Portal:Singapura

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Singapura

Flag of Singapore.svg
Singapore in its region (zoom).svg
Singapore 1994 CIA map.jpg

Singapura (FO 1943: Cingapura), oficialmente República de Singapura, é uma cidade-Estado insular localizada na ponta sul da Península Malaia, no Sudeste Asiático, 137 quilômetros ao norte do equador. Constituído por 63 ilhas, Singapura é separado da Malásia pelo Estreito de Johor, ao norte, e das Ilhas Riau (Indonésia) pelo Estreito de Singapura, ao sul. O país é o que apresenta o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos países asiáticos (9° melhor do mundo em 2014). O seu território é altamente urbanizado, mas quase metade dele é coberto por vegetação. No entanto, mais terras estão sendo criadas para o desenvolvimento por meio do processo de aterramento marítimo.

Singapura foi parte de diversos impérios locais desde que foi habitado no século II d.C. O país moderno foi fundado como um posto comercial da Companhia das Índias Orientais pelo britânico Sir Stamford Raffles em 1819 com a permissão do Sultanato de Johor. O Império Britânico obteve soberania completa da ilha em 1824 e a cidade se tornou um dos Estabelecimentos dos Estreitos em 1826. Singapura foi ocupada pelo Império do Japão durante a Segunda Guerra Mundial e voltou ao domínio britânico após o conflito. Tornou-se autogovernada internamente em 1959. O território uniu-se a outros ex-territórios britânicos para formar a Malásia em 1963 e tornou-se um Estado totalmente independente dois anos mais tarde. Desde então, teve um aumento maciço em termos de riqueza e é um dos quatro Tigres Asiáticos. A economia depende fortemente da indústria e dos serviços. O país é um líder mundial em diversas áreas: é o quarto principal centro financeiro do mundo, o segundo maior mercado de casinos e o terceiro maior centro de refinação de petróleo do mundo. Seu porto é um dos cinco mais movimentados do mundo. O país é o lar do maior número de famílias milionárias em dólares per capita do planeta. O Banco Mundial considera a cidade como o melhor lugar no mundo para se fazer negócios. O país tem o terceiro maior PIB per capita por paridade do poder de compra do mundo, tornando Singapura um dos países mais ricos do planeta.

A cidade é uma república parlamentar com um sistema Westminster de governo unicameral. O Partido de Ação Popular (PAP) ganhou todas as eleições desde a concessão britânica de autonomia interna em 1959. O sistema legal de Singapura tem suas bases no sistema da common law inglesa, mas modificações foram feitas a ela ao longo dos anos, como a remoção de julgamento por júri. A imagem popular do PAP é a de um governo forte, experiente e altamente qualificado, apoiado por um serviço especializado civil e um sistema de educação com ênfase na realização e na meritocracia. No entanto, o partido é visto por alguns eleitores, críticos da oposição e observadores internacionais como sendo autoritário e demasiado restritivo quanto a liberdade individual.


Artigo em destaque

SingaporeStone-bwphoto.jpg

A Pedra de Singapura é um fragmento de uma grande laje de arenito originalmente localizada na foz do rio Singapura. A grande laje, a qual se supõe datar no máximo do século XIII e ao menos dos séculos X e XI, apresenta uma inscrição ainda não decifrada. As teorias mais recentes sugerem que seja algo da antiga língua javanesa ou do sânscrito. É provável que quem tenha feito a inscrição seja de Sumatra. Essa laje foi explodida em 1843 para limpar e alargar a passagem na foz do rio para criar espaço para um forte e residência de seu comandante.

A laje pode estar ligada à história lendária do homem forte do século XIV, Badang, do qual se diz ter jogado uma pedra enorme sobre a foz do rio Singapura. Com a morte de Badang, o Rajah enviou dois pilares de pedra a serem levantados sobre a sua sepultura "no ponto do Estreito de Singapura".

A pedra, hoje parte do acervo do Museu Nacional de Singapura, foi designada em janeiro de 2006 como como um dos 11 "tesouros nacionais" e pelo National Heritage Board de Singapura como um dos 12 melhores artefatos parte de coleções de seus museus.


Você sabia…

photo of a large brown snail with white markings on its shell

... que têm sido proposta a erradicação urgente da Limicolaria flammea (foto) em Singapura?

... que, durante a ocupação japonesa de Singapura o Kempeitai East District Branch foi um local de interrogatório e tortura de muitos civis e que mais tarde o edifício abrigou a Associação Cristã de Moços?

... que Singapura pagou mulheres sem instrução para serem esterilizadas como parte de sua campanha Stop at Two?

... que o tigre no brasão de armas de Singapura representa a Malásia?

... que a cidadania singapurana foi concedida pela primeira vez em 1957, quando Singapura foi uma colônia auto-governada do Reino Unido?


Categorias

Imagem selecionada

Biopolis-Singapore-20080712.jpg

Biopolis, um centro de pesquisa e desenvolvimento para ciências biomédicas localizado em one-north em Buona Vista, Singapura.

Biografia selecionada

Tan-Kin-Lian-wearing-orchid-shirt.jpg

Tan Kin Lian (chinês: 陈钦亮, pinyin: Chén Qīnliàng, nascido em 9 de março de 1948) é um empresário de Singapura e ativista social e ex-diretor executivo (CEO) da NTUC Income. Deixou o cargo em abril de 2007, suas atividades incluíram comícios para investidores da Lehman Brothers, que perderam dinheiro e querem indenização e a criação da FISCA, uma organização para ensinar às pessoas como investir dinheiro com segurança a longo prazo. Em 2008, anunciou que se as pessoas quisessem ele estaria disposto a concorrer a presidente da Singapura em 2011.


WikiProjetos

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Associados Wikimedia

Singapura no Wikinotícias     Singapura no Wikiquote     Singapura no Wikilivros     Singapura no Wikisource     Singapura no Wikcionário     Singapura na Wikiversidade     Singapura no Wikivoyage     Singapura no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/SingapuraWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/SingapuraWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/SingapuraWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/SingapuraWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/SingapuraWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SingapuraWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/SingapuraWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:SingapuraCommons-logo.svg

Recarregar