Portal:Papua-Nova Guiné

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
 ver · editar Portal Papua-Nova Guiné

A Papua-Nova Guiné (em tok pisin: Papua Niugini), também Papua Nova Guiné ou Papuásia-Nova Guiné, é um país da Oceania que ocupa a metade oriental da ilha da Nova Guiné, e uma série de ilhas e arquipélagos, a leste e a nordeste, embora sempre na Melanésia. A única fronteira terrestre que tem é com a Indonésia, a oeste, mas tem fronteiras marítimas com Palau e os Estados Federados da Micronésia, a norte, com as Ilhas Salomão, a sueste, e com a Austrália, através do Mar de Coral, Estreito de Torres e Mar de Arafura, a sul. Sua capital é Port Moresby.

É um dos mais diversificados países do planeta, com mais de 850 línguas indígenas e, pelo menos, numerosas sociedades tradicionais, de uma população de pouco mais de 7 milhões. É também um dos mais rurais, com apenas 18 por cento de seu povo vivendo em centros urbanos. O país é também um dos menos explorados, cultural e geograficamente, e muitas espécies mundiais ainda não descobertas de plantas e animais são supostas por existir no interior de Papua Nova Guiné. A geografia do país é igualmente diversificada e, em alguns lugares, extremamente robusta. Uma coluna de montanhas percorre toda a extensão da ilha de Nova Guiné, formando uma região de planaltos populosos. Densas florestas tropicais podem ser encontradas na planície e áreas costeiras. Este terreno dificultou para o país o desenvolvimento de infra-estruturas de transporte. Em algumas áreas, os aviões são o único meio de transporte. Depois de ter sido colonizada por três potências estrangeiras desde 1884, Papua Nova Guiné obteve a independência da Austrália em 1975.


Recarregue o conteúdo desta página


 ver · editar Artigos selecionados

Port Moresby é a capital da Papua-Nova Guiné. A cidade está localizada no Golfo de Papua, Distrito da Capital Nacional, na costa sudeste da ilha de Nova Guiné.

Port Moresby foi descoberto pelo Capitão John Moresby, que chegou à região em 1873. Recebeu o nome em homenagem a seu pai, o almirante Sir Fairfax Moresby.

Os britânicos fundariam a cidade em 1883 e seria uma importante base aliada durante a Segunda Guerra Mundial.


 ver · editar Você sabia…

... que áreas do Distrito North Fly na Província Ocidental experimentam um pico de precipitação anual de dez metros?

... que Papua-Nova Guiné tem 800 línguas diferentes, mais do que qualquer outra nação do mundo?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Imagem selecionada

Ok Tedi Mine no sudoeste da Papua Nova Guiné.


 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Coisas que você pode fazer
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Papua-Nova Guiné na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.