Portal:Bósnia e Herzegovina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Bosnia and Herzegovina.svg Bem-vindo ao portal da
Bósnia e Herzegovina
Dobrodošli • Добродошли
Landscape near Ivan mountain.jpgEvstafiev-vedran-smailovic-sarajevo1992w.jpgSarajevo Academy of arts 03.jpgStari Most22.jpgSarajevo-church.jpg

Bósnia e Herzegovina

Flag of Bosnia and Herzegovina.svg
Coat of arms of Bosnia and Herzegovina.svg
Bosnia and Herzegovina in Europe.svg

Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Iugoslávia, que limita a norte e oeste com a Croácia e a leste e a sul com a Sérvia e a sul com o Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no Mar Adriático. A sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autônomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croata-bosníaca) e a República Srpska.

A república independente está dividida em duas regiões geográficas: Bósnia, na parte setentrional, uma região de montanha que encontra-se sob a cobertura das densas florestas; Herzegovina, na parte meridional, compõe-se, em sua maioria, de montes rochosos onde a atividade econômica praticada é a agricultura.

Os principais grupos étnicos que habitam a Bósnia e Herzegovina são majoritariamente bósnios, sérvios e croatas. A maioria dos habitantes que vivem no país são falantes do servo-croata e adotantes do alfabeto cirílico. Metade da população segue o cristianismo (35 por cento segue a Igreja Ortodoxa Sérvia e 15 por cento segue o catolicismo) e 46 por cento é muçulmana.




Artigos selecionados

Batalha do Planalto Bósnio ou Batalha búlgaro-croata de 926 foi travada nas terras altas da Bósnia entre os exércitos do tsar búlgaro Simeão I, o grande vencedor da Batalha de Anquíalo contra os bizantinos dez anos antes, e o rei Tomislau da Croácia, o primeiro primeiro rei croata.

O monarca búlgaro, Simeão, era um homem sábio e capaz provido de um espírito incansável e insaciável. Ele passou a vida toda combatendo seus vizinhos para fortalecer seu país. Seu objetivo principal, contudo, era derrotar o Império Bizantino e tomar Constantinopla e, para isso, ele invadiu os Balcãs, pelo leste e pelo centro, diversas, ocupou a região da Sérvia e, finalmente, atacou a Croácia.


Biografia selecionada

Evstafiev-Radovan Karadzic 3MAR94.jpg

Radovan Karadžić (em sérvio: Радован Караџић, IPA[râdovaːn kâraʤiʨ]; Petnjica Šavnik, 19 de junho de 1945) é um ex-político bósnio sérvio, poeta e psiquiatra, ex-fugitivo acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPIJ), foi detido em 21 de Julho de 2008.

Foi emitido um mandado de captura internacional contra Karadžić, na sequência do artigo 61 º do TPIJ, que concluiu que existem motivos suficientes para crer que o acusado tenha cometido os crimes em questão, incluindo genocídio. O Governo dos Estados Unidos, desde então, ofereceu uma recompensa de cinco milhões de dólares por sua detenção.


Imagem selecionada

Neum (BiH) - general view.jpg

Vista de Neum, Bósnia e Herzegovina.

Sabia que?

Herzegovina.JPG

... que o Bosmal Centar da cidade de Sarajevo é o edifício mais alto de todos os países dos Balcãs?

... que a Bósnia (em laranja no mapa) é aproximadamente quatro vezes maior do que a Herzegovina (em azul)?


Predefinições

WikiProjetos

Mapa

Composition ethnique de Bosnie-Herzégovine.png


Composição étnica da Bósnia e Herzegovina.

Categorias

Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.