Portal:Bósnia e Herzegovina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of Bosnia and Herzegovina.svg Bem-vindo ao portal da
Bósnia e Herzegovina
Dobrodošli • Добродошли
Landscape near Ivan mountain.jpgEvstafiev-vedran-smailovic-sarajevo1992w.jpgSarajevo Academy of arts 03.jpgStari Most22.jpgSarajevo-church.jpg

Bósnia e Herzegovina

Flag of Bosnia and Herzegovina.svg
Coat of arms of Bosnia and Herzegovina.svg
Bosnia and Herzegovina in Europe.svg

Bósnia e Herzegovina é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Iugoslávia, que limita a norte e oeste com a Croácia e a leste e a sul com a Sérvia e a sul com o Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no Mar Adriático. A sua capital é a cidade de Sarajevo. É composta por duas entidades politicamente autônomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croata-bosníaca) e a República Srpska.

A república independente está dividida em duas regiões geográficas: Bósnia, na parte setentrional, uma região de montanha que encontra-se sob a cobertura das densas florestas; Herzegovina, na parte meridional, compõe-se, em sua maioria, de montes rochosos onde a atividade econômica praticada é a agricultura.

Os principais grupos étnicos que habitam a Bósnia e Herzegovina são majoritariamente bósnios, sérvios e croatas. A maioria dos habitantes que vivem no país são falantes do servo-croata e adotantes do alfabeto cirílico. Metade da população segue o cristianismo (35 por cento segue a Igreja Ortodoxa Sérvia e 15 por cento segue o catolicismo) e 46 por cento é muçulmana.




Artigos selecionados

Batalha do Planalto Bósnio ou Batalha búlgaro-croata de 926 foi travada nas terras altas da Bósnia entre os exércitos do tsar búlgaro Simeão I, o grande vencedor da Batalha de Anquíalo contra os bizantinos dez anos antes, e o rei Tomislau da Croácia, o primeiro primeiro rei croata.

O monarca búlgaro, Simeão, era um homem sábio e capaz provido de um espírito incansável e insaciável. Ele passou a vida toda combatendo seus vizinhos para fortalecer seu país. Seu objetivo principal, contudo, era derrotar o Império Bizantino e tomar Constantinopla e, para isso, ele invadiu os Balcãs, pelo leste e pelo centro, diversas, ocupou a região da Sérvia e, finalmente, atacou a Croácia.


Biografia selecionada

Evstafiev-Radovan Karadzic 3MAR94.jpg

Radovan Karadžić (em sérvio: Радован Караџић, IPA[râdovaːn kâraʤiʨ]; Petnjica Šavnik, 19 de junho de 1945) é um ex-político bósnio sérvio, poeta e psiquiatra, ex-fugitivo acusado de crimes de guerra pelo Tribunal Penal Internacional para a antiga Iugoslávia (TPIJ), foi detido em 21 de Julho de 2008.

Foi emitido um mandado de captura internacional contra Karadžić, na sequência do artigo 61 º do TPIJ, que concluiu que existem motivos suficientes para crer que o acusado tenha cometido os crimes em questão, incluindo genocídio. O Governo dos Estados Unidos, desde então, ofereceu uma recompensa de cinco milhões de dólares por sua detenção.


Imagem selecionada

Manastir Dobrun, Republika Srpska.JPG

Mosteiro de Dobrun, República Srpska.

Sabia que?

Herzegovina.JPG

... que o Bosmal Centar da cidade de Sarajevo é o edifício mais alto de todos os países dos Balcãs?

... que a Bósnia (em laranja no mapa) é aproximadamente quatro vezes maior do que a Herzegovina (em azul)?


Predefinições

WikiProjetos

Mapa

Composition ethnique de Bosnie-Herzégovine.png


Composição étnica da Bósnia e Herzegovina.

Categorias

Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.