Portal:Turquemenistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Bem-vindo ao
Portal do Turquemenistão


 ver · editar Portal Turquemenistão


O Turquemenistão ou Turcomenistão é um país situado na Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a norte e a leste pelo Uzbequistão, ao sul pelo Afeganistão e pelo Irão, e a oeste pelo mar Cáspio, do outro lado do qual se estendem as costas do Azerbaijão. Foi até 1991 uma república soviética. Sua capital é a cidade de Asgabade.


Recarregue o conteúdo desta página


 ver · editar Artigos selecionados


Asgabade, Asgabate, ou Ascabade (turquemeno: Ашхабад (Aşgabat) persa: عشق آباد; russo: Ашхабад (Ashkhabad); literalmente: "cidade do amor"; antigamente conhecida por Poltoratsk entre 1919 e 1927) é a capital política e maior cidade do Turcomenistão desde a Dissolução da União Soviética.

Em 2012, a cidade tinha uma população de 1.031.992 de habitantes. A cidade está situada entre o deserto de Kara Kum e a Serra de Kopet Dag. Asgabade tem uma população principalmente formada por turcomenos, com minorias étnicas de russos, armênios e azeris. Fica a 250 km da segunda maior cidade do Irã, Mexede.

Ler Mais ...


 ver · editar Sabia que?


... a Cratera de Darvaza, também chamada de 'Porta para o Inferno', é conhecida pela sua chama que vem queimando continuamente desde 1971, alimentada pelos ricos depósitos de gás natural na área?

... a Bandeira do Turquemenistão é a bandeira nacional mais detalhada do mundo?



 ver · editar Categorias


 ver · editar Mapa



Mapa das regiões do Turquemenistão.

 ver · editar Imagem selecionada



Estátua de ouro do cão da raça altai, em Asgabade.


 ver · editar Biografia destacada


Saparmurat Ataýewiç Nyýazow (também chamado Saparmurat Atayevich Niyazov, AFI[θɑːpɑːrmuːrɑːt niːjɑːðɒv]; Kipchak, 19 de fevereiro de 1940Asgabade, 21 de dezembro de 2006) foi o primeiro presidente do Turquemenistão de 1985 até sua morte em 2006. Tinha o título de Türkmenbaşı, "pai de todos os turcomanos".

Chefe de Estado desde 1985, eleito em 1990; em 1992, em 1994, um referendo estendeu o mandato de Nyýazow até 2002; em 1999, o Halk Maslahaty (Conselho do Povo, órgão representativo supremo que reúne integrantes de todos os poderes) aprovou o mandato vitalício de Nyýazow, que foi, até à sua morte.

Ler Mais ...


 ver · editar Como colaborar


Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Turquemenistão na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.



 ver · editar WikiProjetos