Portal:Filipinas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Coat of arms of the Philippines.svg Bem-vindo ao
Portal das Filipinas
Palawan - Haven.jpgBohol Tarsier.jpgBinubulauan02.jpg
Cartella blu.jpg
Brosen windrose-fr.svg
ver    
Localização das Filipinas.

As Filipinas são um vasto arquipélago delimitado pelo Mar das Filipinas a leste, Mar de Celebes e Mar de Sulu a sul e Mar da China Meridional a oeste. O Estreito de Luzon, a norte, separa as Filipinas de Taiwan, o Estreito de Balabac, a sudoeste, é uma das fronteiras marítimas com a Malásia, e há também fronteira marítima com a Indonésia, a sul. Também Palau se situa nas imediações, para sueste. A sua capital é Manila. O nome oficial do país é República das Filipinas. Ao contrário dos demais países da Ásia, as Filipinas são um país majoritariamente cristão.


Artigos selecionados

Sschurch1.jpg

A Basílica Menor de San Sebastián, mais conhecida como Igreja de San Sebastián, é uma basílica menor católica situada na cidade de Manila, Filipinas. É a sede da paróquia de San Sebastián e do Santuário Nacional de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

Sua construção foi finalizada em 1891. A basílica destaca-se por suas características arquitetônicas e é um exemplo da arquitetura neogótica nas Filipinas, sendo reconhecida pela Unesco como a única igreja ou basílica de aço da Ásia. E recebeu a fama de ser o primeiro edifício pré-fabricado em aço do mundo, e foi proclamado que se trata da única igreja pré-fabricada com aço no mundo. Por sua vez, a Ordem dos Agostinianos Recoletos afirma que se trata do primeiro edifício de aço da Ásia e o segundo do mundo depois da Torre Eiffel. Em 2006, o templo foi incluído na Lista da Unesco para uma possível nomeação como Patrimônio da Humanidade. Em 1973 foi designada como Monumento Histórico Nacional pelo governo das Filipinas.

A basílica de San Sebastián se encontra aos cuidados da Ordem dos Agostinianos Recoletos, que também administram o colégio adjacente a basílica. O templo localiza-se na Plaza del Carmen, no extremo leste da rua Claro M. Recto, em Quiapo, Manila.


Você sabia…

... que a cantora pop Jasmine Trias é descendente de Mariano Trías, vice-presidente da Convenção de Tejeros?

... que Carlos P. Romulo é o primeiro asiático a ganhar tanto o Prêmio Pulitzer como ser presidente da Assembléia Geral das Nações Unidas, embora em anos separados?

... que a Philippine Airlines é a primeira companhia aérea da Ásia?


Categorias

Coisas que você pode fazer

Artigos para desenvolver:

  • Outros artigos:

Artigos para revisar/reciclar:


Artigos para sofrerem fusão: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Artigos para traduzir: Observação importante: Após fazer a fusão, favor riscar o nome da lista acima usando <s> e </s>.


Predefinições a traduzir/completar: Observação importante: Ao criar novos artigos procure criar todos os possíveis redirecionamentos.

Imagem selecionada

Biografia selecionada

Gloria Maria Aspillera Diaz (Aringay, 10 de março de 1950) é uma atriz e rainha da beleza filipina, coroada como Miss Universo 1969 em Miami Beach, Estados Unidos, em 20 de julho daquele ano. Em decorrência do título e da celebridade nacional e internacional conseguida com ele, Gloria seguiu carreira cinematográfica e tornou-se uma das mais famosas e premiadas atrizes de seu país nas décadas seguintes.


Mapa

Philippines Christian-Muslim Division Map (by majority).png


Mapa das Filipinas mostrando áreas de maioria cristã e muçulmana.

WikiProjetos

Associados Wikimedia

Filipinas no Wikinotícias     Filipinas no Wikiquote     Filipinas no Wikilivros     Filipinas no Wikisource     Filipinas no Wikcionário     Filipinas na Wikiversidade     Filipinas no Wikivoyage     Filipinas no Commons
Notícias Citações Livros didáticos e manuais Biblioteca Definições Recursos de aprendizado Guias de viagem Imagens e mídia
https://pt.wikinews.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikinews-logo.png
https://pt.wikiquote.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikiquote-logo.svg
https://pt.wikibooks.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikibooks-logo.png
https://pt.wikisource.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikisource-logo.svg
https://pt.wiktionary.org/wiki/Special:Search/FilipinasWiktionary-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikiversity-logo.svg
https://pt.wikiversity.org/wiki/Special:Search/FilipinasWikivoyage-Logo-v3-icon.svg
//pt.wikipedia.org/wiki/Especial:Search/Commons:FilipinasCommons-logo.svg

Recarregar