa Georgina de Wilczek (1921-1989), ele detém os títulos de duque de Troppau e Jägerndorff e conde de Rietberga.

Flag-map of Liechtenstein.svg Ler mais ...


 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.