Portal:Filipinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of the Philippines.svg Bem-vindo ao
Portal das Filipinas
Palawan - Haven.jpgBohol Tarsier.jpgBinubulauan02.jpg
Cartella blu.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Localização das Filipinas.

As Filipinas são um vasto arquipélago delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul. Também Palau se situa nas imediações, para sueste. A sua capital é Manila. O nome oficial do país é República das Filipinas. Ao contrário dos demais países da Ásia, as Filipinas são um país majoritariamente cristão.


Artigos selecionados

 Tropas norte-americanas desembarcam em Leyte, iniciando a reconquista das Filipinas.

Batalha das Filipinas (1944 - 1945), também conhecido como Campanha das Filipinas, foi a batalha travada entre japoneses e norte-americanos pela reconquista das Filipinas, após três anos de ocupação do país pelo Japão, durante a II Guerra Mundial.

No verão de 1944, após dois anos de batalhas no Pacífico, as forças aliadas se encontravam a cerca de 500 km a sudeste de Mindanao, a grande ilha das Filipinas localizada mais ao sul do arquipélago que forma o país, depois de retomarem dos japoneses as Ilhas Gilbert, Marianas e Carolinas. Aviões baseados em porta-aviões já há alguns meses bombardeavam as instalações inimigas nas Filipinas. As forças terrestres dos EUA e da Austrália, sob o comando do general Douglas MacArthur, comandante supremo da área do sudoeste do Pacífico, haviam isolado os japoneses na Nova Guiné, bloqueando o porto de Rabaul e capturando bases navais e aéreas pelas ilhas e atóis do Pacífico.

Com a vitória nas Ilhas Marianas (Saipan, Guam e Tinian) em julho de 1944 e nas Ilhas Palau e Morotai em setembro, os aliados cada vez mais se aproximavam do território nacional do Japão. Dos aeroportos nas Ilhas Marinas, os norte-americanos podiam pela primeira vez bombardear as ilhas japonesas partindo de bases terrestres. Apesar do Japão estar claramente perdendo a guerra, suas forças não davam nenhum sinal de capitulação ou colapso, o que fazia com que os comandantes aliados tivessem pressa em atacar os japoneses entrincheirados nas Filipinas, na Ilha Formosa e na ilha de Okinawa.

Você sabia…

... que a cantora pop Jasmine Trias é descendente de Mariano Trías, vice-presidente da Convenção de Tejeros?

... que Carlos P. Romulo é o primeiro asiático a ganhar tanto o Prêmio Pulitzer como ser presidente da Assembléia Geral das Nações Unidas, embora em anos separados?

... que a Philippine Airlines é a primeira companhia aérea da Ásia?


Categorias

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Imagem selecionada

Manila Philippines The-old-Post-Office-Building-01.jpg
Manila, Filipinas. O edifício de estação de correios e o rio Pasig, visto da Ponte Jones.

Biografia selecionada

Gloria Maria Aspillera Diaz (Aringay, 10 de março de 1950) é uma atriz e rainha da beleza filipina, coroada como Miss Universo 1969 em Miami Beach, Estados Unidos, em 20 de julho daquele ano. Em decorrência do título e da celebridade nacional e internacional conseguida com ele, Gloria seguiu carreira cinematográfica e tornou-se uma das mais famosas e premiadas atrizes de seu país nas décadas seguintes.


Mapa

Philippines Christian-Muslim Division Map (by majority).png


Mapa das Filipinas mostrando áreas de maioria cristã e muçulmana.

WikiProjetos

Associados Wikimedia

Filipinas no Wikinotícias     Filipinas no Wikiquote     Filipinas no Wikilivros     Filipinas no Wikisource     Filipinas no Wikcionário     Filipinas na Wikiversidade     Filipinas no Wikivoyage     Filipinas no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/FilipinasWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:FilipinasCommons-logo.svg

Recarregar