Portal:Turquemenistão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
Emblem of Turkmenistan.svg
Bem vindo ao
Portal do Turcomenistão
KonyeUrgenchMinaret.jpgWalk of health2.jpg


Portal Turquemenistão

Flag of Turkmenistan.svg
LocationTurkmenistan.svg

O Turquemenistão ou Turcomenistão é um país situado na Ásia Central, limitado a norte pelo Cazaquistão, a norte e a leste pelo Uzbequistão, ao sul pelo Afeganistão e pelo Irão, e a oeste pelo mar Cáspio, do outro lado do qual se estendem as costas do Azerbaijão. Foi até 1991 uma república soviética chamada Turcomênia. Sua capital é a cidade de Asgabate.


Recarregue o conteúdo desta página


Artigos selecionados

Закаспийская область 1900.svg

Região Transcáspica (em russo: Закаспийская область) ou Transcaspia, era o nome usado desde a segunda metade do século XIX até 1924 para a seção do Império Russo (e, por alguns anos, da República Socialista Federativa Soviética da Rússia) a leste do Mar Cáspio, delimitada a sul pela província de Khorasan no Irã e no Afeganistão e ao norte pela antiga província russa de Uralsk e ao nordeste pelos protetorados russos de Khiva e Bukhara. Com uma área de 550.489 quilômetros quadrados, a região é parte do Turquestão russo; a região transcáspica corresponde aproximadamente ao território do Turquemenistão atual.

Turkmenistan stub.svg Ler Mais ...


Sabia que?

... a Cratera de Darvaz, também chamada de 'Porta para o Inferno', é conhecida pela sua chama que vem queimando continuamente desde 1971, alimentada pelos ricos depósitos de gás natural na área. Ela exala um forte cheiro de enxofre que pode ser sentido à distância.



Categorias


Mapa

Turkmenistan regions map2.png


Mapa das regiões do Turquemenistão.

Imagem selecionada

Sultan Sanjar mausoleum.jpg
O mausoléu do Sultão Sanjar na antiga cidade-oásis de Merv, Turcomenistão.


Biografia

Saparmurat Niyazov in 2002.jpg

Saparmurat Ataýewiç Nyýazow (também Saparmurat Atayevich Niyazov, IPA[θɑːpɑːrmuːrɑːt niːjɑːðɒv]; Gypjak, 19 de Fevereiro de 1940Aşgabat, 21 de Dezembro de 2006) foi o primeiro presidente do Turquemenistão (ou Turcomenistão). Tinha o título de Türkmenbaşı, "pai de todos os turcomanos".

Chefe de Estado desde 1991, eleito em 1992; em 1994, um referendo estendeu o mandato de Nyýazow até 2002; em 1999, o Khalk Maslakhaty (Conselho do Povo, órgão representativo supremo que reúne integrantes de todos os poderes) aprovou o mandato vitalício de Nyýazow, que foi, até à sua morte, presidente e primeiro-ministro.

Turkmenistan stub.svg Ler Mais ...


Coisas que você pode fazer

Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com o Turquemenistão na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.



WikiProjetos

Associados Wikimedia

Turquemenistão no Wikinotícias     Turquemenistão no Wikiquote     Turquemenistão no Wikilivros     Turquemenistão no Wikisource     Turquemenistão no Wikcionário     Turquemenistão na Wikiversidade     Turquemenistão no Wikivoyage     Turquemenistão no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/Turquemenist%C3%A3oWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/Turquemenist%C3%A3oWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/Turquemenist%C3%A3oWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/Turquemenist%C3%A3oWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/Turquemenist%C3%A3oWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Turquemenist%C3%A3oWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/Turquemenist%C3%A3oWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:Turquemenist%C3%A3oCommons-logo.svg

Recarregar