Portal:Maldivas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

Maldivas

LocationMaldives.png
Flag of Maldives.svg

A República das Maldivas é um pequeno país insular situado no Oceano Índico ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia, ao sul do continente asiático, constituido por 1.196 ilhas, das quais 203 são habitadas, localizadas a cerca de 450 km ao sul da península do Decão. A sua única fronteira real é com o território indiano das Laquedivas, a norte, mas são também os vizinhos mais próximos do Território Britânico do Oceano Índico, um conjunto de ilhas localizadas ao sul das Maldivas.

Estão agrupadas em 26 atóis, cada um possuindo o nome de uma ou duas letras da escrita Thaana. Seu nome seria derivado de maldwipa, no idioma malabar, onde mal significa "mil" e dwipa, "ilhas", ou do sânscrito Malaya(vara)dwipa, "ilhas de Malabar".

Possuí um clima tropical e úmido com uma precipitação aproximada de 2000 mm ao ano. O Islã é a religião predominante, a qual foi introduzida em 1153. Foi colônia portuguesa (1558), holandesa (1654) e britânica (1887). Em 1953 tentou-se estabelecer uma república, mas poucos meses depois se restabeleceu o sultanato. Obteve a independência em 1965 e em 1968 foi reinstaurada a república, contudo, em 38 anos o país só teve dois presidentes, ainda que as restrições políticas tenham diminuído recentemente. É o país menos populoso da Ásia e o menos populoso entre os países muçulmanos.

Artigos selecionados

O golpe de Estado nas Maldivas em 1988, cuja intervenção pelas forças armadas da Índia receberia o codinome de Operação Cactus, foi a tentativa de um grupo de maldivianos liderados por Abdullah Luthufi e apoiados por mercenários armados de uma organização separatista Tamil do Sri Lanka - a Organização Popular de Libertação de Tamil Eelam (PLOTE) - de derrubar o governo na república ilha das Maldivas. O golpe de Estado fracassou devido à intervenção do exército indiano.

Ler mais...

Você sabia…

... Maldivas é um país com 1.199 ilhas, das quais apenas 202 são habitadas?

... Maldivas é conhecida por suas ilhas de estância turística?

... Malé foi inundada pelo tsunami que se seguiu ao terremoto de 26 de dezembro de 2004?


Categorias

Imagem selecionada

Bolifushi.jpg

Vista aérea da ilha de Bolifushi.

WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Maldivas no Wikinotícias     Maldivas no Wikiquote     Maldivas no Wikilivros     Maldivas no Wikisource     Maldivas no Wikcionário     Maldivas na Wikiversidade     Maldivas no Wikivoyage     Maldivas no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/MaldivasWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/MaldivasWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/MaldivasWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/MaldivasWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/MaldivasWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MaldivasWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/MaldivasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:MaldivasCommons-logo.svg

Recarregar