Portal:Paquistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ver    
Flag of Pakistan
Flag of Pakistan
Emblem of Pakistan
Emblem of Pakistan
Location on the world map

O Paquistão (Urdu: پاکستان‎, pākistān), oficialmente República Islâmica do Paquistão (Urdu: اسلامی جمہوریۂ پاکستان‎, islāmī jamhūriya i pākistān), é um país do sul da Ásia; localizado na região onde convergem o sul da Ásia, a Ásia Central e o Oriente Médio, o país limita com o Irã e o Afeganistão a oeste, a China a nordeste e a Índia a leste, ademais de ser banhado pelo Mar Arábico ao sul, com um litoral de 1 046 km de extensão.

O Paquistão é o sexto país do mundo em população e possui uma das maiores populações muçulmanas do planeta. Sua localização estratégica em uma encruzilhada de ideologias políticas e religiosas manteve na vanguarda dos acontecimentos mundiais. Sua cultura e história foram enriquecidas pelos invasores incontáveis​​, comerciantes, e os colonos que foram uma parte do passado da região. Seu território pertenceu à Índia Britânica e tem uma longa história de assentamento e civilização, inclusive a civilização do Vale do Indo: a região já foi invadida por gregos, persas, árabes, afegãos, turcos e mongóis. Foi incorporado à Índia Britânica no século XIX.

Após a independência, o Paquistão viu a perda do Paquistão Oriental em 1971, repetidos os golpes militares, o fundamentalismo islâmico generalizado e o crescimento militar e econômico significativo, intercalados com instabilidade política, com a segunda economia que mais cresce entre os dez países mais populosos do mundo em 2005 e a vigésima sétima maior economia em termos de paridade de poder de compra. O Paquistão tem a sétima maior forças armadas do mundo e é uma potência nuclear, com um arsenal de armas atômicas.

O país foi oficialmente fundado como o Domínio do Paquistão em 1947, sob a chefia de Muhammad Ali Jinnah e a Liga Muçulmana, e foi renomeado República Islâmica do Paquistão em 1956. O Paquistão foi membro fundador da Organização da Conferência Islâmica, da Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional, do D8 e da Organização para Cooperação Econômica. Também é membro das Nações Unidas, da Organização Mundial do Comércio, do G33 e do Grupo dos 77.

Sua capital é Islamabad e sua maior cidade, Karachi.



 ver · editar Artigos selecionados

Carachi, Caráchi ou Karachi (em urdu: کراچي; em sindi: ڪراچي) é a cidade mais populosa do Paquistão e a capital da província de Sinde, no sul do país. É o centro financeiro, comercial e portuário do país. Com uma população de cerca de 15,5 milhões de habitantes, é uma das maiores cidades do mundo em termos de população urbana. 13ª maior aglomeração urbana e a 20ª maior área metropolitana no mundo. Carachi é o lugar das principais corporações do Paquistão em quanto a indústria têxtil, buques, Indústria automobilística, entretenimento, arte, moda, publicidade, desenvolvimentos informáticos e investigação médica. É também um dos centros educativos mais importantes da Ásia meridional e do Mundo Islâmico.

A cidade goza de uma posição privilegiada por sua situação geográfica na costa do Mar da Arábia, ao noroeste da desembocadura do rio Indo. É uma das cidades de maior crescimento do mundo. Foi a capital original do Paquistão até a construção de Islamabade e conta com o porto de Carachi e o porto de Bin Qasim, um maiores e ocupados da região. Era um porto comercial indiano quando passou para o domínio britânico em 1843. A população da cidade aumentou drasticamente após a partilha da Índia que forçou centenas de milhares de refugiados da Índia a estabelecer-se na cidade.

Leia mais ...


 ver · editar Biografia selecionada

Malala Yousafzai (em pachto ملاله یوسفزۍ em urdu: ملالہ یوسف زئی Malālah Yūsafzay; Swat, 12 de julho de 1997) é uma ativista paquistanesa. Foi a pessoa mais nova a ser laureada com um prémio Nobel. É conhecida principalmente pela defesa dos direitos humanos das mulheres e do acesso à educação na sua região natal do vale do Swat na província de Khyber Pakhtunkhwa, no nordeste do Paquistão, onde os talibãs locais impedem as jovens de frequentar a escola. Desde então, o ativismo de Malala tornou-se um movimento internacional.

A família de Malala gere uma cadeia de escolas na região. No início de 2009, quando tinha 11-12 anos de idade, Malala escreveu para a BBC um blog sob pseudónimo, no qual detalhava o seu cotidiano durante a ocupação talibã, as tentativas destes em controlar o vale e os seus pontos de vista sobre a promoção da educação para as jovens no vale do Swat. No verão seguinte, o New York Times publicou um documentário sobre o cotidiano de Malala à medida que o exército paquistanês intervinha na região. A popularidade de Malala aumentou consideravelmente, dando entrevistas na imprensa e na televisão e sendo nomeada para o prémio internacional da Criança pelo ativista sul-africano Desmond Tutu.


 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que?

... que o Paquistão é a primeira república islâmica do mundo?

... que o atual Bangladesh pertenceu ao Paquistão até que a sua separação em 1971?

... que desde 1970, o Paquistão enfrenta um movimento separatista no Baluchistão?

... que apesar de Islamabad ser a capital, é apenas a décima maior cidade do país, sendo as mais importantes Karachi e Lahore?

... que após o golpe do general Zia-ul-Haq em 1977, a música pop foi proibida no rádio e na televisão?

... que a Arábia Saudita prometeu ao Paquistão fornecer 50.000 barris de petróleo por dia gratuitamente caso o país fosse condenado a sanções econômicas pelos seus testes nucleares em 1998?

... que o General Pervez Musharraf chegou ao poder após um golpe de Estado em 1999, promovendo a liberalização dos meios de comunicação?

... que o exército paquistanês perdeu mais soldados na sua luta contra o Talibã desde 2007 que todas as forças internacionais no Afeganistão desde 2001?


 ver · editar Predefinições
 ver · editar Como colaborar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Geografia
Subdivisões do Paquistão

Províncias:

  1. Baluchistão
  2. Khyber Pakhtunkhwa (KPK)
  3. Punjab
  4. Sindh

Territórios:

  1. Território da Capital Islamabad
  2. Território Federal das Áreas Tribais

Partes paquistanesas da região de Caxemira:

  1. Caxemira Livre
  2. Gilgit-Baltistão


 ver · editar Categorias
 ver · editar Mapa


Mapa étnico do Paquistão (1973).

 ver · editar Associados Wikimedia
Paquistão no Commons Paquistão no Commons
Imagens e mídia
Paquistão no Wikcionário Paquistão no Wikcionário
Definições
Paquistão no Wikilivros Paquistão no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Paquistão no Wikinotícias Paquistão no Wikinotícias
Notícias
Paquistão no Wikiquote Paquistão no Wikiquote
Citações
Paquistão no Wikisource Paquistão no Wikisource
Biblioteca
Paquistão na Wikiversidade Paquistão na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar