Portal:Indonésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
ver    
Bandeira da Indonésia Brasão de armas da Indonésia
Mapa de Localização

A República da Indonésia é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné. Tem fronteiras terrestres com a Malásia, em Bornéu, com Timor-Leste, e com a Papua-Nova Guiné; e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação transcontinental. Sua capital é Jacarta. É o quarto país mais populoso do mundo e o primeiro entre os países islâmicos.

Desde o século XVII, o arquipélago passou a ser habitado pelos portugueses, holandeses e ingleses, principalmente para a exploração e comercialização. Mais tarde, esses países exigiam mais do que simplesmente especiarias e começaram a colonizar a Indonésia. Os holandeses governaram a Indonésia durante mais de 300 anos e em 1942, os japoneses chegaram à Indonésia e governaram por três anos.

A Indonésia declarou sua independência em relação aos japoneses em 17 de agosto de 1945. O país tem mais de 250 milhões de cidadãos e é a mais populosa nação de maioria muçulmana. Atualmente, a Indonésia está tentando se recuperar após uma série de desastres como o tsunami de 2004, o terremoto de Java em 2006 e das erupções do Monte Merapi de 2010.


 ver · editar Artigos selecionados

O Conjunto de Borobudur é o maior monumento budista do mundo. Localiza-se no Vale de Kedu, região de Magelang, no sudeste da Província da Java Central na Ilha de Java, na Indonésia, aproximadamente a 40 km a noroeste da cidade de Yogyakarta, um dos principais centros da cultura javanesa tradicional. É a mais importante e visitada atração turística do país. Foi construído no século VIII, originalmente como um templo hindu. Posteriormente sua construção foi continuada como um stupa budista. Com o advento do islamismo à ilha de Java, Borobudur foi esquecido e abandonado e nos séculos seguintes foi envolvido pela selva até a sua redescoberta em 1814 por colonos ingleses.

Leia mais ...


 ver · editar Você sabia…

... que há um lago chamado Lago Kelimutu ou Danau Tiga Warna (lago três cores) em Sonda Oriental? Ele possui três cores e as mudanças ocorrem periodicamente a cada ano?

... que o rinoceronte-de-java é um dos mamíferos de grande porte mais raros e mais ameaçados em qualquer parte do mundo. De acordo com estimativas de 2002, apenas 60 permanecem vivos, na Indonésia e Vietnã. Eles são encontrados principalmente no Parque Nacional de Ujung Kulon, Java, mas os avistamentos são extremamente raros.

... que o Puncak Jaya é o ponto mais alto na Indonésia? A montanha está localizada em Papua e atinge 4.884 m acima do nível do mar. No pico existem camadas de gelo, embora seja localizado no clima tropical próximo ao Equador.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

 ver · editar Imagem selecionada
Monte Bromo, um vulcão ativo e parte do maciço Tengger em Java Oriental.


 ver · editar Biografia selecionada

Suharto (8 de junho de 1921 - 27 de janeiro de 2008) foi o segundo presidente da Indonésia, tendo ocupado o cargo durante 32 anos a partir de 1967 após a remoção de Sukarno até sua renúncia em 1998.

Suharto ascendeu ao posto de Major-General após a independência da Indonésia. Uma tentativa de golpe em 30 de setembro de 1965 foi anulada por Suharto com tropas lideradas pelos EUA e a resposabilidade foi atribuída ao Partido Comunista Indonésio. O exército posteriormente conduziu um expurgo anticomunista, e Suharto arrebatou o poder do presidente fundador da Indonésia, Sukarno. Ele foi nomeado presidente interino em 1967 e presidente no ano seguinte. O apoio à presidência de Suharto corroeu após a crise financeira asiática de 1997-1998. Ele foi forçado a renunciar da presidência em maio de 1998 e morreu em 2008.

Leia mais ...


 ver · editar Mapa


Mapa mostrando grupos religiosos na Indonésia.

 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Associados Wikimedia
Indonésia no Commons Indonésia no Commons
Imagens e mídia
Indonésia no Wikcionário Indonésia no Wikcionário
Definições
Indonésia no Wikilivros Indonésia no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Indonésia no Wikinotícias Indonésia no Wikinotícias
Notícias
Indonésia no Wikiquote Indonésia no Wikiquote
Citações
Indonésia no Wikisource Indonésia no Wikisource
Biblioteca
Indonésia na Wikiversidade Indonésia na Wikiversidade
Recursos de aprendizado

Recarregar