Portal Cabo Verde
Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com Cabo Verde.
Cabo Verde, oficialmente República de Cabo Verde, é um país insular localizado num arquipélago formado por dez ilhas vulcânicas na região central do Oceano Atlântico. A cerca de 570 quilômetros da costa da África Ocidental, as ilhas cobrem uma área total de pouco mais de 4000 km².
Os exploradores portugueses descobriram e colonizaram as ilhas, então desabitadas, no século XV, formando o primeiro assentamento europeu nos trópicos. Idealmente localizado para o comércio de escravos no Atlântico, o arquipélago prosperou e muitas vezes chegou a atrair corsários e piratas, entre eles Sir Francis Drake, na década de 1580. As ilhas também foram visitadas pela expedição de Charles Darwin, em 1832.
O arquipélago foi ocupado e, conforme a colônia cresceu em importância entre as principais rotas de navegação entre Europa, Índia e Austrália, a população aumentou de forma constante. No momento da sua independência de Portugal, em 1975, os cabo-verdianos emigraram para todo o mundo, de tal forma que a população, no século XX, com mais de meio milhão de pessoas nas ilhas, é igualada pela diáspora cabo-verdiana na Europa, na América e na África.
Praia é a capital de Cabo Verde, país-arquipélago no Oceano Atlântico, a oeste do Senegal. Está localizada a sul da ilha de Santiago. É também sede do município do mesmo nome. A Praia é a maior cidade de Cabo Verde. Tem um porto comercial, por onde é exportado café, cana de açúcar e frutas tropicais. Possui igualmente uma importante indústria pesqueira.
Como cidade capital, abriga na zona chamada Plateau, promontório à beira-mar, edifícios públicos e outras construções de importância, como o Palácio Presidencial, construído no fim do século XIX para ser a residência do governador português. Contam-se ainda a antiga Câmara Municipal, prédio com fachada clássica e uma torre central quadrada, a Igreja Nossa Senhora da Graça, também no estilo classicista, o Museu Etnográfico e o Monumento de Diogo Gomes, navegador português e descobridor da Ilha de Santiago, em 1460.
Brasão de Cabo Verde colonial.
Tradicionalmente o estudo da história do arquipélago de Cabo Verde era realizado no âmbito de obras gerais sobre o Império Português, ou no âmbito da atuação de determinada congregação religiosa, muitas vezes à margem do estudo da costa da Guiné. As mais antigas descrições de caráter histórico-geográfico-etnográfico centram-se na região dos rios da Guiné, referindo as ilhas de Cabo Verde de modo sintético e marginal, na medida em que se relacionavam com aquela costa. Apenas no final do século XIX é que surge uma primeira grande síntese sobre a totalidade da história de Cabo Verde.
Como os Açores e a Madeira, estas novas ilhas também eram desabitadas e foram incorporadas ao patrimônio da Ordem de Cristo. Após a morte do Infante Dom Henrique, em 1460, Afonso V de Portugal transferiu as ilhas ao seu irmão, o Infante Dom Fernando, então administrador da Ordem, por doação de 3 de Dezembro de 1460, "perpétua e irrevogavelmente", passando esta a receber o dízimo real e o religioso. Pelos seus termos, o Infante passava a superintender na jurisdição civil e criminal, com reserva apenas nos casos de pena de morte e talhamento de membros, de alçada exclusiva da Coroa. Neste primeiro momento a doação abrangeu apenas as cinco primeiras ilhas e, passados dois anos, em 19 de Setembro de 1462, a totalidade do arquipélago.
Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com Cabo Verde na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.
- ...que existem mais cabo-verdianos vivendo no exterior do que no próprio país?
- ...que Cabo Verde precisa importar mais de 80% de tudo o que consome?
- ...que o clima em Cabo Verde é árido e semiárido, quase não chove por lá e que há ilhas que ficam anos sem receber uma única chuva?
- ...que o Pico do Fogo, além de ser o ponto mais alto do país, é também o único vulcão ativo no arquipélago?
- ...que seja no religioso ou no civil, o casamento formal é quase inexistente em Cabo Verde?
Cesária Évora (Mindelo, 27 de agosto de 1941 — Mindelo, 17 de dezembro de 2011) foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda a história da música popular cabo-verdiana. Apesar de ser bem sucedida em diversos outros gêneros musicais, Cesária Évora foi maioritariamente relacionada com a morna, por isso também apelidada de "rainha da morna". Era conhecida como a diva dos pés descalços. O filme Tchindas presta tributo a sua música.
Em 2004, conquistou um prêmio Grammy de melhor álbum de world music contemporânea. O presidente francês, Nicolas Sarkozy, distinguiu-a, em 2009, com a medalha da Legião de Honra entregue pela ministra da Cultura francesa Christine Albanel. Em setembro de 2011, depois de cancelar um conjunto de concertos por se encontrar muito debilitada, a editora Lusafrica, anunciou que a cantora pôs um ponto final na longa carreira.
Morreu no dia 17 de dezembro de 2011, com 70 anos, por insuficiência cardiorespiratória aguda e tensão cardíaca elevada.
- Séries
- Esboços
- Ligações
- Outros
Portais relacionados |
---|
Portais de Países e Regiões de Língua Oficial Portuguesa
|
|
|