Portal:Papua-Nova Guiné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Portal Papua-Nova Guiné

Flag of Papua New Guinea.svg
LocationPapuaNewGuinea.svg

A Papua-Nova Guiné (em tok pisin: Papua Niugini), também Papua Nova Guiné ou Papuásia-Nova Guiné, é um país da Oceania que ocupa a metade oriental da ilha da Nova Guiné, e uma série de ilhas e arquipélagos, a leste e a nordeste, embora sempre na Melanésia. A única fronteira terrestre que tem é com a Indonésia, a oeste, mas tem fronteiras marítimas com Palau e os Estados Federados da Micronésia, a norte, com as Ilhas Salomão, a sueste, e com a Austrália, através do Mar de Coral, Estreito de Torres e Mar de Arafura, a sul. Sua capital é Port Moresby.

É um dos mais diversificados países do planeta, com mais de 850 línguas indígenas e, pelo menos, numerosas sociedades tradicionais, de uma população de pouco mais de 7 milhões. É também um dos mais rurais, com apenas 18 por cento de seu povo vivendo em centros urbanos. O país é também um dos menos explorados, cultural e geograficamente, e muitas espécies mundiais ainda não descobertas de plantas e animais são supostas por existir no interior de Papua Nova Guiné. A geografia do país é igualmente diversificada e, em alguns lugares, extremamente robusta. Uma coluna de montanhas percorre toda a extensão da ilha de Nova Guiné, formando uma região de planaltos populosos. Densas florestas tropicais podem ser encontradas na planície e áreas costeiras. Este terreno dificultou para o país o desenvolvimento de infra-estruturas de transporte. Em algumas áreas, os aviões são o único meio de transporte. Depois de ter sido colonizada por três potências estrangeiras desde 1884, Papua Nova Guiné obteve a independência da Austrália em 1975.


Recarregue o conteúdo desta página


Artigos selecionados

Motim militar na Papua-Nova Guiné em 2012 ocorreu em 26 de janeiro de 2012, quando um grupo de militares liderados pelo coronel reformado Yaura Sasa deteve o comandante da força de defesa, o general de brigada Francis Agwi, como prisioneiro. O motim esteve relacionado a uma disputa pelo cargo de primeiro-ministro entre Sir Michael Somare e Peter O'Neill, que havia começado em dezembro de 2011, quando a Suprema Corte da Papua-Nova Guiné ordenou que Somare fosse reintegrado como primeiro-ministro enquanto o parlamento do país apoiou O'Neill.

Após a crise em dezembro, Somare orientou o governador-geral, Sir Michael Ogio, a nomear Sasa como comandante da Força de Defesa da Papua-Nova Guiné. Depois que as forças sob o comando de Sasa capturaram Agwi em 26 de janeiro, o coronel pediu ao governador-geral que restabelecesse Somare como líder do país e ameaçou tomar outras medidas caso isso não ocorresse. O motim terminou mais tarde naquele dia, com Agwi sendo libertado. Sasa foi preso e acusado de motim em 28 de janeiro.


Você sabia…

... que áreas do Distrito North Fly na Província Ocidental experimentam um pico de precipitação anual de dez metros?

... que Papua-Nova Guiné tem 800 línguas diferentes, mais do que qualquer outra nação do mundo?


Categorias

Imagem selecionada

Biami people, near Nomad patrol post, 1964.jpg

Um oficial patrulheiro australiano (Kiap) em 1964.


WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Papua-Nova Guiné na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

Associados Wikimedia

Papua-Nova Guiné no Wikinotícias     Papua-Nova Guiné no Wikiquote     Papua-Nova Guiné no Wikilivros     Papua-Nova Guiné no Wikisource     Papua-Nova Guiné no Wikcionário     Papua-Nova Guiné na Wikiversidade     Papua-Nova Guiné no Wikivoyage     Papua-Nova Guiné no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Papua-Nova_Guin%C3%A9Wikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Papua-Nova_Guin%C3%A9Wikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Papua-Nova_Guin%C3%A9Wikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Papua-Nova_Guin%C3%A9Wikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Papua-Nova_Guin%C3%A9Wiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Papua-Nova_Guin%C3%A9Wikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Papua-Nova_Guin%C3%A9Wikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Papua-Nova_Guin%C3%A9Commons-logo.svg

Recarregar