Portal:Bangladesh/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bandeira de Bangladexe
Bandeira de Bangladexe

Emblema de Bangladexe
Emblema de Bangladexe
Localização do Bangladexe



Bangladexe, ou Bangladesh, (etimologicamente, A Nação Bengali) é um país asiático rodeado quase por inteiro pela Índia, exceto a sueste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Mianmar, e a sul, onde tem litoral no golfo de Bengala. Sua capital é Daca.

As fronteiras de Bangladexe foram definidas pela partição da Índia em 1947, quando se tornou a ala oriental do Paquistão (Paquistão Oriental), separado da ala oeste por 1.600 km. Apesar de sua religião comum, o abismo étnico e linguístico entre as duas partes foi agravado por um governo apático com base no Paquistão Ocidental. Isso resultou na independência de Bangladexe em 1971 após uma sangrenta guerra, apoiada pela Índia. Os anos após a independência foram marcados pela turbulência política, com treze chefes de governo, e pelo menos quatro golpes militares.

É a terceira maior nação de maioria muçulmana, mas tem uma população muçulmana um pouco menor do que a minoria muçulmana na Índia. É também um dos países mais densamente povoados do mundo.