Portal:Indonésia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Cartella rossa.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Bandeira da Indonésia Brasão de armas da Indonésia
Mapa de Localização

A República da Indonésia é um grande país localizado entre o sudeste asiático e a Austrália que é composto pelo maior arquipélago do mundo, as Ilhas de Sonda, e ainda a metade ocidental da Nova Guiné. Tem fronteiras terrestres com a Malásia, em Bornéu, com Timor-Leste, e com a Papua-Nova Guiné; e marítimas com as Filipinas, Malásia, Singapura, Palau, Austrália e com o estado indiano de Andaman e Nicobar. A localização entre dois continentes, a Ásia e a Oceania, faz da Indonésia uma nação transcontinental. Sua capital é Jacarta. É o quarto país mais populoso do mundo e o primeiro entre os países islâmicos.

Desde o século XVII, o arquipélago passou a ser habitado pelos portugueses, holandeses e ingleses, principalmente para a exploração e comercialização. Mais tarde, esses países exigiam mais do que simplesmente especiarias e começaram a colonizar a Indonésia. Os holandeses governaram a Indonésia durante mais de 300 anos e em 1942, os japoneses chegaram à Indonésia e governaram por três anos.

A Indonésia declarou sua independência em relação aos japoneses em 17 de agosto de 1945. O país tem mais de 250 milhões de cidadãos e é a mais populosa nação de maioria muçulmana. Atualmente, a Indonésia está tentando se recuperar após uma série de desastres como o tsunami de 2004, o terremoto de Java em 2006 e das erupções do Monte Merapi de 2010.


Artigos selecionados

Komododragon2.jpg

Dragão-de-komodo ou crocodilo-da-terra (Varanus komodoensis) é uma espécie de lagarto que vive nas ilhas de Komodo, Rinca, Gili Motang e Flores, na Indonésia. Pertence à família de lagartos-monitores Varanidae, e é a maior espécie de lagarto conhecida, chegando a atingir 40 cm de altura e 2–3 m de comprimento e 110 kg de peso. O seu tamanho invulgar é atribuído a gigantismo insular, uma vez que não há outros animais carnívoros para preencher o nicho ecológico nas ilhas onde ele vive, e também ao seu baixo metabolismo. Como resultado deste gigantismo, estes lagartos, juntamente com as bactérias simbiontes, dominam o ecossistema onde vivem. Apesar dos dragões-de-komodo comerem principalmente carniça, eles também caçam e fazem emboscadas a presas incluindo invertebrados, aves e mamíferos.


Você sabia…

... que há um lago chamado Lago Kelimutu ou Danau Tiga Warna (lago três cores) em Sonda Oriental? Ele possui três cores e as mudanças ocorrem periodicamente a cada ano?

... que o rinoceronte-de-java é um dos mamíferos de grande porte mais raros e mais ameaçados em qualquer parte do mundo. De acordo com estimativas de 2002, apenas 60 permanecem vivos, na Indonésia e Vietnã. Eles são encontrados principalmente no Parque Nacional de Ujung Kulon, Java, mas os avistamentos são extremamente raros.

... que o Puncak Jaya é o ponto mais alto na Indonésia? A montanha está localizada em Papua e atinge 4.884 m acima do nível do mar. No pico existem camadas de gelo, embora seja localizado no clima tropical próximo ao Equador.


Categorias

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Imagem selecionada

Seaweed farming -Nusa Lembongan, Bali-16Aug2009 edit.jpg
Cultivo de algas em Nusa Lembongan, perto de Bali.


Biografia selecionada

President Suharto, 1993.jpg

Suharto (8 de junho de 1921 - 27 de janeiro de 2008) foi o segundo presidente da Indonésia, tendo ocupado o cargo durante 32 anos a partir de 1967 após a remoção de Sukarno até sua renúncia em 1998.

Suharto ascendeu ao posto de Major-General após a independência da Indonésia. Uma tentativa de golpe em 30 de setembro de 1965 foi anulada por Suharto com tropas lideradas pelos EUA e a resposabilidade foi atribuída ao Partido Comunista Indonésio. O exército posteriormente conduziu um expurgo anti-comunista, e Suharto arrebatou o poder do presidente fundador da Indonésia, Sukarno. Ele foi nomeado presidente interino em 1967 e presidente no ano seguinte. O apoio à presidência de Suharto corroeu após a crise financeira asiática de 1997-1998. Ele foi forçado a renunciar da presidência em maio de 1998 e morreu em 2008.


Mapa

Religious map of Indonesia.jpg


Mapa mostrando grupos religiosos na Indonésia.

WikiProjetos

Associados Wikimedia

Indonésia no Wikinotícias     Indonésia no Wikiquote     Indonésia no Wikilivros     Indonésia no Wikisource     Indonésia no Wikcionário     Indonésia na Wikiversidade     Indonésia no Wikivoyage     Indonésia no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Indon%C3%A9siaWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Indon%C3%A9siaWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Indon%C3%A9siaWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Indon%C3%A9siaWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Indon%C3%A9siaWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Indon%C3%A9siaWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Indon%C3%A9siaWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Indon%C3%A9siaCommons-logo.svg

Recarregar