Portal:Cabo Verde

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal Cabo Verde


Portal Cabo Verde
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com Cabo Verde.
Santo Antao 01.jpg Igreja Nossa Senhora do Rosário.jpg Praia-Palácio Presidencial (1).jpg Praia GVAC SID.jpg Pico do Fogo volcano in Cape Verde.jpg Baía do Porto Grande Ilha de São Vicente Santa Maria Mindelo Piscina natural da buracona na ilha do sal.JPG


Cabo Verde

Flag of Cape Verde.svg
Coat of arms of Cape Verde.svg
Mapa de localização.

Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. A cerca de 570 quilômetros da costa da África Ocidental, as ilhas cobrem uma área total de pouco mais de 4000 km².

Os exploradores portugueses descobriram e colonizaram as ilhas, então desabitadas, no século XV, formando o primeiro assentamento europeu nos trópicos. Idealmente localizado para o comércio de escravos no Atlântico, o arquipélago prosperou e muitas vezes chegou a atrair corsários e piratas, entre eles Sir Francis Drake, na década de 1580. As ilhas também foram visitadas pela expedição de Charles Darwin, em 1832.

O arquipélago foi ocupado e, conforme a colônia cresceu em importância entre as principais rotas de navegação entre Europa, Índia e Austrália, a população aumentou de forma constante. No momento da sua independência de Portugal, em 1975, os cabo-verdianos emigraram para todo o mundo, de tal forma que a população, no século XX, com mais de meio milhão de pessoas nas ilhas, é igualada pela diáspora cabo-verdiana na Europa, na América e na África.

Artigo destacado aleatório

Interior da Ilha de Santo Antão.

A Ilha de Santo Antão é uma das nove ilhas habitadas de Cabo Verde, localizada no grupo do Barlavento, a noroeste, e segunda maior do arquipélago em superfície e a terceira em população, com aproximadamente 40 km de extensão longitudinal e cerca de 20 km de largura. De origem vulcânica, Santo Antão é a ilha mais mais setentrional e ocidental de Cabo Verde e a mais afastada do continente africano, pelo que o seu extremo oeste é considerado o ponto mais ocidental de África. O canal de São Vicente separa-a da ilha mais próxima, a ilha de São Vicente.

Desabitada no período da descoberta, em 1462, por Portugal, começou a ser colonizada, com pouco sucesso, em 1548. Uma cadeia de montanhas, tida durante muito tempo como intransponível, separa a ilha entre norte e sul.

Os principais aglomerados populacionais são a vila da Ribeira Grande, Porto Novo – porta de entrada de gentes e mercadorias vindas de São Vicente – e a Ponta do Sol – onde se localiza o aeródromo da ilha, atualmente desativado.


História

Brasão de Cabo Verde colonial.

Tradicionalmente o estudo da história do arquipélago de Cabo Verde era realizado no âmbito de obras gerais sobre o Império Português, ou no âmbito da atuação de determinada congregação religiosa, muitas vezes à margem do estudo da costa da Guiné. As mais antigas descrições de caráter histórico-geográfico-etnográfico centram-se na região dos rios da Guiné, referindo as ilhas de Cabo Verde de modo sintético e marginal, na medida em que se relacionavam com aquela costa. Apenas no final do século XIX é que surge uma primeira grande síntese sobre a totalidade da história de Cabo Verde.

Como os Açores e a Madeira, estas novas ilhas também eram desabitadas e foram incorporadas ao patrimônio da Ordem de Cristo. Após a morte do Infante Dom Henrique, em 1460, Afonso V de Portugal transferiu as ilhas ao seu irmão, o Infante Dom Fernando, então administrador da Ordem, por doação de 3 de Dezembro de 1460, "perpétua e irrevogavelmente", passando esta a receber o dízimo real e o religioso. Pelos seus termos, o Infante passava a superintender na jurisdição civil e criminal, com reserva apenas nos casos de pena de morte e talhamento de membros, de alçada exclusiva da Coroa. Neste primeiro momento a doação abrangeu apenas as cinco primeiras ilhas e, passados dois anos, em 19 de Setembro de 1462, a totalidade do arquipélago.

Imagem aleatória

Categorias

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Cabo Verde na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


Você sabia

  • ...que existem mais cabo-verdianos vivendo no exterior do que no próprio país?
  • ...que Cabo Verde precisa importar mais de 80% de tudo o que consome?
  • ...que o clima em Cabo Verde é árido e semiárido, quase não chove por lá e que há ilhas que ficam anos sem receber uma única chuva?
  • ...que o Pico do Fogo, além de ser o ponto mais alto do país, é também o único vulcão ativo no arquipélago?
  • ...que seja no religioso ou no civil, o casamento formal é quase inexistente em Cabo Verde?


Biografia selecionada

Cesária Évora

Cesária Évora (Mindelo, 27 de agosto de 1941 — Mindelo, 17 de dezembro de 2011) foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana. Apesar de ser bem sucedida em diversos outros gêneros musicais, Cesária Évora foi maioritariamente relacionada com a morna, por isso também apelidada de "rainha da morna". Era conhecida como a diva dos pés descalços. O filme Tchindas presta tributo a sua música.

Em 2004, conquistou um prêmio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da Cultura francesa Christine Albanel. Em setembro de 2011, depois de cancelar um conjunto de concertos por se encontrar muito debilitada, a editora Lusafrica, anunciou que a cantora pôs um ponto final na longa carreira.

Morreu no dia 17 de dezembro de 2011, com 70 anos, por insuficiência cardiorespiratória aguda e tensão cardíaca elevada.


Predefinições

Wikimedia

Cabo Verde no Wikinotícias     Cabo Verde no Wikiquote     Cabo Verde no Wikilivros     Cabo Verde no Wikisource     Cabo Verde no Wikcionário     Cabo Verde na Wikiversidade     Cabo Verde no Wikivoyage     Cabo Verde no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Cabo_VerdeWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Cabo_VerdeWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Cabo_VerdeWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Cabo_VerdeWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Cabo_VerdeWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Cabo_VerdeWikiversity-logo.svg
https://pt.wikivoyage.org/wiki/Special:Search/Cabo_VerdeWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Cabo_VerdeCommons-logo.svg