Portal:Luxemburgo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Portal do Luxemburgo

Luxemburgo

Flag of Luxembourg.svg Arms of the Counts of Luxembourg.svg
Luxembourg in Europe (special marker) (-rivers -mini map).svg

Luxemburgo, oficialmente Grão-Ducado do Luxemburgo ou de Luxemburgo (em luxemburguês: Groussherzogtum Lëtzebuerg, em francês: Grand-Duché de Luxembourg, em alemão: Großherzogtum Luxemburg), é um pequeno Estado soberano situado na Europa Ocidental, limitado pela Bélgica, França e Alemanha. Luxemburgo tem uma população de pouco mais de meio milhão de pessoas e uma área de aproximadamente 2586 km². A Cidade de Luxemburgo, a capital e maior cidade, é sede de várias instituições e sedes da União Europeia.

Sendo uma democracia representativa parlamentar com um grão-duque como monarca constitucional, Luxemburgo é o único grão-ducado ainda existente. O país tem uma economia altamente desenvolvida, com um dos maiores PIB per capita do mundo. A sua importância histórica e estratégica remonta aos tempos da sua fundação, como uma fortaleza romana, no início da Idade Média. Foi um importante bastião espanhol enquanto a Espanha foi a principal potência europeia, influenciando todo o hemisfério ocidental e para além dos séculos XVI e XVII.

Luxemburgo está no ponto de encontro entre a Europa Românica e a Europa Germânica, empregando costumes de cada uma das diferentes tradições. Trata-se de um país trilíngue, onde o alemão, o francês e o luxemburguês são línguas oficiais. Embora seja um Estado laico, a religião predominante no país é o Catolicismo.


Artigo em destaque

Castelo de Berg, Luxemburgo.

O Castelo de Berg (em luxemburguês: Schlass Bierg; francês: Château de Berg; alemão: Schloss Berg) localiza-se na cidade de Colmar-Berg, no centro de Luxemburgo, perto da confluência dos rios Alzette e Attert, dois dos mais importantes do país. É a principal residência do grão-duque de Luxemburgo.

Embora a propriedade em Colmar-Berg remonte ao ano de 1311, só chegou à posse dos grão-duques de Luxemburgo em 1845, quando o rei Guilherme II dos Países Baixos o adquiriu do barão Claude de Pasquier.



Mapa

LuxembourgPartitionsMap english.png


Mapa mostrando as partições do Luxemburgo através dos séculos.

Categorias

Imagem selecionada

Luxembourg Pfaffenthal Alzette Béinchen 01.jpg

O Rio Alzette, no bairro Pfaffenthal (Luxemburgo) visto a partir da ponte Béinchen.

Biografia selecionada

Antonia of Luxembourg.jpg

Princesa Antonieta de Luxemburgo (Antonieta Roberta Sofia Guilhermina de Nassau-Weilburg, em francês Antoinette Roberte Sophie Wilhelmine de Nassau-Weilburg, Lenggries, 7 de outubro de 1899 - Lenzerheide, 31 de julho de 1954), foi princesa de Luxemburgo por nascimento e princesa da Baviera pelo casamento; pertencente a Casa de Nassau-Weilburg luxemburguesa e esposa do Príncipe Rupprecht, o último príncipe herdeiro da Baviera. Através de seu casamento, ela foi considerada por alguns como uma legítima rainha consorte jacobita da Inglaterra, Escócia, Irlanda e França de 1921 a 1954.


WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Luxemburgo no Wikinotícias     Luxemburgo no Wikiquote     Luxemburgo no Wikilivros     Luxemburgo no Wikisource     Luxemburgo no Wikcionário     Luxemburgo na Wikiversidade     Luxemburgo no Wikivoyage     Luxemburgo no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/LuxemburgoWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/LuxemburgoWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/LuxemburgoWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/LuxemburgoWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/LuxemburgoWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LuxemburgoWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/LuxemburgoWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:LuxemburgoCommons-logo.svg

Recarregar