Portal:Bangladesh

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Cartella verde.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    

Flag of Bangladesh

Emblem of Bangladesh
Localização do Bangladesh.



O Bangladesh (etimologicamente, A Nação Bengali; também conhecido pela forma portuguesa Bangladeche) é um país asiático rodeado quase por inteiro pela Índia, excepto a sueste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e a sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala. Sua capital é Daca.

As fronteiras de Bangladesh foram definidas pela partição da Índia em 1947, quando se tornou a ala oriental do Paquistão (Paquistão Oriental), separado da ala oeste por 1.600 km. Apesar de sua religião comum, o abismo étnico e linguístico entre as duas partes foi agravado por um governo apático com base no Paquistão Ocidental. Isso resultou na independência de Bangladesh em 1971 após uma sangrenta guerra, apoiada pela Índia. Os anos após a independência foram marcados pela turbulência política, com treze chefes de governo, e pelo menos quatro golpes militares.

É a terceira maior nação de maioria muçulmana, mas tem uma população muçulmana um pouco menor do que a minoria muçulmana na Índia. É também um dos países mais densamente povoados do mundo.

Artigos selecionados

editar

Dhaka Bd.jpg

Daca ou Dhaka (em bengali: ঢাকা, translit.: Dhaka, pronunciado: [ˈɖʱaka]; em inglês: Dhaka, pronunciado: [dɑːkə, dækə], anteriormente em inglês: Dacca) é a capital e a maior cidade do Bangladesh e da Divisão de Dhaka (ou Daca). A cidade possui população de aproximadamente 7 milhões de habitantes e a região metropolitana 12,8 milhões, estimativas para 2008.

Situada na margem norte do rio Buriganga, é conhecida como a "Cidade das Mesquitas". Seus principais monumentos são o antigo palácio de Ahsan Manzil, o inacabado Forte de Lalbagh, construído em 1678, a mesquita de Hoseni Dalan, e o museu nacional.

Antigo centro de comércio, a história de Daca remonta ao século XI, mas a cidade começa a ganhar importância ao se tornar a capital da província de Bengala, durante o domínio mogol. Cedida aos britânicos em 1765, tornou-se capital do Paquistão Oriental, em 1947, e da actual república do Bangladesh, em 1971.

Fica em seu território a cidade de Bashundhara City que é o maior centro comercial da Ásia do Sul.

Flag-map of Bangladesh.svg Ler mais ...


Você sabia…

editar

  • ...Que Bangabhaban serviu de residência oficial para o vice-rei da Índia, o governador do Paquistão Oriental e o Presidente do Bangladesh?


Categorias
Mapa

editar

Languages of Bangladesh map.svg


Um mapa das línguas faladas em Bangladesh, em inglês.

Imagem selecionada

editar

Khan Mohammad Mirdhas Mosque Dome by Ragib Hasan.jpg
Mesquita Khan Mohammad Mridha situada a menos de meio quilômetro a oeste do Forte de Lalbagh, numa área chamada Atish Khana, na antiga Daca.
Biografia selecionada

editar

Taslima Nasrin receiving Ananda Award in 2000.jpg

Taslima Nasrin (Mymensingh, Bangladesh, 25 de agosto de 1962, nome completo Nasrin Jahan Taslima de Rajab Ali e Idul Ara) é uma médica e escritora bengali, que vive no exílio desde 1994. De um perfil literário modesto no final de 1980, ela alcançou a fama mundial até o final do século XX, devido a seus pontos de vista feministas e sua crítica ao Islã em particular, e da religião em geral.

Desde que fugiu do Bangladesh, em 1994, ela viveu em muitos países, e atualmente vive em Nova Delhi. Ela trabalha para construir um apoio para o humanismo secular, liberdade de pensamento, igualdade das mulheres e dos direitos humanos pela publicação, palestras e campanhas. Seu nome, Taslima Nasrin, é também escrito Taslima Nasreen.

Flag-map of Bangladesh.svg Ler mais ...


WikiProjetos
Coisas que você pode fazer

editar

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

editar

Bangladesh no Wikinotícias     Bangladesh no Wikiquote     Bangladesh no Wikilivros     Bangladesh no Wikisource     Bangladesh no Wikcionário     Bangladesh na Wikiversidade     Bangladesh no Wikivoyage     Bangladesh no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/BangladeshWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/BangladeshWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/BangladeshWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/BangladeshWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/BangladeshWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BangladeshWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/BangladeshWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:BangladeshCommons-logo.svg

Recarregar