Portal:Polónia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Portal da Polônia


Polônia


Este portal pretende reunir informações sobre os mais variados temas relacionados com a Polônia.


Bem vindo ao Portal da Polónia!

Herb Polski.svg
Polandmap cia.png

Polónia (português europeu) ou Polônia (português brasileiro) (em polaco: Polska, pronunciado: [ˈpɔlska] ( ouvir)), oficialmente República da Polónia (em polaco: Rzeczpospolita Polska, pronunciado: [ʐɛt͡ʂpɔˈspɔʎit̪a ˈpɔlska] ( ouvir)), é um país da Europa Central que tem fronteiras comuns com a Alemanha a oeste; com a República Checa e a Eslováquia ao sul; com a Ucrânia e a Bielorrússia a leste; com o Mar Báltico, o Oblast de Kaliningrado (um exclave russo) e a Lituânia ao norte. A área total da nação é 312 679 quilômetros quadrados,o que a torna o 69º maior país do mundo e o 9º maior da Europa. Com uma população de mais de 38,5 milhões de pessoas, a Polônia é o 34º país mais populoso do mundo, o sexto membro mais populoso da União Europeia (UE) e o Estado pós-comunista mais populoso da UE. A Polônia é um Estado unitário dividido em 16 subdivisões administrativas.

Muitos historiadores traçam o estabelecimento do Estado polonês em 966, quando Mieszko I, governante de um território mais ou menos com a mesma extensão que o da atual Polônia, se converteu ao cristianismo. O Reino da Polônia foi fundado em 1025 e em 1569 cimentou uma associação política de longa data com o Grão-Ducado da Lituânia, assinando a União de Lublin, que acabou por formar a Comunidade Polaco-Lituana. A Comunidade gradualmente deixou de existir nos anos 1772-1795, quando o território polaco foi dividido entre o Império Alemão, o Império Russo e a Áustria. A Polônia recuperou sua independência (como a Segunda República Polonesa), no final da Primeira Guerra Mundial, em 1918.

Duas décadas depois, em setembro de 1939, a Segunda Guerra Mundial começou com a invasão da Polônia pela Alemanha nazista e a União Soviética (como parte do Pacto Molotov-Ribbentrop). Mais de seis milhões de cidadãos poloneses morreram na guerra. Em 1944, a República Popular da Polônia foi proclamada e, em 1947, depois de um breve período de conflitos, referendos e eleições fraudadas, o país se tornou um Estado satélite do chamado "Império Soviético". Durante as Revoluções de 1989, o governo comunista polonês foi derrubado e a Polônia adotou uma nova constituição, que estabeleceu o país como uma democracia e o renomeou para Terceira República Polonesa.

Apesar da enorme destruição causada no país pela Segunda Guerra Mundial, a Polônia conseguiu preservar grande parte da sua riqueza cultural. Há no país 14 lugares inscritos na lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, além de outros 54 "Monumentos Históricos". Atualmente, a Polônia é considerada um país com um desenvolvimento humano "muito alto".




Artigos selecionados

A República em sua maior extensão (c. 1635)

A República das Duas Nações, conhecida também por Comunidade das Duas Nações, Comunidade dos Dois Povos, Comunidade Polaco-Lituana ou Primeira República da Polônia, foi um dos maiores e mais populosos países da Europa no século XVII. Sua estrutura política — república aristocrática, semifederal e semiconfederada — foi constituída em 1569, pela União de Lublin, que uniu o Reino da Polônia e o Grão-Ducado da Lituânia, e durou nesta forma até a adoção da Constituição de 3 de maio de 1791. A República abrangia não apenas os territórios do que são hoje a Polônia e a Lituânia, mas também todo o território da Bielorrússia e Letônia, grande parte da Ucrânia e Estônia e a parte ocidental da atual Rússia (óblasts de Smolensk e Kaliningrado). Originariamente as línguas oficiais da República eram o polonês e o latim (no Reino da Polônia) e o ruteno e o lituano (no Grão-Ducado da Lituânia).

A República foi uma extensão da União Polaco-Lituana, uma união pessoal entre aqueles dois Estados que existia desde 1386 (ver União de Krewo). O sistema político da República, freqüentemente chamado de democracia dos nobres ou liberdade dourada, foi caracterizado pela redução, por meio de leis, do poder do soberano e pelo controle do Poder legislativo (Sejm) pela nobreza (szlachta). Este sistema foi o precursor das concepções modernas de ampla democraciae de monarquia constitucional, bem como de federação. Os dois estados que compunham a República eram formalmente iguais, embora na realidade a Polônia fosse o parceiro dominante na união. A Igreja Católica Apostólica Romana tinha grande influência nos assuntos da República, mesmo assim o Estado foi capaz de manter uma relativa tolerância religiosa, embora o seu grau tenha variado com o tempo. Sua economia foi baseada principalmente na agricultura. Enquanto que o primeiro século da República foi uma era dourada tanto para a Polônia quanto para a Lituânia, o segundo século foi marcado por derrotas militares, um retorno à servidão para os camponeses e o crescimento do anarquismo na vida política. Pouco antes de sua dissolução, a República adotou a segunda constituição nacional codificada mais antiga do mundo na história moderna.


Biografia selecionada

Charles Domery, também conhecido como Charles Domerz (c. 1778 — depois de 1800), foi um soldado polonês conhecido por ter um apetite anormal, que o levou a devorar gatos, ratos e membros do corpo humano.

Servindo ao exército prussiano contra a França durante a Guerra da Primeira Coligação, ele constatou que as rações dos prussianos eram insuficientes, e desertou para o Exército Revolucionário Francês em troca de comida. Embora geralmente saudável, era vorazmente esfomeado durante seu tempo no exército francês e comia qualquer alimento disponível. Enquanto estacionado perto de Paris, foi registrado que ele tinha comido 174 gatos em apenas um ano e, embora não gostasse de legumes, comia de 4 a 5 libras (1,8 a 2,3 kg) de grama por dia caso não conseguisse encontrar outro alimento. Durante o serviço na fragata francesa Hoche, tentou comer a perna decepada de um membro da tripulação, atingido por um tiro de canhão, tendo outros membros da tripulação o impedido.


Imagem selecionada

Panorama of Malbork Castle, part 4.jpg

Castelo de Malbork, conhecido em alemão como Marienburg, foi construído sobre o rio Nogat no Delta do Vístula pelos Cavaleiros Teutônicos em 1406. É o maior castelo gótico de tijolos do mundo.

Sabia que?

...o primeiro estado polaco foi criado em 516 d.C, porém sua oficialização como império e cristianização aconteceu apenas no ano 966?

...a língua polaca é a 8ª língua com maior número de artigos na Wikipédia?

...a bandeira da Polônia sempre foi a mesma, desde 516?

...o brasão da Polônia representa uma Águia branca?

...entre os séculos VI e XI a Polônia foi o país mais poderoso da Europa, em termos econômicos e militares?

...a terceira língua mais utilizada em escritos, livros, cartas e documentos no Vaticano é o polonês, atrás do Latim e do Italiano?

...o território polonês possui 9.307 lagos e mais de 6.500 rios?


Predefinições

WikiProjetos

Categorias

Mapa

Border changes in history of Poland.png


Mapa ilustrando as mudanças de fronteira na história da Polônia; Kresy (1922-1939) em cinza

Como colaborar

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Polônia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.

  • Ajude a manter este portal atualizado.
  • Dê suas sugestões, críticas ou elogios na página de discussão.
  • Crie artigos de destaque relacionados a esse país dando visibilidade ao assunto escolhido.
  • Adicione novas imagens na galeria.


Associados Wikimedia

Polónia no Wikinotícias     Polónia no Wikiquote     Polónia no Wikilivros     Polónia no Wikisource     Polónia no Wikcionário     Polónia na Wikiversidade     Polónia no Wikivoyage     Polónia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Pol%C3%B3niaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Pol%C3%B3niaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Pol%C3%B3niaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Pol%C3%B3niaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Pol%C3%B3niaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Pol%C3%B3niaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Pol%C3%B3niaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Pol%C3%B3niaCommons-logo.svg

Recarregar