Portal:Honduras

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cartella blu.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Localização de Honduras

Honduras, oficialmente República das Honduras (português europeu) ou República de Honduras (português brasileiro) (em espanhol: Republica de Honduras), é um país da América Central, limitado a norte pelo Golfo das Honduras, a norte e a leste pelo Mar das Caraíbas (por onde possui fronteira marítima com o território colombiano de San Andrés e Providencia), a sul pela Nicarágua, pelo Golfo de Fonseca e por El Salvador e a oeste pela Guatemala. Sua capital é Tegucigalpa.

O país abrigou várias culturas indígenas importantes, mais notavelmente os Maias. Cristóvão Colombo foi o primeiro europeu a visitar as Islas de la Bahía, na costa do país, desembarcando perto da atual cidade de Trujillo. Grande parte do país foi conquistado e colonizado pela Espanha no século XVI, que introduziu seu idioma, agora predominante, e muitos de seus costumes. Foi organizada como uma província do Reino de Guatemala e teve três capitais: Trujillo, Comayagua e, a partir de 1880, Tegucigalpa, que permanece até hoje. Tornou-se independente em 15 de setembro de 1821 e foi uma república desde o fim do domínio espanhol.

O território de Honduras é muito acidentado, formando-se por montanhas, planaltos, vales profundos e planícies extensas e férteis, atravessadas ​​por rios navegáveis. Tudo isso contribui para a sua rica biodiversidade. Estima-se que existam cerca de 8.000 espécies de plantas, 250 répteis e anfíbios, mais de 70.015 espécies de aves e 110 espécies de mamíferos, distribuídos em diferentes regiões ecológicas em Honduras.

Flag of Honduras.svg

A população hondurenha é de 8,2 milhões de habitantes, de acordo com estimativas de 2010, fazendo deste o quinto país mais populoso da América Central, superado por Guatemala, Cuba, República Dominicana e Haiti. Sua área territorial é de 112,492 km², sendo o 101º maior país do mundo. A economia é voltada principalmente às atividades agrícolas, além do comércio, indústria, finanças e serviços públicos. A nação é dividida em 18 departamentos e seu Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,632, é classificado como médio pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).


Artigo em destaque

05.Copán (38).JPG

Copán é uma antiga cidade pré-colombiana situada no extremo oeste de Honduras, no departamento homônimo, próximo à fronteira com a Guatemala. Este lugar é o maior sítio arqueológico do período clássico da civilização maia.

Esta cidade-estado, antigamente chamada Xukpi, floresceu do século V até o século IX, com antecedentes que voltam pelo menos até o século II a.C. Seu nome original Oxwitik aparenta referir-se à sua situação no extremo oriental e sul do território maia.


Você sabia…

  • ... que aproximadamente 80% do territorio de Honduras está coberto de montanhas?
  • ... que Honduras é o único pais da América Central que não tem vulcões?


Categorias

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Imagem selecionada

Tegucigalpa.JPG
Vista aérea de Tegucigalpa.


Biografia selecionada

Zelaya en Brasil Agosto 2009.jpg

José Manuel Zelaya Rosales (Catacamas, 20 de setembro de 1952), também conhecido como Mel Zelaya, é um político hondurenho.

Eleito presidente da República de Honduras, exerceu o cargo de 27 de janeiro de 2006 a 28 de junho de 2009. Em 28 de junho, Zelaya foi preso em sua residência, por tropas da polícia federal e do exército hondurenho, que obedeciam às altas cortes judiciais do País, sendo alegado, para isso, desobediência constitucional; e, em seguida, enviado para San José, Costa Rica.

Considerada por muitos analistas como um golpe de Estado, a ação foi condenada publicamente por vários governos - em especial de países das Américas e da Europa - e instituições multilateriais como a Organização das Nações Unidas e a Organização dos Estados Americanos. Nenhum país reconheceu o governo liderado por Roberto Micheletti.


WikiProjetos

Associados Wikimedia

Honduras no Wikinotícias     Honduras no Wikiquote     Honduras no Wikilivros     Honduras no Wikisource     Honduras no Wikcionário     Honduras na Wikiversidade     Honduras no Wikivoyage     Honduras no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/HondurasWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/HondurasWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/HondurasWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/HondurasWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/HondurasWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/HondurasWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/HondurasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:HondurasCommons-logo.svg

Recarregar