Portal:América Central

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Blankmap-CentralAmerica-Caribbean.png
Bem vindo ao
Portal da América Central
FACHADA DE CATEDRAL SANTIAGO, DE MANAGUA - panoramio.jpgSan Marcos Department, Guatemala - panoramio.jpg
 ver · editar América Central
Central America (orthographic projection).svg

A América Central (também Centroamérica em espanhol) é a região do mundo limitada ao norte pela península de Iucatã, no México e ao sul pela Colômbia, limitando a oeste com o oceano Pacífico e a Leste com o mar das Caraíbas (oceano Atlântico). Na América do Norte, considera-se geralmente a América como um único continente, no entanto, esta região está assente numa placa tectónica individual - a Placa do Caribe - e pode portanto considerar-se um continente. Alguns geógrafos incluem o México inteiro nessa região. Existem montanhas ao longo de toda a região, sendo que as situadas ao sul são uma continuação dos Andes; a mais alta é a do monte Tajumulco na Guatemala com 4.220m de altitude. A maioria é vulcânica, pois a região fica numa junção entre uma placa de crosta e uma perigosa zona de terremotos. Os dois grandes lagos da Nicarágua interrompem a cadeia. O clima é tropical, embora acima de 760m a temperatura seja mais amena e haja o cultivo do café. Cria-se gado, especialmente em Honduras. Nos outros lugares a cinza vulcânica fertilizou a terra possibilitando a lavoura de bananas, cana-de-açúcar, milho e frutas. As montanhas do Pacífico descem íngremes em direção à costa, enquanto na direção do norte e do leste, na península de Iucatã e nas planícies costeiras, descem suavemente em direção ao mar. No leste a chuva é pesada; os rios trazem grandes quantidades de limo e há uma floresta densa atrás dos mangues das praias. A região possui grandes depósitos de petróleo e gás, assim como de prata e ouro.

Foi povoada por diversos grupos aborígenes quando os primeiros europeus fizeram contato, no começo do século XVI, e sua colonização foi produto da expansão das colônias caribenhas de Hispaniola e Cuba. De 1535 a 1810 a América Central, com exceção do Panamá, fez parte do vice-reinado da Nova Espanha e ficou sob jurisdição do vice-rei na Cidade do México.

 ver · editar Artigo destacado


 ver · editar Biografia
O Conde de Vaublanc

Vincent-Marie Viénot, conde de Vaublanc (Fort Dauphin, Haiti, 2 de março de 1756Paris, 21 de agosto de 1845) foi um político, escrivão francês e católico com tendências monarquistas.

Sua carreira política colocou-o lado a lado sucessivamente de Luís XVI, Paul Barras, Napoleão, o Conde de Artois, futuramente Carlos X, e enfim Luís XVIII. Exilado e procurado quatro vezes por diferentes regimes políticos, jamais foi preso, reaparecendo a cada vez em estado de graça. Sua carreira foi longa e movimentada,sendo sucessivamente deputado monarquista durante a Revolução Francesa e durante o Diretório, exilado durante o Terror, prefeito de Napoleão, ministro do interior de Luís XVII e no fim de sua vida política, deputado ultramonarquista. Tornou-se notadamente conhecido pela eloqüência entusiasmada de seus discursos e a reorganisação controversa na Academia Francesa em 1816, quando era ministro do Interior.

Ele faz parte dos personagens secundários que atravessaram e marcaram este período da história da França. Homem de caráter firme e íntegro, apoiador moderado das evoluções de 1789, terminou sua vida política na época da Restauração, alcançando a posição de contra-revolucionário extremista.

 ver · editar WikiProjetos
 ver · editar Imagem selecionada
 ver · editar Sabia que?

... que palavras como chocolate, cacau, tomate, abacate são todas de origem centro americana da língua náuatle?

... que o Panamá é o país onde o maior número de navios registados?

... que ao contrário dos astecas, os maias ainda existem?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Purgar cache do servidor